Diferenças Doutrinais entre as Igrejas Católica Romana e Ortodoxa
A infalibilidade papal e a supremacia universal da jurisdição de Roma, constituem a diferença fundamental, que a Igreja Ortodoxa não admite, pois ferem frontalmente a Sagrada Escritura e a Santa Tradição. Infalibilidade e autoridade máxima assentam-se nas decisões dos Concílios Ecumênicos.
Outras distinções existem, e estão relacionadas em dois grupos básicos:
* Diferenças Gerais.
* Diferenças Especiais.
Diferenças Gerais
São dogmáticas, litúrgicas e disciplinares.
A Igreja Ortodoxa só admite sete Concílios, enquanto que a Igreja Romana adota vinte.
A Sagrada Escritura e a Santa Tradição representam o mesmo valor como fonte de Revelação, segundo a Igreja Ortodoxa. A Romana no entanto considera a Tradição mais importante que a Sagrada Escritura.
A consagração do pão e do vinho, durante a missa no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, efetua-se pelo Prefácio, Palavra do senhor e Epícledes, e não pelas expressões proferidas por Cristo na Última Ceia, como ensina a Igreja Romana.
Em nenhuma circunstância, a Igreja Ortodoxa admite a infalibilidade do Bispo de Roma. Considera a infalibilidade uma prorrogativa de toda a Igreja e não de uma pessoa só.
A Igreja Ortodoxa entende que as decisões de um Concílio Ecumênico são superiores as decisões do papa de Roma ou de quaisquer hierarcas eclesiáticos.
A Igreja Ortodoxa não concorda com a supremacia universal do direito do Bispo de Roma sobre toda a igreja Cristã; pois considera todos os Bispos iguais.
Na Igreja Ortodoxa, o ministro comum do Sacramento do Crisma é o Padre, na Igreja Romana o Bispo, o Padre extraordinariamente.
No sacramento do matrimônio, o ministro é o Padre e não os contraentes.
Em casos excepcionais ou por graves razões, a Igreja Ortodoxa acolhe a solução do divórcio.
Diferenças Especiais
Ademais, subsistem algumas diferenças disciplinares ou litúrgicas que não transfere dogma à doutrina.
01 - Na Igreja Ortodoxa, não são permitidas imagens tridimensionais, só se permite ícones (nos templos e nas casas dos fiéis).
02 - Os sacerdotes ortodoxos podem optar livremente entre o celibato e o matrimônio.
03 - O Batismo é por imersão.
04 - No Sacrifício Eucarístico, usa-se pão com levedura, na Igreja Ortodoxa.
05 - Os calendários ortodoxos e romanos são diferentes. Os ortodoxos se baseiam no calendário Juliano e os romanos no calendário Gregoriano. Isso faz com que algumas datas especiais como natal e páscoa por exemplo caem em dias diferentes.
06 - A comunhão dos fiéis ortodoxos é efetuada com pão e vinho, na Romana somente pão.
07 - Na Igreja Ortodoxa não existem as devoções ao Sagrado Coração de Jesus, Corpus Christi, Via Crucis, Rosário, Cristo-Rei, Imaculado Coração de Maria e outras comemorações análogas.
08 - O processo de canonização de um santo é diferente na Igreja Ortodoxa. Nele a maior parte do povo atua no reconhecimento de seu estado de santidade.
09 - Existem somente três ordens menores na Igreja Ortodoxa: leitor, acólito e sub-diácono. Na Romana são quatro: ostiário, leitor, exorcista e acólito.
10 - A Ortodoxia não admite o poder temporal da Igreja. Na Romana é um dogma de fé tal doutrina.
Fonte:
A Igreja Ortodoxa no Mundo - Editora Aurora.
Sobre os protestantes, e espaçõ é muito pequeno, pois existe 36.000 seitas evangélicas
2007-01-22 01:39:29
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
As dua primeiras são heranças apostolicas, nascidas no primeiro seculo e confirmadas através da sucessão apóstolica que rtemonta os tempos dos Apostolos de Jeusus.
São 2 ramos de uma memsa arvore, sendo que a Ortodoxa separou-se da Igreja do Bispo de Roma mai sou menos no ano 1000, devido a não aceitarem o primado de Pedro , bispo de Roma.
As demais, são produtos da revolta e da presunção, do equivoco e do livre exame, funDAdas por homens, sem nenhuma autoridade apostolica e /ou divina.
Serviram de suporte ideologico para a ascensão do capitalismo no seculo 16 e 17, união esta quem mantêm até hoje através do calvinismo que é a base das seitas petencostais e neo que infestam este país.
2007-01-22 02:25:29
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Bom...a bíblia sagrada nos deixa o exemplo a ser seguido.Tal como Jesus já adulto porem santo nos deixou o batismo como novo nascimento espiritual.Os católicos batizam as crianças q ainda não tem pecado sem ter o direito de escolher a religião a ser seguida...porem santos e inocentes, Não tem como nascer de novo espiritualmente alguém q acabou de vir ao mundo.Os pentecostais batizam para deixar para trás uma vida de pecado e recomeça tudo novamente com a sabedoria ao qual Deus vai direcionando!!
2016-12-14 09:36:50
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Somente os líderes pois a essência é a mesma, e a bíblia tambem. A maior diferença está no exemplo dado pois ao inves de pregar o amor, alguns pregam o fanatismo e o ódio que não consta na bíblia que eles possuem. Um abraço..Sergio
2007-01-22 02:34:01
·
answer #4
·
answered by Sergio Cardoso C 1
·
0⤊
0⤋
resposta
igreja católica romana:A Igreja Católica Apostólica Romana, ou simplesmente Igreja Católica[1], na perspectiva do número de fiéis, é considerada a principal organização religiosa do mundo e o ramo mais importante do cristianismo [2]. Ela se define notavelmente pelas palavras do Credo, como:
« una »: nela subsiste a única instituição fundada por Cristo para reunir o povo de Deus;
« santa »: Esposa de Cristo, por sua ligação única com Deus e que visa, através dos sacramentos, santificar e transformar os fiéis;
« católica »: espalhada por toda a Terra e portando a integralidade do depósito da fé;
« apostólica »: fundamentada na doutrina dos apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura.
Um dos traços que a caracterizam é o reconhecimento do Bispo de Roma, chamado Papa, como sucessor direto do apóstolo Pedro e como vigário de Jesus Cristo. O atual Papa é o alemão Joseph Ratzinger, eleito em 19 de Abril de 2005 como sucessor do Papa João Paulo II, tendo escolhido o nome de Papa Bento XVI. A adjetivação « católica » tanto é aplicada à Igreja Latina (de « rito latino ») quanto às Igrejas orientais católicas [3]. São mais numerosos os fiéis que pertencem à primeira, mas são igualmente « católicos » os batizados em qualquer das Igrejas particulares, de rito diferenciado, mas da mesma fé e comunhão com o Papa.
igreja ortodoxa:A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, existe há quase dois mil anos, e é mais conhecida hoje por Igreja Ortodoxa (do grego όρθος, reto, e δόξα, doutrina) e seus fiéis chamados de cristãos ortodoxos. A Ortodoxia é formada por diversas igrejas cristãs orientais que professam a mesma fé e, com algumas variantes culturais, praticam basicamente os mesmos ritos. O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, embora este seja um título mais honorífico, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são independentes.
Para os ortodoxos, o chefe único da Igreja, e sem comparsas ou legatários, é o próprio Jesus Cristo. A autoridade suprema na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, que se compõe de todos os patriarcas chefes das igrejas autocéfalas e os arcebispos-primazes das igrejas autônomas, que se reúnem por chamada do Patriarca Ecumênico de Constantinopla.
A autoridade suprema regional em todos os patriarcados autocéfalos e igrejas ortodoxas autônomas é da competência do Santo Sínodo Local.
Uma igreja autocéfala possui o direito a resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade, tendo também o direito a remover seus próprios bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja.
igrejas protestantes:São as Igrejas surgidas a partir da Reforma Protestante, no século XVI. Também são chamadas de Igrejas Reformadas ou Igrejas Evangélicas. Todas elas compartilham os mesmos princípios teológicos básicos surgidos das 95 teses de Martinho Lutero, pregadas na porta da Igreja em 1517. Portanto, apesar de sua diversidade organizacional e teológica, todas têm em comum a mesma base teológica provinda do movimento histórico conhecido como Reforma. Os principais troncos aos quais pertencem estas Igrejas são: o Luterano, o Calvinista e o Anglicano. Dentro de cada tronco específico, há ainda outras linhagens denominacionais.
2007-01-22 02:13:43
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As três são ramos do cristianismo; a Igreja Ortodoxa separou-se do ramo principal em 1054, e o protestantismo começou no século 16.
Como no protestantismo existe, em tese, a liberdade de interpretação das Escrituras Sagradas (diferentemente da Igreja Católica, que impõe uma interpretação específica a todos os fiéis), a multidão de interpretações diferentes das Escrituras foi gerando uma multidão de denominações protestantes.
Mais informações nas fontes listadas abaixo.
2007-01-22 01:49:52
·
answer #6
·
answered by jcastro 6
·
0⤊
0⤋
Para mim, elas sao todas iguais... (nao quero entrar em detalhes)...
Mas ainda acho a Catolica mais mente aberta para o Seculo em que vivemos no momento, por incrivel que pareca...
PS: nao sou Catolica (ja fui...)
2007-01-22 01:45:45
·
answer #7
·
answered by Guiga 2
·
0⤊
0⤋
A diferença é que a católica romana adora a Deus sim,mas também a Maria,que não é deusa por causa no nascimento de Jesus,mas não é assim,a quem deve toda a adoração e a Deus e seu filho Jesus.A ortodoxa,eu entendo um pouco mas eu posso dizer,ela adora também a Deus,mas nãos ei como numa forma diferente da religião envângelica,a qual faço parte até hoje,nós os envângelicos adoram ao Deus Vivo,criador de todo o universo,sem adorar Maria,mas reconhece-la como mãe do salvador,que foi usada por Deus para trazer o redentor para a terra.
2007-01-22 01:43:51
·
answer #8
·
answered by ? 2
·
0⤊
0⤋
A Católica Romana e ortodoxas tem os mesmos valores,só que a Ortodoxa tem + santos,que foram "pregar" no Oriente.
Eles ñ tem estátuas na Igreja,só pinturas,e a criança ao ser batizada é submergida em água.
A Protestante tem diversas divisões ,mas ,resumindo,ñ acreditam em santos,ñ possuem imagens no templo ,ñ oram a Maria e ñ acreditam no Purgatório.
Bjks.
2007-01-22 01:37:22
·
answer #9
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
0⤋
A DIFERENÇA ESTA NOS HOMENS QUE SERVEM AS RELIGIÕES, POIS, RELIGIÃO NÃO SALVA NINGUEM, QUE SALVA E JESUS CRISTO
2007-01-22 01:35:48
·
answer #10
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋