English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ao falar do valor da alma, acima do valor do corpo, Jesus declarou: "E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e corpo" (Mt 10.28).

Ora, se devemos ter cuidado com o nosso corpo, procurando sempre, quando enfermos, o melhor médico de que dispomos, não deveríamos, com muito mais atenção, cuidar da nossa alma que sobrevive à morte do corpo? Mas não é isso que tem acontecido. A maioria das pessoas não se importa com o que possa acontecer com a sua alma depois da morte. Assim, adotam certas crenças que as levarão a perder suas almas e seus corpos na geena eterna (Ap 20.15).

Evocação de mortos

Uma prática muito difundida no Brasil é a mediunidade, ou seja, a suposta comunicação entre mortos e vivos por meio de um médium. Essa doutrina é ensinada por Allan Kardec, conhecido como o codificador do Espiritismo. Os que não admitem essa doutrina declaram que, na verdade, não se trata de espíritos de mortos que se comunicam com os médiuns, mas, sim, espíritos demoníacos que se manifestam nas sessões em que se evocam os espíritos.

Allan Kardec explica como se dá a evocação dos mortos: "Em nome de Deus Todo-Poderoso, peço ao espírito de tal que se comunique comigo; ou, então, peço a Deus Todo-Poderoso permitir ao espírito de tal comunicar-se comigo... Não é menos necessário que as primeiras perguntas sejam concebidas de tal forma que a resposta seja simplesmente sim ou não, como, por exemplo: 'Estás aí?', 'Queres responder-me?', 'Podes me fazer escrever?'" etc1 .

Quem é quem?

Um grande problema aflige os espíritas: é possível identificar os espíritos que baixam nas sessões, evocados em nome de Deus? São eles realmente os espíritos das pessoas evocadas? Allan Kardec reconhece esse problema de grande importância para a validade da evocação. E declara: "O ponto essencial temos dito: saber a quem nos dirigimos2 ".

"O ponto essencial" é identificar o espírito que fala pelo médium. Diz mais Allan Kardec: "A identidade constitui uma das grandes dificuldades do espiritismo prático. É impossível, com freqüência, esclarecê-la, especialmente quando são espíritos superiores antigos em relação à nossa época. Entre aqueles que se manifestam, muitos não têm nome conhecido para nós, e, a fim de fixar nossa atenção, podem assumir o nome de um espírito conhecido que pertence à mesma categoria. Assim, se um espírito se comunica com o nome de São Pedro, por exemplo, não há mais nada que prove que seja exatamente o apóstolo desse nome. Pode ser um espírito do mesmo nível por ele enviado 3 " (grifo nosso).

Assim, fica claro que não se pode identificar o espírito que se manifesta para dar notícias ou instruções.

Kardec pergunta e os espíritos respondem:

"Os espíritos protetores que tomam nomes conhecidos são sempre e realmente os portadores de tais nomes?". "Não. São espíritos que lhes são simpáticos e que muitas vezes vêm por ordem destes 4 ".

Então, como fica uma pessoa convidada pelos espíritas e levada pela saudade que vai ao centro para ter notícias de seu falecido parente, por exemplo, um pai, uma mãe, irmão ou irmã? E o problema não é só esse. Ainda que o médium seja uma pessoa honesta e digna de toda confiança, quem pode afirmar com segurança que tal espírito que se manifesta por meio dele é o da pessoa evocada? Como julgar se um espírito é fulano ou beltrano, como diz ser? Pode ser que sim, pode ser que não, mas também pode ser um espírito substituto.

Allan Kardec reconhece a dificuldade e desabafa:

"A questão da identidade dos espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do espiritismo; é que, com efeito, os espíritos não nos trazem nenhum documento de identificação e sabe-se com que facilidade alguns dentre eles assumem nomes de empréstimos 5 " (grifo nosso).

Pode-se confiar nos médiuns?

Allan Kardec declara que é duvidoso crer na honestidade dos médiuns, o que aumenta ainda mais o problema para aqueles que admitem que ele existe. "Os médiuns de mais altos merecimentos não estão isentos das mistificações dos espíritos mentirosos. Em primeiro lugar, porque nenhum médium é suficientemente perfeito para não apresentar ponto vulnerável que pode dar acesso aos maus espíritos 6 ".

2007-01-22 00:10:02 · 6 respostas · perguntado por RELIGIÃO MATA E CEGA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

ISSO NÃO EXISTE ! OS ESPIRITOS NÃO TEM PERMISSÃO PARA VIREM AQUI NA TERRA . O ÚNICO QUE TEM ESSE PODER É O DEMÔNIO E SUA TROPA , PORQUE DEUS DEU ESSE PODER PARA ELES !*

2007-01-22 00:14:22 · answer #1 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 3

É uma pergunta bem difícil e abrangente, eu acredito no espiritismo kardecista, são ensinamentos lindos, acho possível a identificação de alguns espíritos, quando leio alguma psicografia passo a acreditar mais nisso, quando um ente querido já falecido escreve vc naturalmente identifica o palavreado usado enquanto vivo, até mesmo sutaque no caso de estrangeiros que viveram no Brasil, claro que pode sim um espírito passar por outro, ou vir a mando de outro, é possível. Agora quanto a honestidade dos médiuns aí já é meio complicado julgar, gente boa e ruim tem em todos os lugares, seja Padre, Pastor, ou Medium.

2007-01-22 00:40:27 · answer #2 · answered by Marinho Coppola 5 · 1 0

Que bom pra você que a "verdade" lhe foi revelada, não é...?

Eu, infelizmente, ainda acredito nessas crenças!
Vou pro Inferno feliz pelo menos...

2007-01-22 00:19:08 · answer #3 · answered by Makoto 6 · 1 0

Claro que não! Se fosse os espíritas não teriam sido enganados por Ramatis, quando psicografou o livro: A VIDA NO PLANETA MARTE E OS DISCOS VOADORES, livro este que caiu em desgraça juntamente com Ramatis, quando a sonda Vicking chegou em Marte e não viu a civilização great evoluída que o livro relatava. Os livro dos anos 60, foi retirado das livrarias espíritas e ninguém gosta de falar no assunto, mas o pior de tudo foi que outros espíritos ditos evoluidos, não desmascararam a farsa, e ficaram em silencio, estranho né?

2016-12-14 09:30:58 · answer #4 · answered by richer 3 · 0 0

Arrume uma namorada e saia dessa vida.

2007-01-22 00:22:19 · answer #5 · answered by Bad Dream 4 · 2 2

Quanta besteira!!!

2007-01-22 00:14:58 · answer #6 · answered by Mr.Pagani 6 · 2 2

fedest.com, questions and answers