English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-22 10:20:35 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

“O que é mistério? Em termos gerais, mistério é uma verdade impossível de se compreender ou provar de forma natural. . . . O que é um mistério religioso? É uma das verdades de Deus na qual somos obrigados a crer, embora não possamos nem compreendê-la, nem prová-la. Quais são os principais mistérios religiosos? São os mistérios da Santíssima Trindade, da Encarnação e da Redenção.” — Abrégé de l’exposition de la doctrine chrétienne, 1901 (Resumo da Exposição da Doutrina Cristã).

O ACIMA é o conceito resumido da Igreja Católica Romana sobre mistérios, escrito num livro que data do início do século 20. Ademais, o recentemente publicado Guide des difficultés de la foi catholique (Guia de Dificuldades da Fé Católica, 1989) indica que tais pontos doutrinais ainda são de interesse, ao declarar: “Não é só por causa do atrativo pessoal por realidades obscuras que o cristão admite a existência de certo número de mistérios em seu Credo religioso. Se ele crê neles, é puramente à base da Palavra de Deus.” Mas o que diz a “Palavra de Deus”? É Deus um mistério?

Podemos Conhecer Tudo Sobre Deus?

A Bíblia realmente nos fornece muitos detalhes sobre Deus como Pessoa, sobre suas qualidades e sobre como ele lida com a humanidade. Mas explica também que a sabedoria e a inteligência dele estão além da compreensão humana. Por isso o profeta Isaías diz que os caminhos e os pensamentos de Deus são muito mais elevados do que os do homem. — Isaías 55:8, 9.

A impossibilidade de se conhecer cada pormenor sobre Deus não nos deve surpreender. Por exemplo, embora nosso conhecimento do universo aumente constantemente, os cientistas admitem que, na verdade, provavelmente jamais chegarão a entender na sua plenitude os mistérios do infinitamente pequeno ou do infinitamente grande. Portanto, como poderia uma criatura conhecer completamente a profundidade da sabedoria de Deus, o Criador? Jó confessou a Jeová: “[Eu] não estava entendendo coisas maravilhosas demais para mim, as quais não conheço.” (Jó 42:3; compare com Romanos 11:33.) Assim, o pleno conhecimento de Deus está, em alguns aspectos, além de nossa limitada capacidade de entendimento. Todavia, as doutrinas de muitas igrejas ultrapassam os limites destas simples observações.

Mais Misterioso do Que É Necessário?

A recentemente publicada enciclopédia católica Théo diz: “Nos ensinamentos da igreja, o termo mistério também pode aplicar-se ao que Deus revela sobre si, por exemplo, acerca de sua existência trinitária.” Como em muitos outros livros teológicos, o conceito aqui implicitamente desenvolvido é que ‘uma vez que o conhecimento de Deus é inevitavelmente misterioso, não nos devíamos surpreender de que Deus seja uma Trindade ou de que esta Trindade seja um mistério’. É tal raciocínio bem fundado?

Primeiro, muitos livros reconhecem, como a The New Encyclopædia Britannica (Nova Enciclopédia Britânica), que “nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita como tal, aparece no Novo Testamento”. Ademais, a história desta doutrina mostra que ela combinou muitas idéias extraídas de filosofias pagãs, que foram incorporadas nos credos da Igreja várias décadas após a morte dos apóstolos. Portanto, não há prova sólida de que o mistério da Trindade se baseie na Bíblia.

Pense nisso: Uma vez que é impossível conhecer tudo sobre Deus, faria sentido Jeová obscurecer sua própria identidade? Não, ele deseja que todos os humanos o conheçam. (João 17:3; compare com Hebreus 8:11.) E faria sentido se aqueles que realmente desejam agradá-lo obscurecessem Sua identidade? Ilustremos isso: Se a única oportunidade que alguém tivesse de ver uma bela paisagem campestre fosse através duma janela, seria sensato deixá-la embaçada, dizendo: ‘Já que não podemos ver os detalhes é melhor deixá-la embaçada’? É claro que não! A Bíblia e o bom senso indicam que o nosso conhecimento de Deus é necessariamente limitado. Mas tais limitações de modo algum justificariam converter nosso conhecimento de Deus numa doutrina misteriosa, tal como a Trindade, que só serve para confundir nosso entendimento sobre ele.

Mistérios — Pagãos e Cristãos

Além disso, quando o termo “mistério” aparece nas Escrituras, não possui o significado de “conhecimento oculto”, como em geral é entendido. Como nos lembra corretamente a enciclopédia Théo: “O termo mistério não tem o mesmo sentido aqui. Para os cristãos, denota algo normalmente oculto ou inacessível, mas que Deus deseja contar-lhes . . . e os faz vivenciar.”

A palavra grega my‧sté‧ri‧on (“mistério”, ou “segredo sagrado”) foi empregada 20 vezes pelo apóstolo Paulo num sentido específico. Ele a usou com referência a um segredo sagrado ocultado durante muito tempo, mas que Deus revelou ao enviar Jesus à Terra. Jesus Cristo, o Salvador da humanidade, foi o principal elemento do prometido “descendente [semente]” que Deus usaria para resgatar a humanidade, Aquele ‘através de quem todas as nações da terra seriam abençoadas’ e que teria co-herdeiros nos céus. (Gênesis 3:15; 22:18; Romanos 8:17) Estes fatos encobertos, ou misteriosos, foram ocultados dos servos pré-cristãos de Deus, mas foram revelados por Jeová no devido tempo. (Efésios 1:9; Colossenses 1:26) Felizmente, este conhecimento não está restrito a uns poucos escolhidos — como no caso dos mistérios religiosos de certas religiões — mas deve ser proclamado ao maior número possível de pessoas, sem distinção. — Efésios 6:19, 20.

Adorar a Deus em Verdade

A Bíblia contém informações suficientes para adorarmos a Deus da forma que Lhe é aceitável. Longe de ensinar a Trindade, ela revela claramente a supremacia de Jeová e a posição subordinada de Jesus. Por exemplo, Jesus disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28; 1 Coríntios 15:28) A Bíblia indica também que o espírito santo é a força ativa de Deus, que orienta seus servos fiéis. — Atos 2:1-4.

Ao falar com uma samaritana, Jesus mostrou que para alguém agradar a Deus, tem de adorá-Lo “com espírito e verdade”. Acrescentou que “o Pai está procurando a tais para o adorarem”. (João 4:21-24) Cabe a cada um de nós buscar este conhecimento exato que resultará em bênçãos se confiarmos na Palavra de Deus, em vez de aceitarmos tradições misteriosas, produzidas pelo homem, que a desvirtuam.

2007-01-22 10:22:07 · answer #1 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 0 2

Se o deus dos politeístas trinitários é um deus de mistério, então para eles se aplica o que Jesus disse para uma samaritana em João. 4:22”Vós adorais o que não sabeis”

Porém para os verdadeiros cristão estes adoram o que conhecem.João.4:22

É como a música do Renato Russo diz:
"Quem me dera ao menos uma vez entender como UM só Deus ao mesmo tempo é TRÊS!"

2014-10-04 17:21:46 · answer #2 · answered by ? 7 · 0 0

Deus é um mistério isso e ensino de satanás para dizer que nos não podemos conhecer a Deus e faz as pessoas se afastarei

2014-08-22 13:35:30 · answer #3 · answered by ? 2 · 0 0

Não.Deus se revela pela Palavra(a bíblia) e se revela aos que o buscam.Também se revela através da pregação.Os que entendem que Deus é mistério:II Coríntios 4.3
3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.

2007-01-23 04:55:49 · answer #4 · answered by acrobat 5 · 0 0

Sim é um mistério. acreditamos na trindade santa, Pai , Filho e o Espírito Santo de Deus. Tres pessoas distintas em uma só. Quando estamos em paz com nós mesmo, sentimos a Sua presença, portanto é um mistério.

2007-01-22 20:47:03 · answer #5 · answered by Antonino F 2 · 0 0

O primeiro mistério é conhecer a sim mesmo: homem conhece-te a ti mesmo!
Deus é o segundo maior mistério para o homem desvendar: conhecereis a Verdade e sereis salvo.

Uma vez uma ilha desceu além das aguas que estavam a seus pés. E viu que ela ia muito além do que era possível ver e crer. Viu também que lá na base, ela se juntava com as outras ilhas e que não existiam separação entre elas.

Assim, somos nós, todos interligados. Todos ligados ao Todo.

Somos todos UM.

RENATO.

2007-01-22 20:30:28 · answer #6 · answered by RENATO PE 38 4 · 0 0

Não, Rafaela, Deus é revelação. Ele se revela ao homem por meio de sua palavra, não há mistérios em Deus. Ele revelou-se aos patriarcas, a Moisés e aos profetas para revelar-se a nós, ele quer ser conhecido pelo homem, porém o homem está tão distante de Deus, escondido em seus jardins que tem Deus por inimigo, mas Deus é amparo e fortaleza, é socorro fácil de ser encontrado, é esconderijo, é torre forte para abrigar os que para ele correm, o Senhor é a Luz da vida e a força da salvação! Deus não é mistério, é amor! Está percebendo que eu não-no tenho por mistério, mas falo dele fluentemente? Por que isso?Porque ele se revelou a mim em sua Palavra.

2007-01-22 18:58:42 · answer #7 · answered by Euclides N 6 · 0 0

Se quisermos entende-lo racionalmente, ele resta um misterio, e se pela fe crermos, ele mostra-se como um grande amigo. Quem nao o conhece nunca entendera.

2007-01-22 18:48:34 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

não há adjetivos para Deus. Deus é Deus e pronto não é um mistério nós humanos que ñão temos a capacidade de entender isso e ficamos procurando respostas no yahoo na ciência e falando coisas nada a ver em nome Dele.E tudo isso acontece por que Ele quer que seja assim que não saibamos exatamente como ele vive.É quase como alguem que tem uma id falsa no orkut vc axa que sabe tudo da pessoa mas as vezes ela é outra que vc nem imagina, mas ela quer que seja assim

2007-01-22 18:40:18 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Não.
Apenas para quem não segue a Bíblia, indiferente de ser católico ou evangélico assíduo.

2007-01-22 18:37:17 · answer #10 · answered by Kevin 1 · 0 0

PARA QUEM NÃO O SENTE É.

2007-01-22 18:30:21 · answer #11 · answered by LILITH IN FUGA 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers