English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Bíblia e o Código de Hamurabi
O Código de Hamurabi é um dos mais antigos conjuntos de leis já encontrados, e um dos exemplos mais bem preservados deste tipo de documento da antiga Mesopotâmia. Segundo os cálculos, estima-se que tenha sido elaborado por volta de 1700 a.C..
Esse código é mais antigo que a bíblia, como pode existir uma versão semelhante na bíblia?
Cod.Hamur. 8º - Se alguém rouba um boi ou uma ovelha ou um asno ou um porco ou um barco, se a coisa pertence ao Deus ou a Corte, ele deverá dar trinta vezes tanto; se pertence a um liberto, deverá dar dez vezes tanto; se o ladrão não tem nada para dar, deverá ser morto. [Êxodo 22, 1 Se alguém furtar um boi (ou uma ovelha), e o matar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e por uma ovelha quatro ovelhas. 2 Se o ladrão for achado a minar uma casa, e for ferido de modo que morra, o que o feriu não será réu de sangue; 3 mas se o sol houver saído sobre o ladrão, o que o feriu será réu de sangue. O ladrão certamente dará indenização; se nada possuir, será então vendido por seu furto. 4 Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará ele o dobro.] Cod.Hamur. 117º - Se alguém tem um débito vencido e vende por dinheiro a mulher, o filho e a filha, ou lhe concedem descontar com trabalho o débito, aqueles deverão trabalhar três anos na casa do comprador ou do senhor, no quarto ano este deverá libertá-los. [Êxodo 21, 7 Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos. 8 Se ela não agradar ao seu senhor, de modo que não se despose com ela, então ele permitirá que seja resgatada; vendê-la a um povo estrangeiro, não o poderá fazer, visto ter usado de dolo para com ela. 9 Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme o direito de filhas. 10 Se lhe tomar outra, não diminuirá e o mantimento daquela, nem o seu vestido, nem o seu direito conjugal. 11 E se não lhe cumprir estas três obrigações, ela sairá de graça, sem dar dinheiro.]
certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e pagará segundo o arbítrio dos juízes; 23 mas se resultar dano, então darás vida por vida,] Cod.Hamur. 250º - Se um boi, indo pela estrada, investe contra alguém e o mata, não há motivo para indenização. 251º - Se o boi de alguém dá chifradas e se tem denunciado seu vício de dar chifradas, e, não obstante, não se tem cortado os chifres e prendido o boi, e o boi investe contra um homem e o mata, seu dono deverá pagar uma meia mina. 252º - Se ele mata um escravo de alguém, dever-se-á pagar um terço de mina.
[Êxodo 21, 28 Se um boi escornear um homem ou uma mulher e este morrer, certamente será apedrejado o boi e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido. 29 Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono, tendo sido disso advertido, não o guardou, o boi, matando homem ou mulher, será apedrejado, e também o seu dono será morto. 30 Se lhe for imposto resgate, então dará como redenção da sua vida tudo quanto lhe for imposto; 31 quer tenha o boi escorneado a um filho, quer a uma filha, segundo este julgamento lhe será feito. 32 Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.]
Um texto com leis divinas escrito antes da Bíblia.
São 282 regras da lei que deveria ser seguida, entregues por um deus, escritas pela forma mais antiga de escrita já conhecida : a escrita Cuneiforme, primeira forma de escrita inventada pelo homem na região onde surgiu a primeira civilização do planeta, na Mesopotâmia.
Coincidências ?

Código de Hamurabi:
http://www.milenio.com.br/ingo/ideias/hist/hamurabi.htm

http://paginas.terra.com.br/arte/hammurabi/leis.html

2007-01-21 06:35:00 · 5 respostas · perguntado por Orion 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

É verdade que o babilônico Código de Hamurábi, que segundo se diz é anterior à Lei mosaica, abrange um conjunto similar de assuntos. Alguns de seus estatutos, como a lei ‘olho por olho’, ou talião, são similares aos princípios mosaicos. Assim, os críticos afirmam que Moisés simplesmente serviu-se do código de Hamurábi para formular as suas leis. O código de Hamurábi, porém, fez pouco mais do que glorificar a Hamurábi e servir aos seus interesses políticos. A Lei de Deus foi dada a Israel ‘sempre para o bem deles, a fim de que ficassem vivos’. (Deuteronômio 6:24) Há também pouca evidência de que a lei de Hamurábi alguma vez tivesse sido obrigatória em Babilônia, servindo para pouco mais do que “ajuda jurídica para pessoas em busca de conselho”. (The New Encyclopædia Britannica, edição de 1985, Volume 21, página 921) A Lei mosaica, porém, era obrigatória e previa penalidades justas pela desobediência. Por último, o código de Hamurábi centraliza-se em como lidar com transgressores; apenas 5 de suas 280 leis são proibições diretas. O ponto focal da Lei de Deus, no entanto, era no sentido de prevenir, não de punir, a transgressão.

Visto ser ‘santa, justa e boa’, a Lei mosaica teve um poderoso impacto na vida pessoal dos judeus. Ela regulamentava a adoração deles, provisionava sábados, ou desistências do trabalho, controlava a estrutura econômica da nação, delineava alguns requisitos quanto à vestimenta, e fornecia diretrizes benéficas em matéria de dieta, atividade sexual, e hábitos de higiene. Até mesmo funções físicas normais vieram a estar sob o escrutínio da Lei mosaica.
O código de Hamurábi de modo algum mostra ser ancestral da Lei mosaica. Por exemplo, existia no código de Hamurábi uma punição “solidária”. Uma das regras declara: “Se [um pedreiro] causou a morte do filho do dono da casa [porque a casa é falha e desmorona], matarão o filho desse pedreiro.” A lei de Deus dada por meio de Moisés, ao contrário, declarava: “Os pais não devem ser mortos por causa dos filhos e os filhos não devem ser mortos por causa dos pais.” (De 24:16) A penalidade pelo furto de objetos de valor geralmente não era a restituição, como na Lei mosaica, mas a morte. Em certos casos de furto, exigia-se a restituição de até 30 vezes mais. Quando um homem não podia pagar, ele devia ser morto. Nabucodonosor empregou o desmembramento, também usou a punição por fogo, como no caso dos três jovens hebreus, que mandou lançar vivos numa fornalha superaquecida. — Da 2:5; 3:19, 21, 29; Je 29:22.

2007-01-21 07:00:17 · answer #1 · answered by Herman 6 · 3 0

Muito boa sua comparação, e isto já foi tema de profundo estudo teológico e histórico.

É Bom lembrar, que se o código de Hamurabi (Considerada a primeira constituição do mundo) é anterior ao Pentateuco; Ele não é anterior à Abraão, que por sinal Nasceu na Caldéia. A Maioria das leis alí contidas, já faziam parte dos princípios adotados pelo povo, assim como a lei de Moisés; O Livro de Gênesis, não é somente considerado um livro histórico, mas também um livro de leis, pois revelava ao povo, o por quê de certas leis, como a do Levirado (O Caso Judá), o falso testemunho (A Mentira de Abraão), o roubo, a desonra dos Pais (Cão e Noé), tudo isto era ensinado através da vivencia prática dos patriarcas, à partir daí foram se formando as leis, para melhor convívio social.

2007-01-21 14:51:22 · answer #2 · answered by rohi 7 · 1 0

Na natureza nada se cria.. tudo se copia! ;-)
Vai fundo que você está no caminho!
Procure pela 'Epopéia de Gilgamesh' que ela tem algumas coisas a te dizer também.

Você entrar no Bíblia Nua que tem bastante informações legais também.

2007-01-21 14:43:50 · answer #3 · answered by Mega 5 · 1 0

Rapaz!!! Eu morro e não vejo tudo!!!

2007-01-21 14:40:32 · answer #4 · answered by SATELLITE 7 · 0 1

Não entendi onde você quis chegar.

2007-01-21 14:39:53 · answer #5 · answered by O inevitável. 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers