Na idade anterior ao Velho Testamento (de Adão a Moisés),
Deus não deu ao povo palavras de verdade, mas somente ordenava que eles oferecessem sacrifícios. Os homens naquela idade, sendo ignorantes, não podiam receber a verdade diretamente d’Ele. Quando o padrão espiritual e intelectual do povo foi elevado, Ele deu a Lei ao povo do tempo de Moisés e o Evangelho ao povo do tempo de Jesus. Jesus não disse que
sua Palavra era a verdade, mas que ele mesmo era o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Isto é porque suas palavras eram apenas o meio para ele expressar-se como a verdade, e a amplitude, o grau e o método de expressar a verdade devem variar de acordo com aqueles que estão recebendo as palavras.
Disto devemos entender que as palavras bíblicas são o meio de
expressar a verdade, e não a verdade mesma. Vendo as coisas deste ponto de vista, podemos compreender que o Novo Testamento foi dado como um livro de texto para ensinar a verdade às pessoas de 2000 anos atrás, pessoas cujo padrão espiritual e intelectual era então muito baixo quando comparado com o de hoje. É, pois, impossível satisfazer completamente o desejo dos homens modernos de ter a verdade, nesta civilização científica moderna, usando os mesmos métodos de expressão da verdade, em parábolas e símbolos, que foram usados para despertar as pessoas de uma idade anterior. Por conseguinte, hoje a verdade deve aparecer com padrões mais altos e com um método de expressão científica, a fim de possibilitar aos inteligentes homens modernos compreendê-la.
2007-01-21
07:25:47
·
23 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade