Esteatose hepática ou esteatose hepática leve é o acúmulo de gordura no fígado, uma infiltração de gordura no fígado. É um tipo de hepatite. Esse é o primeiro estágio da doença hepática gordurosa não-alcoólica, que pode ou não evoluir para a inflamação do órgão (grau 2). Nesses dois casos, a doença ainda é reversível. Nas fases mais graves, é possível ocorrer fibrose – uma espécie de “cicatriz” no fígado – e cirrose, estágio em que o fígado perde suas funções.
2007-01-22 02:09:17
·
answer #1
·
answered by Dedê 3
·
0⤊
0⤋
O QUE É ESTEATOSE MODERADA.NÃO BEBO BEBIDAS NENHUMA NEM REFRIGERANTE, NÃO SOU GORDA E ESTOU GAMA GT ALTO.
2015-09-05 04:30:46
·
answer #2
·
answered by RITA 1
·
0⤊
0⤋
EU TENHO ESTEATOSE HEPATICA LEVE E SINTO DORES DO LADO DIREITO ... ESTOU PREOCUPADA
2015-05-28 19:15:01
·
answer #3
·
answered by Fernanda Bueno 1
·
0⤊
0⤋
É frequente, quando fazemos uma ecografia verificar-se que temos esteatose. É, quase sempre, uma alteração benigna, que não progride para cirrose do fígado mas, o nosso médico, pede-nos algumas análises ao sangue para ter a certeza que não temos uma forma que possa ser progressiva para cirrose e por isso de pior prognóstico. Se tiver duvidas o nosso médico envia-nos a uma consulta de doenças do fígado - FÍGADO GORDO associado ao aumento de peso, ao álcool e à Diabetes:
A esteatose ou depósito de gordura nas células do fígado pode ser um fenómeno normal que pode atingir cerca de 10% das células.
Um depósito de gordura no fígado mais exuberante, com aumento do volume do fígado ( hepatomegália ), pode estar associada à obesidade ao álcool e à diabetes. Algumas pessoas com ligeiro aumento de peso podem ter Fígado Gordo e outros francamente obesos não têm, mas cerca de 40% do obesos têm esteatose. O motivo destas diferenças é desconhecido.
O fígado gordo relacionado com o álcool pode aparecer em bebedores de fim de semana, que ingiram pequenas quantidades de álcool. Estes casos de fígado gordo simples, felizmente os mais frequentes, não evoluem para para cirrose e desaparece após 3 meses de abstinência de bebidas alcoólicas.
O fígado gordo é causa de sintomas ?:
O fígado gordo da obesidade e do excesso de álcool não causa sintomas, mas podem existir os sintomas relacionados com a situação ( obesidade, alcoolismo ) que causou o aumento de gordura no fígado.
Como se faz o diagnóstico ?:
A ecografia mostra o fígado aumentado de volume. O diagnóstico de Fígado Gordo é frequente nos exames ecográficos das pessoas com excesso de peso, por vezes com pequeno excesso de peso. O estudo bioquímico do fígado é nestes casos normal.
Tratamento:
A perda de peso, a abstinência de álcool, levam à regressão completa do fígado em poucas semanas. As substâncias lipotrópicas que, por vezes, se utilizam nunca provaram ser eficazes. São inúteis.
2 - OUTRAS SITUAÇÕES EM QUE HÁ DEPÓSITO DE GORDURA NO FÍGADO:
Esteatohepatite Alcoólica ( Hepatite alcoólica )
A Hepatite alcoólica é uma complicação grave da ingestão de álcool. Pode acontecer num fígado sem alterações ou num fígado já com cirrose. A mortalidade atinge os 25%
Esteatohepatite não Alcoólica
Na Esteatohepatite não Alcoólica, doença de causa desconhecida, há aumento de gordura no fígado, e alterações bioquímicas ( aumento das transaminases e da fosfatase alcalina ) e, infiltração histológica de células inflamatórias indistinguível da Hepatite Alcoólica. Mas não existem hábitos alcoólicos que justifiquem estas alterações. Calcula-se que 20 a 30% da população em geral tem fígado gordo e desses cerca de 10% têm esteatohepatite não alcoólica. O sexo feminino, a obesidade, a diabetes e a hiperlipidémia estão com frequência associadas a esta doença. É uma entidade, descrita pela primeira vez em 1980 mas desde então é referida cada vez com maior frequência. Embora seja geralmente uma doença benigna pode evoluir para cirrose em cerca de 10% dos casos. O tratamento da obesidade, da diabetes, da hiperlipedémia é a base do tratamento mas por vezes sem resultado.
3 - OUTRAS SITUAÇÕES, MAIS RARAS, EM QUE HÁ DEPÓSITO DE GORDURA NO FÍGADO:
Síndrome de Reye
O Síndrome de Reye é uma doença rara que se observa particularmente em crianças jovens com doença viral e que foram medicadas com aspirina. A infiltração gorda do Fígado com insuficiência grave tem uma mortalidade elevada.
Esteatose da Gravidez
É uma situação grave que pode aparecer no fim da gravidez.
Kwashiorkor
É uma doença que aparece em crianças sobretudo da África com carências alimentares de proteínas essenciais. A alimentação, embora, com calorias suficientes é, carente em certos aminoácidos. O abdómen proeminente e as alterações da pele e descoloração dos cabelos são os dados mais evidentes.
Esteatose associada aos medicamentos
São vários os medicamentos que podem causar fígado gordo.
Há outras causas muito muito raras em que se deposita gordura no fígado.
EM RESUMO:
São múltiplas as causas de fígado gordo e costumam ser divididas em 2 grupos:
1 - A causa é o álcool.
2 - A causa não é o álcool.
Só a biopsia do fígado pode estabelecer o diagnóstico correcto nos casos de fígado gordo não alcoólico. Mas nem todos os autores defendem a realização da biopsia porque na maior parte dos casos o fígado gordo é uma situação com bom prognóstico e para os casos de pior prognóstico não há um tratamento eficaz.
ok
2007-01-22 22:01:56
·
answer #4
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋