English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-21 04:57:02 · 12 respostas · perguntado por Aliciapar 1 em Ciências e Matemática Medicina

12 respostas

Até há pouco tempo, os neurocientistas acreditavam que, uma vez completado seu desenvolvimento, o cérebro era incapaz de mudar, particularmente em relação às células nervosas, ou neurônios. Aceitava-se o dogma segundo o qual os neurônios não podiam se auto-reproduzir ou sofrer mudanças significativas quanto às suas estruturas de conexão com os outros neurônios. As conseqüências práticas dessas crenças implicavam em que: a) as partes lesionadas do cérebro, tais como aquelas apresentadas por vítimas de tumores ou derrames, eram incapazes de crescer novamente e recuperar, pelo menos parcialmente, suas funções e b) a experiência e o aprendizado podem alterar a funcionalidade do cérebro, porém não sua anatomia.

Parece que os neurocientistas estavam errados em ambos os casos. As pesquisas dos últimos 10 anos têm revelado um quadro inteiramente diferente. Em resposta aos jogos, estimulações e experiências, o cérebro exibe o crescimento de conexões neuronais. Embora os pioneiros da pesquisa em comportamento biológico, tais como Donald Hebb, do Canada e Jersy Konorski, da Polônia, acreditassem que a memória implicava em mudanças estruturais nos circuitos neurais, ainda não se dispunha de evidências experimentais que comprovassem essa noção.

Em experiências realizadas com ratos, a neuroanatomista americana Dr. Marian Diamond foi capaz de demonstrar que os animais que foram criados em um ambiente enriquecedor -- uma gaiola cheia de brinquedos e dispositivos tais como bolas, rodas, escadas, rampas, etc. -- desenvolviam um córtex cerebral significativamente mais espesso do que aqueles criados em um ambiente mais limitado, sem os brinquedos ou vivendo isolados. O aumento da espessura do córtex não era devido apenas a um maior número de células nervosas, mas havia também um aumento expressivo de ramificação de seus dentritos e das interconexões com outras células.

Mais detalhes aqui: http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/rats-p.html

E esse também é muito bom: http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/plasticidade1.html

se souber inglês: http://www.brainlightning.com/regen.html

Também tem http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI314519-EI298,00.html


** Resumindo: Há alguns anos, se achava que não, mas agora se sabe que SIM, se regeneram SIM. **

2007-01-23 14:48:06 · answer #1 · answered by molinathebofh 2 · 1 1

podem sim porem muito vagarosamente, e qto mais velha a passoa mais devagar eh. Não vai axando q se vc queimar mto neuronio qdo jovem vc ja vai estar bem qdo estiver velho q isso naum vai acontecer, a regeneraçao eh muito devagar msm.

2007-01-21 13:01:52 · answer #2 · answered by Gabriel 3 · 1 1

sim

2007-01-21 06:00:18 · answer #3 · answered by milton Carlos s 1 · 0 0

Alicia, as inovadoras (e polêmicas) pesquisas com células-tronco tem visado exatamente isso: recuperar não somente células do cérebro, mas de qualquer órgão, revolucionando assim a medicina científica. Só para ter uma idéia, isso beneficiaria até amputados e doentes terminais. Resta saber se os preconceitos religiosos e morais irão mais uma vez atrasar a ciência e, consequentemente, a humanidade.

2007-01-21 05:05:06 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Não podem se regenerar, uma vez mortas, é irreversível.

2007-01-23 02:53:59 · answer #5 · answered by Isso me encanta... 6 · 1 2

as céluas cerebrais, os neurônios, não podem se regenerar.

2007-01-22 01:43:07 · answer #6 · answered by Fabiany oliveira 1 · 1 2

O neurônio lesado ou morto não regenera. Porém, de maneira fantástica, os outros neurônios próximos conseguem, com o tempo e muita paciência, assumir as funções perdidas. Por isso que pessoas, em muitos casos, voltam a caminhar após acidentes, voltam a falar após derrames,...
Essa é a grande maravilha do cérebro humano.

2007-01-22 01:19:12 · answer #7 · answered by lauromacca 2 · 1 2

Elas naum podem se regenar, ainda.
Há estudos com células tronco que indica que futuramente, tratamentos com essas células tronco poderá levar a regeneração de células cerebrais, mas por enquanto isso naum é possível.

As vezes as pessoas pensam que isso é possível pq alguém que perdeu células cerebrais (com partes importantes do cérebro) e perdem alguma atividade (fala, movimentos e tal) volta a ter essas atividades, mas hj em dia, isso acontece pq por estímulos, essas pessoas voltam a ter essas atividades que perderam mas elas são desempenhadas por outra área do cérebro (que não foi afetada) que não desempenhava essa função antes. Passou a desempenhá-la só depois que a outra parte do cérebro foi danificada.

Então é isso. Hj em dia as células não se regeneram sozinha mas há indícios que no futuro, tratamento com células tronco poderão levar a regeneração de células cerebrais.

Espero ter ajudado.

2007-01-21 07:00:53 · answer #8 · answered by sandro_poeys 2 · 0 1

Podem sim.Após um acidente e quando a pessoa é nova elas se regeneram,ocupando o local daquelas perdidas.Veja quantas pessoas conhecidas na midia tiveram traumas cranianos e voltaram ao normal.

2007-01-21 06:18:50 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Segundo o Dr. Drauzio Varella,
Infelizmente, células cerebrais não se regeneram nem há tratamento que possa recuperá-las. No entanto, existem recursos terapêuticos capazes de ajudar a restaurar funções, movimentos e fala e, quanto antes começarem a ser aplicados, melhores serão os resultados.

2007-01-21 05:03:53 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 3

fedest.com, questions and answers