English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-22 04:29:53 · 9 respostas · perguntado por ****Lis@***** 2 em Carros e Transportes Aviação

9 respostas

>>><<< COMO UM AVIÃO PODE VOAR? >>><<<

Muitos de nós provavelmente já vimos ou sentimos o vento soprando em coisas como bandeiras ou pipas. Mas como é possível que aviões pesados (alguns pesam em torno de meio milhão de libras, ou mais do que 200.000 quilogramas) sejam capazes de permanecer no ar e tão altos?
A resposta pode soar meio estranho, mas é o ar que realmente está empurrando as asas e o resto do avião para cima. O ar que está sob as asas empurra esta para cima mais do que o ar na parte de cima das asas está empurrando ela para baixo. Este empurrão do ar é chamado pressão do ar. Nós podemos imaginar a pressão do ar como o ar que “empurra”- ndo alguma coisa para baixo ou para cima. Em um dia de ventania, de fato você pode sentir a pressão do ar empurrando o seu corpo. As asas de um avião “sofrem” um empurrão similar a este, mas o que ocorre aí é uma grande pressão na parte de baixo das asas e uma pressão menor na parte de cima.
O que realmente impressiona é o por que isso acontece. O desenho especial das asas de um avião faz com que o ar se movimente a sua volta se comportando de um certo modo. Se nós olharmos uma asa de avião de lado, nós poderemos ver que a asa é feita com um desenho especial chamado aerofólio.
Um aerofólio é curvo na parte de cima e quase reto na parte de baixo, fazendo com que parte do ar siga pela parte de cima e o resto siga pela parte de baixo. Este formato parece simples, mas é esta a razão principal que faz com que os aviões voem. Em razão do formato com certa curvatura que o aerofólio possui, o ar que se movimenta na parte de baixo do aerofólio se move com uma velocidade menor do que o ar que passa na parte de cima.
Um cientista chamado Daniel Bernoulli, que viveu há mais de 200 anos , fez um trabalho que prova que a desaceleração do ar causa uma elevação de pressão e uma aceleração do ar causa uma baixa pressão. Em razão de existir uma pressão maior “empurrando” a parte de baixo da asa mais do que a parte de cima, a pressão em baixo vence todas as outras e as asas ( e o avião ligado a elas) são empurradas para cima, fazendo a coisa toda voar.
Você realmente pode ver isso por você mesmo (a). Se você pegar uma tira de papel e soprar na parte de cima dela, o papel irá subir.
O que aconteceu? Você baixou a pressão que estava empurrando para baixo a parte de cima do papel, fazendo com que a pressão na parte de baixo do papel empurrasse a tira de papel para cima. A mesma coisa acontece quando o ar empurra a parte de baixo das asas de um avião. A pressão que está empurrando o avião para cima cria uma força chamada sustentação no sentido para cima.

2007-01-22 09:17:36 · answer #1 · answered by Malvicciano 3 · 2 0

Lilyzinha o voo do avião depende destes fatores:
**Peso**
O peso é uma força que é sempre dirigida para o centro da terra: trata-se da força da gravidade. O tamanho desta força depende de todas as partes do avião, mais a quantidade de combustível, mais toda a carga (pessoas, bagagens, etc.). O peso é gerado por todo o avião. Mas nós podemos simplesmente imaginá-la como se atuasse num único ponto, chamado centro de gravidade. Em vôo, o avião gira sobre o centro de gravidade, e o sentido da força do peso dirige-se sempre para o centro da terra. Durante um vôo, o peso do avião muda constantemente à medida que o avião consome combustível. A distribuição do peso e do centro de gravidade pode também mudar, e por isso o piloto deve constantemente ajustar os controles, ou transferir o combustível entre os depósitos, para manter o avião equilibrado.


**Sustentação**
Para fazer um avião voar, deve ser gerada uma força para compensar o peso. Esta força é chamada sustentação e é gerada pelo movimento do avião através do ar. A sustentação é uma força aerodinâmica ("aero" significa ar, e " dinâmica" significa movimento). A sustentação é perpendicular (em ângulo reto) ao sentido do vôo. Tal como acontece com o peso, cada parte do avião contribui para uma única força de sustentação, mas a maior parte da sustentação do avião é gerada pelas asas. A sustentação do avião funciona como se atuasse num único ponto, chamado centro de pressão. O centro de pressão é definido tal como o centro de gravidade, mas usando a distribuição da pressão em torno de toda a aeronave, em lugar da distribuição do peso.


**Arrasto**
À medida que o avião se move através do ar, há uma outra força aerodinâmica presente. O ar resiste ao movimento do avião, e esta força de resistência é denominada arrasto (ou atrito). Tal como a sustentação, há muitos fatores que afetam a magnitude da força de arrasto, como a forma do avião, a " viscosidade " do ar e a velocidade. E tal como acontece com a sustentação, consideram-se usualmente todos os componentes individuais como se estivessem agregados num único valor de arrasto de todo o avião. O sentido da força de arrasto é sempre oposto ao sentido do vôo, e o arrasto atua através do centro de pressão.

Quando um avião aumenta o ângulo de ataque, aumenta também a sustentação; mas aumenta igualmente o arrasto. Um avião que vá aumentando gradualmente o ângulo de ataque acaba por atingir um ponto em que a sustentação não consegue contrariar o efeito resultante das outras forças e entra em perda. É por este fato que, na fase de decolagem de um aeromodelo, não se deve fazê-lo subir em ângulo muito acentuado.


**Empuxo**
Para superar o arrasto, a maioria de aviões tem algum tipo de propulsão para gerar uma força chamada empuxo. A intensidade da força de empuxo depende de muitos fatores associados com o sistema de propulsão:

O tipo de motor;
O número de motores;
O ajuste da aceleração;
A velocidade;
O sentido da força de empuxo depende de como os motores estão colocados no avião. Na figura mostrada acima, dois motores a jacto estão posicionados sob as asas, paralelos à fuselagem, com a força atuando ao longo da linha central da aeronave. Em alguns aviões (tal como o Harrier) o sentido do impulso pode ser orientado para ajudar o avião a descolar numa distância muito curta. Para os motores de jacto, pode parecer confuso considerar que a pressão do avião é uma reação ao gás quente que se escapa da turbina. O gás quente é expelido pela parte traseira, originando uma força de reação em sentido contrário: o empuxo. Esta ação-reação é explicada pela terceira lei do movimento formulada por Newton.

Os motores mais conhecidos são os motores de explosão(Ciclo Otto) e os motores a jato (Ciclo Brayton). Mas também se utilizam motores elétricos e motores de foguete. Os motores elétricos e de explosão atuam usualmente por intermédio de hélices. Os motores a jacto e de foguete atuam pela força da reação.

Um planador é um tipo especial de avião que não tem nenhum motor. Alguma fonte externa da potência tem que ser aplicada para iniciar o movimento. Os aviões de papel são um exemplo óbvio, mas há muitos outros tipos de planadores. Alguns planadores são pilotados e rebocados para o alto por um outro avião, e a seguir são deixados livres para deslizar em distâncias longas antes de aterrar. Uma vez no alto, a energia cinética é responsável pelo impulso, mas ela para se manter gasta energia potencial. No entanto os planadores recorrem também a uma outra fonte de energia disponibilizada pela natureza: as correntes de ar ascendente que fazem o planador ou avião ganhar energia potencial sem perda de energia cinética e assim se manterem mais tempo no ar sem uso de motores.

Entendeu? Espero que sim! Para maior entendimento veja o esquema no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerodin%C3%A2mica

2007-01-22 04:53:38 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Imagina que o avião é um pássaro mecânico,a força do motor e as asas é que fazem ele deslizar pelos ares.

2007-01-22 05:36:36 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Como um Avião Voa
Quatro forças básicas atuam no vôo de um avião:a gravidade, a sustentação, a resistência do ar e a tração.

A gravidade é a força natural que puxa o avião para a terra.

A sustentação é a força que empurra o avião para cima contra a gravidade.

É criada pelo movimento da asa do avião através do ar.

A resistência do ar é a força natural do ar opondo-se ao movimento do avião.

A tração é a força que se opõe à resistência ao avanço e inpulsiona o avião para frente. É criada pelos motores da hélice ou pelas turbinas do avião.
Quando a sustentação de um avião iguala a força da gravidade e sua tração iguala a resistência ao avanço,o avião fica nivelado.Quando qualquer uma dessas forças muda,o avião começa a subir,a fazer uma curva ou a mudar sua direção ou posição de alguma forma.
MAIORES DESTALHES SEGUE O SITE E A FONTE ABAIXO.

2007-01-22 05:03:51 · answer #4 · answered by jair da silva 2 · 0 0

Tentando só acrescentar um pouco na explicação do eretuz.
Vou tentar ajudar.
Pegue sua mão esquerda e mantenha reta, agora pegue a sua direita e faça tipo uma concha, vire a sua direita sobre a sua esquerda, pronto você tem mais ou menos o molde de uma asa.
O que acontece é que o vento passa com velocidade diferente destes dois lados da asa, ajudado pelas turbinas que empurram o aparelho para a frente.
Em baixo o vento passa com a velocidade quase total, pois não há desvios no formato da asa, já em cima ele passa mais lento porque ele tem que acompanhar a curvatura da asa, o resultado?
Enquanto em baixo forma uma espécie de bolsão empurrando para cima, em cima cria um vácuo puxando a asa para cima.
Quanto maior a velocidade maior o bolsão e o vácuo levando a aeronave para cima.
Espero ter ajudado, um abraço.

2007-01-22 04:59:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Eu também não entendo...

2007-01-22 04:53:55 · answer #6 · answered by Suellen S. 6 · 0 0

Para entender como um avião consegue voar há um pré requisito que é sacar um pouco de física.

2007-01-22 04:42:48 · answer #7 · answered by Gilsone 4 · 0 0

sabe quem pode te explicar
o lula
como gosta de avião, até quando lê fica olhando pra cima, deve ser procurando o aéro-lula

2007-01-22 04:42:47 · answer #8 · answered by Loid 5 · 0 0

Tal como um pássaro, o avião só se mantem no ar e voa porque tem asas. Mas não serve para isso qualquer tipo de asa.
Quatro forças diferentes atuam sobre um avião: o empuxo ou tração, a sustentação, o peso, e a resistência aerodinâmica Mas para que o avião consiga voar é necessário que a sustentação prevaleça sobre o peso e que o empuxo vença a resitência. E esse conjunto de circunstâncias se verifica quando a aeronave adquire determinada velocidade.

2007-01-22 04:37:24 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers