Toxoplasmose.
A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplama Gondii.
A maioria dos casos ocorre pelo contato com fezes e urina de animais (gatos).
A contaminação freqüentemente ocorre pela ingestão de carnes não bem cozidas que estão contaminadas pelo toxoplasma.
A importância da doença durante a gestação é o risco elevado de comprometimento fetal. Pode ocorrer:
abortamento
crescimento intra-uterino retardado (o feto cresce menos que o normal)
morte fetal (morte após 20 semanas de gestação)
prematuridade (nascimento antes de 37 semanas)
malformações diversas: microftalmia (olhos pequenos), micro-encefalia (cabeça pequena), hidrocefalia, retardo mental, pneumonite, hepato-esplenomegalia (aumento com alteração da função do fígado e do baço), lesões de pele e calcificações dentro do cérebro.
Bjsss...
2007-01-21 21:30:30
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A possibilidade de diagnóstico pré-natal das infecções congênitas trouxe uma melhora fundamental ao prognóstico da toxoplasmose com seu devido tratamento, assim como possibilitou uma melhor orientação e aconselhamento pré-natal às gestantes.
A toxoplasmose integra a rotina sorológica do pré-natal fazendo parte da clássica sigla TORCH (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes) e é uma das poucas infecções que possibilita diagnóstico, prevenção e tratamento antenatal.
2007-01-22 05:47:25
·
answer #2
·
answered by kiki 2
·
0⤊
1⤋
Contrações ou Caganera das braba
2007-01-22 05:38:09
·
answer #3
·
answered by Rodrigo B 2
·
0⤊
1⤋
Gestação e Toxoplasmose
--------------------------------------------------------------------------------
por Helena von Eye Corleta e Heloisa Sarmento Barata Kalil atualizado em 04/10/2001
Sinônimos e nomes populares: Doença do gato e Gestação/Gravidez
O que é?
A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplama Gondii.
A maioria dos casos ocorre pelo contato com fezes e urina de animais (gatos). A contaminação freqüentemente ocorre pela ingestão de carnes não bem cozidas que estão contaminadas pelo toxoplasma.
A importância da doença durante a gestação é o risco elevado de comprometimento fetal. Pode ocorrer abortamento, crescimento intra-uterino retardado (o feto cresce menos que o normal), morte fetal (morte após 20 semanas de gestação), prematuridade (nascimento antes de 37 semanas) e malformações diversas: microftalmia (olhos pequenos), micro-encefalia (cabeça pequena), hidrocefalia, retardo mental, pneumonite, hepato-esplenomegalia (aumento com alteração da função do fígado e do baço), lesões de pele e calcificações dentro do cérebro.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico da doença é difícil de ser realizado pela anamnese e exame físico. O médico deve pensar neste diagnóstico sempre nas pacientes com febre, linfadenomegalia (aumento dos linfonodos ? ínguas) e mal-estar, além da história de contato com felinos ou ingestão de carnes pouco ou não cozidas. Em adultos a doença pode ser assintomática, entretanto o parasita pode chegar ao feto através da placenta e comprometer o futuro fetal.
Exames de sangue são utilizados para o diagnóstico de infecção aguda (atual) ou crônica. Muitas pessoas têm ou tiveram toxoplasmose e não apresentam sintomas.
Mulheres que já tiveram a doença não correm risco de reinfecção na gestação. Só pacientes imuno-suprimidas podem reativar a doença durante a gestação.
Na gestante costuma-se solicitar exames para a detecção de anticorpos de dois tipos IgG e IGM. O IgG é marcador da imunidade ao parasita e o IgM é o marcador de infecção aguda pelo parasita. As gestantes que têm anticorpos tipo IgG positivos têm imunidade para a doença.
2007-01-22 05:31:31
·
answer #4
·
answered by AMRR 5
·
0⤊
1⤋