OFERTAS SAGRADAS E SERVIÇO SACERDOTAL
• 2:11 — Por que não eram aceitáveis para Deus as ofertas de mel?
Evidentemente, o mel mencionado aqui não era o de abelhas, mas era xarope de frutas. Do contrário não poderia ter sido incluído entre as “primícias”. (Levítico 2:12; 2 Crônicas 31:5) Visto que mel de frutas fermentaria, era inaceitável como oferta sobre o altar.
• 3:17 — Por que era proibido comer gordura?
A gordura era considerada a parte melhor e mais rica, conforme indicado por expressões figurativas tais como “parte gorda do país”. (Gênesis 45:18) Portanto, a proibição da ingestão de gordura evidentemente incutia nos israelitas que as partes melhores pertenciam a Jeová. Embora os cristãos não estejam sob esta restrição da Lei, pode muito bem lembrar aos servos atuais de Deus que devem continuamente dar seu melhor a ele. — Provérbios 3:9, 10; Colossenses 3:23, 24.
• 10:1, 2 — O que talvez estivesse envolvido neste pecado?
Quando Nadabe e Abiú tomaram essas liberdades indevidas, talvez estivessem sob a influência de álcool. Isto é bem provável, visto que logo depois Deus proibiu que os sacerdotes tomassem vinho ou bebidas inebriantes enquanto serviam no tabernáculo. No entanto, o verdadeiro motivo da morte de Nadabe e Abiú foi oferecerem “fogo ilegítimo . . . , que [Jeová] não lhes tinha prescrito”. (Levítico 10:1-11) Este incidente mostra que os servos responsáveis de Jeová, hoje em dia, precisam acatar os requisitos divinos e que não podem, sob a influência de bebidas alcoólicas, desempenhar à altura os deveres dados por Deus.
A ADORAÇÃO SANTA EXIGE PUREZA
• 11:40 — Como se pode harmonizar este regulamento com Deuteronômio 14:21, que diz: “Não deveis comer nenhum corpo já morto”?
Na realidade, não há desacordo entre esses textos. Deuteronômio 14:21. proibia o consumo de um animal que tivesse morrido sozinho ou que tivesse sido encontrado morto. Mas Levítico 11:40 especifica o que se exigia caso um israelita violasse esta proibição. De maneira similar, a lei proibia atos tais como o furto, mas alguns furtavam. As penalidades imposta aos transgressores davam vigor às proibições da Lei.
• 12:2, 5 — Por que tornava o parto a mulher “impura”?
Os órgãos reprodutivos destinavam-se a transmitir vida humana perfeita. Entretanto, por causa dos efeitos herdados do pecado, transmitia-se vida imperfeita e pecadora aos descendentes. Os períodos temporários de ‘impureza’ associados com o parto, a menstruação e as emissões seminais faziam lembrar esta pecaminosidade hereditária. (Levítico 15:16-24; Salmo 51:5; Romanos 5:12) Isso se dava especialmente com o parto, porque relacionado com ele exigia-se uma oferta pelo pecado. É interessante notar que Deus, por consideração, neste caso permita que os pobres ofertassem aves, em vez de uma ovelha mais cara. (Levítico 12:8) Esses regulamentos de purificação ajudavam os israelitas a reconhecer a necessidade de haver um sacrifício expiatório para cobrir a pecaminosidade da humanidade e para restabelecer a perfeição humana. Naturalmente, os sacrifícios de animais feitos por eles não podiam realizar isso. Por isso, a Lei devia levá-los a Cristo e ajudá-los a reconhecer que somente o sacrifício dele podia resultar em verdadeiro perdão e finalmente no restabelecimento da perfeição humana. — Gálatas 3:24; Hebreus 9:13, 14; 10:3, 4.
A SANTIDADE PRECISA SER MANTIDA
• 16:29 — O que se queria dizer com ‘atribular a alma’?
É bem provável que ‘atribular a alma’ signifique aqui jejuar. Entre outras coisas, no dia da expiação sacrificavam-se animais pelos pecados dos levitas e dos demais da nação. Depois de o sumo sacerdote confessar os pecados do povo no ano precedente sobre um bode vivo, este era mandado embora, levando os pecados deles ao ermo. Em vista do procedimento seguido no Dia ‘da Expiação, portanto, o jejum naquela ocasião evidentemente associava-se com a admissão de pecados. — Levítico 16:5-10, 15, 20-22.
• 20:9 — Por que se prescrevia a pena capital para alguém que ‘invocasse o mal’ sobre seus pais?
Alguém que amaldiçoasse seus pais e que desejasse que alguma terrível calamidade lhes sobreviesse teria disposição odiosa, assassina. Embora não usasse uma arma para matá-los, no coração desejava a morte deles. Visto que tal espírito malévolo constituía assassinato à vista de Deus, a Lei prescrevia a mesma penalidade pela maldição lançada sobre os pais que para o próprio assassinato deles. Isto deve induzir o cristão a mostrar amor, não ódio, a concrentes. — 1 João 3:14-15.
• 25:35-37 — É sempre errado cobrar juros a um irmão?
Quando um irmão empresta dinheiro a outro para fins comerciais, o emprestador pode esperar a devolução do empréstimo e também cobrar juros. Aquele que toma emprestado põe o dinheiro a trabalhar por ele e a render mais, e o emprestador pode de direito compartilhar a produtividade desse dinheiro por cobrar juros adequados. (Veja Mateus 25:27.) Entretanto, a Lei proibia a cobrança de juros sobre empréstimos feitos para aliviar a pobreza. O emprestador podia esperar receber de volta o que emprestou, mas era considerado errado lucrar com os reveses dum vizinho empobrecido. — Êxodo 22:25.
• 26:26 — Que se quer dizer por ‘dez mulheres cozerem pão em apenas um forno’?
Normalmente, cada mulher precisaria dum forno separado para todas as cozeduras que tinha de fazer. Mas essas palavras indicavam a escassez de alimentos, a tal ponto que um só forno bastaria para todas as cozeduras feitas por dez mulheres. Esta era uma das conseqüências preditas de “andar em oposição” a Jeová e assim deixar de manter a santidade no seu serviço. — Levítico 26:23-25.
Aí está a explicação básica das oferendas e afins. Mas, nós não estamos mais sob a Lei Mosaica e não temos necessidade de fazer sacrifícios...
2007-01-22 00:07:15
·
answer #1
·
answered by Zé Ninguém 5
·
1⤊
1⤋
ele quer a nossa fé no sacrifício de jesus e a nossa confissão.
2007-01-22 08:15:19
·
answer #2
·
answered by RELIGIÃO MATA E CEGA 2
·
1⤊
0⤋
Interessante sua pergunta, meu caro amigo Satriani.
Na verdade equivoca-se aquele que entende ter sido Moises o escritor do Pentateuco, pois em Levítico, 34:5 o autor cita que "Assim morreu Moisés ali, servo do Senhor, na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor." Pode uma pessoa narrar a sua própria morte?
Amigo, aquilo que está escrito ali, traduz os usos, costumes e tradições de um grupo semiselvático que acreditava agradar a um ser sobrenatural, os sacrifícios e holocaustos utilizando muito sangue espargido nos altares e nos presentes às assembléias, o que não reflete a prática religiosa de uma sociedade muito mais evoluída moralmente como a nossa contemporânea.
Desconsidere as recomendações absurdas a um povo com tradições de ignorância profunda e observe da Bíblia tão somente os sagrados ensinamentos do Mestre Jesus Cristo sobre o amar a Deus e o amar ao próximo.
Um abraço, amigo.
2007-01-22 10:46:40
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Oi, bom dia, eu penso que Deus não deseja mais de nós nenhum sacrifício, apenas o sacrifício de renúncia da nossa própria vida cristã, o nosso coração... que significa mt pra Deus.
Romanos 12:1 «Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. »
Hebreus 10:8 «Depois de dizer, como acima: sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei),»
...ou seja, Deus não nos quer fazendo sacrifícios segdo a lei.
Pois Cristo já sacrificou sua própria vida por nós, a fim de que nossos pecados fossem perdoados e pudéssemos gozar de acesso direto ao Pai.
Efésios 5:2 «e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.»
Hebreus 7:27 «...que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.»
Então, teu sacrifício é o teu trabalho em prol da obra de Deus.
Filipenses 2:17 «Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo.»
As tuas ofertas para sustento das missões e pregadores.
Filipenses 4:18 «Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.»
O teu louvor a Deus (cânticos e hinos)
Hebreus 13:15 «Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.»
As boas obras, ou a prática do bem e da cooperação entre irmãos e fora da igreja, procure sempre colaborar, mostrar-se prestativo. Nunca retribuir mal por mal.
Hebreus 13:16 «Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. »
E por último, o mais importante sacrifício... o sacrifício aplicado à nossa vida espiritual (rejeitando o pecado, as tentações, passando as provas sem perder a fé, não visualizando os problemas e sim o nosso alvo em Cristo, ainda tendo uma palavra de Deus pra dar a quem necessite,etc).
I Pedro 2:5 «Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.»
Espero ter podido ajudá-lo. Uma abraço em Cristo.
------------------------------------------------
2007-01-22 08:43:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
na verdade o livro de levítico tem muito a ver com jesus, os sacrificios ali estipulados pelo pecado, seviam para o povo reconhecer a necessiade de um redentor, e também que para Deus a expiação pelo pecado é feita por sangue, ou a vida, por isso Cristo morreu pelos pecados dos humanos, o livro também trata dos serviços dos levitas, tribo escolhida para prestar os serviços sagrados, os sacrifícios eram uma prova de sujeição dos homens a Deus e exaltavam a benignidade Dele e podiam mostrar a motivação de quem o dava, um sacrificio aceitavel para Deus hoje é o temor piedoso, que nos move a temer desagradar a Deus, quer saber mais? contate uma Testemunha de Jeová na sua localidade, eles podem ajuda-lo nisso em em muitas outras coisas
2007-01-22 08:23:03
·
answer #5
·
answered by linkmtx 1
·
0⤊
0⤋
sacrificio é algo que tras dor , vc faz independente do que seja sem medir esforços certo!
no passado o sacrificio era feito com animais epoca dalei
hoje sabemos que osacrificio perfeiro foi feito por JESUS nosso senhor mas não podemos esquecer que o sacrificio é algo que chama atenção de DEUS e o agrada
estamos na graça e não precisamos derramar sangue e o que simboliza o sacrificio hoje e o dinheiro prova disso esta na viuva que depositou no altar da casa de DEUS suas duas unicas moedas Jesus vendo não a impediu (pois viu entre outras palavras chamou a atenção DELE ) que aquela viuva preferiu depender confiar NELE
vc acha que o SENHOR JESUS a desamparou ?
o mesmo no passado aconteceu com a viuva de serepta, existiam varias viuvas mas foi ate ela que foi enviado o homem de DEUS e ele não usou de sentimento mas nela havia uma revolta em mudar aquela situação e a sua atitude a livrou mas as outras que talves se desesperaram com a situação aceitaram ajuda humilhação e depender dos outros
mas ela optou por depender de DEUS......
2007-01-22 08:22:26
·
answer #6
·
answered by ricardo mutley 2
·
0⤊
0⤋
Bom satriani, isso antes era necessário pq o povo vivia debaixo de lei..|mas após a morte de Jesus a graça superabundou a lei...Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.Oséias 6:6...
Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício.Provérbios 21:3
Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.Romanos 12:1
O sacrifício que devemos oferecer hj ao Senhor é a Adoração, a busca de uma vidas íntegra e reta diante dele..pois nosso corpo é templo do Espírito Santo..entãod evemos viver para honra e glóri do Senhor..coisa que não é fácil...
2007-01-22 08:17:17
·
answer #7
·
answered by BSB 4
·
0⤊
0⤋
e tenho certeza que um sacrifício que que mais agrada a Deus é você renunciar completamente o mundo para servi-lo de corpo, alma e coração!
hoje não é preciso matar animais para alcançar o perdão de Deus.
saiba pedir, que ele lhe concederá o perdão.
um abraço!!!
2007-01-22 08:10:44
·
answer #8
·
answered by >>kadu<< 4
·
0⤊
0⤋
Após a morte e ressureição de Cristo, foi selado o último sacrificio, não é necessário mais que se faça sacrificios, agora é só pedir perdão a Deus e se arrepender. Lembre-se do que João fala: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
2007-01-22 08:06:13
·
answer #9
·
answered by Paul's Alter Ego 6
·
0⤊
0⤋
Ore sempre antes e peça direção do Espírito Sto, V. verá q é facinho
2007-01-22 08:05:35
·
answer #10
·
answered by Martinha 6
·
0⤊
0⤋