English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-22 08:44:32 · 23 respostas · perguntado por Atanásio 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

Existe, aquela que não atrapalha em nada a individualidade humana. O ser humano é capaz de usar o bom senso. Se a fé estiver atrapalhando isso então tem alguma coisa errada.

2007-01-22 08:56:47 · answer #1 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 7 0

Não, simplesmente porque o princípio fundamental da fé é acreditar mesmo sem evidência. Isso não significa que os religiosos não são racionais, eles racicionam e tiram conclusões (análise de textos biblícos, por exemplo) de forma razoável, mas tudo isso parte do princípio de que alguns dogmas são tomados como FATOS e ponto final. Por exemplo, a frase "a bíblia é a palavra de Deus" é um dogma sobre o qual você acredita ou não. Não há nenhum processo dedutivo, indutivo de racicínio que leve você a tomar isso como verdade. Fé não pode ser racional. Mesmo com relacão a coisas abstratas como o amor, não há fé. Você acredita que alguém te ama porque essa pessoa lhe fornece evidências (através de palavras, ações, comportamento) que o levam a essa conclusão, mesmo que essas evidências não sejam mensuráveis, elas existem. Agora, se você acredita piamente que Michael Jackson te ama, mesmo sem nunce ter te conhecido, então isso é fé, o que não torna esse amor verdadeiro. Todos vão te perguntar "Porque você acha isso?". O mesmo vale para a frase "Jesus te ama".

2007-01-22 18:13:56 · answer #2 · answered by Ken 3 · 1 0

Ronis, a Fé é um dom singular e ela é supra-racional e composta por três elementos indissociáveis: a certeza, a fidelidade a Deus e a ação. Algumas pessoas, analisando a fé, isto é, separando-a por seus elementos constitutivos, dizem que a "certeza" é a "fé racional"; assim o é, porque a certeza advém de uma experiência, é empírica e contém a seqüência racional da busca, do contato, do ensaio, da descoberta, da hipótese, da tese, da antítese e da síntese o que gera certeza. Contudo a certeza é integrante da fé, é uma de suas três faces. A certeza baseia-se em coisas comprovadas, para as quais não há obstáculos, ao passo que a fé suscita a busca daquilo que é improvável, jamais experimentado e contrário às expectativas, por isso ela é supra-racional. Fé não deve ser confundida com "religião".

2007-01-22 17:28:28 · answer #3 · answered by Euclides N 6 · 1 0

Não existe "fé" na ciêcia, nem "razão" na fé.
São filosoficamente antagônicos.
Acreditar sem ver, dogmatcamente não é um princípio racional, no sentido científico e Descartiano da palavra razão. O termo racional é de vasto uso e pode gerar muita polêmica
A ciência exige a comprovação experimental, o que exclui que em suas premissas exista fé.

2007-01-22 17:06:15 · answer #4 · answered by Nabosantos 7 · 1 0

não creio nisso.. o que concerne a fé não pode ser comprovado de forma racional..
por isso ciencia e a religião não combinam..

2007-01-22 17:05:01 · answer #5 · answered by Mega 5 · 1 0

lógico!
É "AQUELA" REGIDA PELO DINHEIRO E O INTERESSE. A FÉ REAL É REGIDA PELO CORAÇÃO ONDE NÓS EXALTAMOS PELO PRÓXIMO SEM EGOÍSMO.

2007-01-22 16:59:32 · answer #6 · answered by luis carlos o 1 · 1 0

Claro, fé racional é fé no futuro, fé na vida, fé no home, fé de que fazer o bem faz bem, fé na ética na dignidade e na justiça.
Se Deus existe ou não? São outros quinhentos!
Boa Sorte

2007-01-22 16:55:33 · answer #7 · answered by maria fulera 4 · 2 1

Sim. A fé pode ser racional quando você mesmo a questiona. Meditando sobre os seus ensinos, sua prática na vida e sempr ter a mente aberta para o conhecimemto científico e filosófico. Dessa forma, sua fé, poderá continuamente se desenvolver, evoluir e alcançar seus ojetivos. Mas deve se lembrar em não cair para a "fé cega", pois um antigo sábio (Sidarta Gautama), afirmou que a jornada para a sabedoria, a liberdade, a felicidade é o caminho do meio como está descrito numa parábola hindu:
"Um velho músico ensinava ao seu discípulo a afinação da sítara. Ele afirmou:
-Se você esticar a corda demais, ela arrebentará. Se você deixá-la folgada, ela não tocará.".

Eu recomendo a leitura de:
A Doutrina de Buda da editora Martin Claret
Fundamentos do Budismo da editora Brasil Seikyo

Obs.: Os livros citados acima pertencem respectivamente a duas escolas budistas diferentes; uma favorece a vida monástica e a outra não dá créditos ao clero.

2007-01-24 12:25:24 · answer #8 · answered by Arans 3 · 0 0

Meu querido, existe, sim.

Eu era ateu. Meesmo. Sempre fui questionador e não recebia respostas que faziam sentido.

Só passei a crer em Deus e em sua obra, atravéz do Espiritismo, que consegue explicar, via ciência, filosofia e religião (os seus três pilares). Ou, como prefiro, conhecimento, amor à verdade e religação com o divino.

Sem ofender a minha inteligência.

Consigo, assim, conciliar fé e raciocínio.

Um abraço.

2007-01-22 21:37:52 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Sim, quando ela é aberta às críticas e mudanças de opinião.

2007-01-22 18:15:32 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers