Você está falando de uma época de violência, guerras, ignorância, superstições e crueldade. A linguagem e o comportamento dessa época era esse mesmo. Esse não é o único episódio violento no pentateuco. Apesar do mandamento “não matarás”, O Velho Testamento fala o tempo todo em matar, sejam feiticeiras, homossexuais, primogênitos egípcios, violadores do Sábado, estrangeiros, amoritas, moabitas, sodomitas, e geralmente com fogo e enxofre, lanças e vespões.
Bom, era a linguagem e a prática da época. As mulheres tinham que andar com véu. As adúlteras eram apedrejadas. Para os homens, só existia adultério se a “outra” fosse casada. Os engenheiros que construíssem casas de má qualidade eram mortos. Os ladrões eram crucificados ou queimados em óleo fervente.
Qualquer livro é influenciado pela época em que foi escrito. A Bíblia não é exceção. O que ela narra tem que refletir a época na qual ela está imersa. Portanto seria até um absurdo se um escritor como Moisés, habitante do deserto, tivesse uma visão misericordiosa do que era a vida naqueles tempos, onde matar, escravizar, empalar, enforcar, chicotear e esquartejar eram coisas tão banais quanto hoje é uma multa de trânsito.
O que não acredito é que isso tenha alguma coisa a ver com Deus ou religião. Me parece única e exclusivamente coisas de homens mesquinhos que dão um equivocado sentido à existência. A Bíblia é um grande livro, mas sua interpretação exige uma análise temporal. Por exemplo, Paulo, na epístola dos Coríntios, manda as mulheres usarem véu. Quer dizer que as mulheres evangélicas de hoje estão desobedecendo a Deus por não usarem véu? Claro que não, não é esse o sentido, o que Paulo está se referindo é a um costume que na época era símbolo do recato, como hoje tais costumes são outros, bem mais sutis...
Por outro lado, nós, homens de bem, hoje nos julgamos misericordiosos porque as execuções são feitas com injeção letal. Fico pensando se daqui a alguns séculos não seremos considerados uns bárbaros sanguinários... Como as gerações futuras julgarão quem condena milhões de seres humanos à fome e à ignorância, e depois os amontoa em celas com condições inferiores a um zoológico? Isso porque entre nós há padres, pastores, professores e cientistas sociais.
Revolucionário mesmo foi Jesus Cristo (desculpe, esqueci que você acha que Ele não existiu), que falava de amor, tolerância religiosa, o perdão “setenta vezes sete” e igualdade social e racial em uma época que isso era heresia. Jesus disse para atirar a primeira pedra quem não tivesse pecado, curava no Sábado e almoçava com “pecadores”.
O Deus que acredito tem um sentido cósmico, Universal. E o ponto no qual discordamos é no sentido puramente materialista que você atribui à existência. Não acredito que sejamos como pedras, ou animais que não conseguem captar sentido na existência. Admiro Buda, Confúcio, Jesus Cristo e filósofos como Emerson, Nietzche e Pascal. Toda busca por algo superior ao estar no mundo, eu aprovo. Seja contido na Bíblia, ou no Evangelho de Judas, ou de Tomé, ou em “Assim falous Zaratustra”. Mas como você já disse que não gosta de filosofia, não vou insistir mais.
Agora, quanto a importância dada à religião como causadora de males à humanidade, acho que é mínima. Se acabassem as religiões, acabariam as guerras? Os americanos destruiram Hiroshima, Nagasaki e Bagdá com pretextos religiosos? Os assírios, que torturavam indiscrimidamente pelo menos falavam em religião? Que eu saiba, o pretexto para a segunda guerra mundial foi o assasinato de um tal arquiduque. A religião que mais causou guerras nesse início de século foi a do petróleo. Meu caro, na hora que esses miseráveis que infestam o mundo em busca de poder desejam alguma coisa, qualquer desculpa serve. E por aqui eu vou ficando, despedindo-me com desejos de paz e felicidade.
2007-01-21 16:30:37
·
answer #1
·
answered by filósofo 3
·
1⤊
1⤋
Pecador como todos nós...
2007-01-21 00:14:39
·
answer #2
·
answered by Gimbra 6
·
3⤊
0⤋
Entre quem manda matar e o que mata indubitavelmente aquele que mandar matar pagará por inteferir no livre-arbítrio do outro como também pelo ato que o outro venha a fazer devido a sua influência.
Assim percebo.
Um abraço!
2007-01-21 04:16:07
·
answer #3
·
answered by Infinito 3
·
2⤊
0⤋
Para entender a Bíblia não leia "A Bíblia", leia este compêndio de livros como leria um livro qualquer, com atenção e mente aberta e talvez entenda sua complexa filosofia e suas vastas contradições!
Quem manda matar ( o que é sempre premeditado) e quem mata deliberadamente são homicidas do mesmo modo. Todos países sérios no mundo assim pensam. Todos os monoteístas, especialmente, condenam o assassinato.
O difícil é quando começam a falar que o faziam ( matar) em nome de Deus, ou da ciência, ou da supremacia ariana, ou para um bem maior.... Não há assassinato perdoável. Não há desculpa aceitável! Esqueça esta pergunta capiciosa pois a resposta é óbvia ...não devemos matar, salvo em estrita defesa da vida, pois não devemos nos DEIXAR matar. NEM QUE DEUS MANDE PESSOALMENTE, NÃO MATARÁS! Prefiro ir para o inferno de consciênica limpa.
2007-01-21 00:31:37
·
answer #4
·
answered by Nabosantos 7
·
2⤊
0⤋
cara eu nao deixaria meu filho ler o velho testamento!!!
nem o novo rsrsrs
2007-01-21 00:26:18
·
answer #5
·
answered by Mega 5
·
3⤊
1⤋
Moises foi o que montou essa religiao cega e incentivadora de Guerras que nos temos hj Gente Vcs Que sao estudiosos e querem conhecer outras religioes Pesquise sobre o Budismo Muito Mais Velha que o Cristinismo e Judaismo e Muito mais Avancada em todos os aspectos e mais simples
2007-01-21 00:14:10
·
answer #6
·
answered by Victor Ferrari 1
·
3⤊
1⤋
Esses crimes aconteceram há mais de 30 anos.... portanto prescreveram.... Moíses já não pode ser julgado pela Lei dos Homens.....só pela Lei de Deus.... e aí já é outra história......rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
2007-01-21 00:10:59
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Já que Ramsés II foi um mago da propaganda sobre si mesmo.
O homem mais importante da nação mais avançada e mais culta da sua época.
O faraó mais rico, o que mais filhos teve, o que mais reinou, o que mais histórias tem para contar.
A múmia mais bem conservada.
E aquele que encheu o Egito com a sua imagem, as suas lendas e os seus filhos...
Fica evidente que mesmo “moses” significando filho e não salvo das águas.
A bíblia teria escolhido Ramsés II para lhe servir de âncora e para adornar a lenda de Moisés.
Nunca houve o êxodo, onde os judeus fugiram do Egito liderados por Moisés.
E a lenda referente a um recém-nascido judeu, ter sido “salvo das águas” e adotado pela filha do faraó...
Durante o reinado do faraó Ramsés II (1290 a 1224 a.C.)... Não passa de uma fraude!
Embora se tente engrandece os supostos poderes de Jeová, usando a manha de misturar a lenda indiana de Devaki (que colocou o filho recém-nascido num barco de cana e o “abandonou” no rio, a fim de que Krishna escapasse de uma matança).
Com a lenda de Nemo o legislador.
E a lenda onde Maomé supostamente teria ouvido do anjo Gabriel boa parte do Alcorão, em uma montanha perto de Meca...
Há cerca de um século, Massey denunciou que a lenda de Moisés não é um evento histórico, mas, sim uma ficção religiosa, onde diversas lendas foram reunidas em uma só.
Apesar do êxodo ser um ícone de religiões que se alastraram pelo mundo.
E o símbolo da fé de um povo.
Jamais foi encontrada alguma prova, registro arqueológico ou fato que sustente a fábula de Moisés, o decálogo, a arca sagrada, os 40 anos de peregrinações pelo deserto do Sinai.
A fuga realizada no Século 13 a.C.
Ou os 400 anos de escravidão.
Veja mais em http://ateusbr.blogspot.com?...
2007-01-21 00:23:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
poís É tiozinho ! . para CATIVAR ; os cristãos sempre usam passagens do NOVO - TESTAMENTO sobre o AMOR AO PRÓXIMO ; sobre o SACRIFÍCIO DE CRISTO PELA HUMANIDADE ; ETC ... ; e para AMEDRONTAR ; usam passagens do VELHO TESTAMENTO sobre MALDIÇÕES ; IRÁ E PUNIÇÕES de jeová ; ou de PATRIARCAS como moíses . eles sempre tem uma CARTA NA MANGA ! . moíses era um SER HUMANO ESQUISOFRÊNICO e GENOCIDA ; que pensava agir sobre as ORDENS do INEXISTENTE ! ...
2007-01-21 00:14:57
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Quem manda matar é mais criminoso porque é por sua própria vontade, quem mata, mata em troca de alguma coisa, não mata por sua própria vontade.
2007-01-21 00:13:52
·
answer #10
·
answered by ? 4
·
1⤊
1⤋