English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por que só a hóstia?

O estudante de história da igreja sabe perfeitamente que nenhuma doutrina católica advinda da chamada “Tradição Oral”5 pode ser substanciada, quer na história dos primeiros séculos da igreja, quer na Bíblia! Nesta última, muito menos.

Os apóstolos seguiram o costume bíblico de ministrar a ceia sob esses dois emblemas: pão e vinho. A igreja pós-apostólica6 também seguiu o mesmo exemplo, como vemos ao analisar as obras patrísticas7 dos primeiros séculos. Os católicos precisam rodear e florear suas explicações para esclarecer o fato de o sacerdote dar apenas um dos emblemas (pão) ao fiel, o que é uma clara desobediência ao mandamento do Mestre. Jesus foi taxativo ao dizer “bebei dele TODOS”. Essa ordem de fato não se pode cumprir na Igreja Católica. Por mais argumentos que inventem, a verdade continua inalterável: Jesus e os apóstolos nunca mudaram o mandamento. Portanto, Jesus instituiu as duas espécies (Mt 26.26,28), e os apóstolos seguiram esta ordenança (1Co 11.23-28). Isto só veio a ser mudado nos concílios de Constança8 e, posteriormente, reafirmado no de Trento9. No entanto, voltamos a reafirmar que a ordem de Cristo foi mais que explícita: “Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6. 53-56; grifo do autor).

Esse trecho das Escrituras levou dois clérigos da Igreja Católica, Jacobel de Mysa e João de Leida (séc. XIV), a voltarem ao princípio das duas espécies e logo se empenharam em espalhar isto na cidade de Praga, e não demorou muito, logo toda a Boêmia se declarou a favor. Mais tarde, João Huss foi para a fogueira papal por defender essa doutrina bíblica.

Ora, Jesus não foi explícito ao dizer que quem não bebe o seu sangue não tem parte com ele e não tem a vida eterna? Isto não serviria como uma grande advertência aos católicos? Não estariam correndo o risco de não terem parte na vida eterna? Porque na prática não bebem do sangue como disse Jesus! Se as duas espécies fossem coisa de somenos importância, de certo Jesus teria instituído uma espécie apenas: somente o pão. É certo que as Escrituras nunca fazem qualquer menção de que Cristo esteja com seu sangue embutido no pão. A linguagem usada é por demais contundente: comer e beber, pão e vinho, carne e sangue. A igreja romana tem alterado o mandamento original recusando-se a seguir o exemplo de Jesus e dos apóstolos e tem abandonado a prática de toda a igreja primitiva; prova disso é a Igreja Ortodoxa, que é tão antiga quanto a romana, e mesmo assim ainda preserva o costume bíblico de ministrar o pão e o vinho aos fiéis. Por outro lado, as igrejas evangélicas têm seguido a mesma prática instituída por Cristo sem alterações e, por isso, podem usufruir das bênçãos advindas dessas duas espécies, algo que não se dá na Igreja Católica.

2007-01-21 22:16:24 · 3 respostas · perguntado por FRANÇA - mais que vencedor 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

3 respostas

Por que com vcs tem que ser tudo ao pé da letra???

Todo caso sou católica e na igreja que eu vou a Hóstia e molhada no vinho ... Independente disso o que vale é no que vc acredita... não é o pedaço de pão ou um gole de vinho que traz a salvação, e sim a fé em Jesus Cristo... isso é mais importante que qualquer rito...

2007-01-21 22:28:41 · answer #1 · answered by Dan@ 6 · 0 0

Eu já comunguei com as duas espécies... Todo sacerdote sabe que pode dar das duas espécies justamente pelo fato de que o Corpo e o Sangue fazem parte da ceia... O que vc precisa saber é que o Pão não é apenas Pão... É o Corpo Vivo de Cristo, que por muitas vezes fica exposto para adoração (ai vem vcs pra dizer que o católico é idólatra porque adora o Corpo de Cristo), da mesma forma, na missa, o vinho não é mais vinho, é Sangue de Cristo, pois assim foi ordenado por Ele "Fazei isso em memória de mim..."
Vcs tem que parar de criticar a Igreja Catolica, em que tanto ela te incomoda? Sequer, vcs protestantes são citados dentro da Igreja e quando são, são recomendadas orações aos assim chamados "irmãos cristãos separados" para que sigam firmes na fé em Cristo e no propósito de promover a paz na Terra, mas vcs que chegaram depois gostam de uma crítica sobre a Igreja. Vcs já leram as 95 teses de Lutero e perceberam o intuito dele de reformar e não se separar... esse mesmo sabia que deveria obediencia ao Papa por ser ele, o Sucessor de Pedro, que nós sabemos lideraria as comunidades cristãs... Abraço, Deus te abençoe

2007-01-22 06:34:46 · answer #2 · answered by Eu mesmo 1 · 0 0

ok

2007-01-22 06:19:26 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers