English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou preocupado com a frequência com que são citados absurdos históricos, para se defender dogmas religiosos!
Vi pessoas questionando a veracidade da inquisição e sua truculência, as mortes causadas nas cruzadas, e documentos bem embasados e autênticos, em nome de se preservar a pureza da fé.
O conhecimento não é inimigo da fé, mas certamente dificulta o fanatismo....

2007-01-20 14:25:50 · 17 respostas · perguntado por Nabosantos 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

O conhecimento leva a reflexão, daí o que não é lógico, ilusório cai por terra, com isso ha dificuldade em se crer nessas coisas que são extremamente abstratas.
Tanto impedindo o fanatismo como levando a um plano diferente de idéias, onde se é mais livre mais levado a assumir suas responsabilidades.

2007-01-20 14:31:01 · answer #1 · answered by Alleckssan 5 · 3 0

Assim como poucos brasileiros, estou preocupado em acompanhar o que os deputados estão fazendo em nosso nome para aumentar mais seus salários.

Religião é ópio. Vicia e não te leva a lugar nenhum.

2007-01-20 14:31:56 · answer #2 · answered by lovely day 2 · 3 1

Quem fez essas coisas erradas já não está entre nós para ser punido, não podemos criticar ordens inteiras por coisas que seus membros atuais não fizeram.
Mas agora aquelas que ainda fazem coisas ruins, essas sim devem ser criticadas e punidas.
O conhecimento é sempre ruim pras religioes, pessoas sem educação tem maiores tendencias ao fanatismo, e , assim, defender os interesses da igreja/seita.

2007-01-20 14:29:33 · answer #3 · answered by Dumb one 3 · 1 0

q bobagem.. então vc acha q se a inquisição exisitiu não se deve ser católico????

e então, se Henrique VIII mandou decapitar suas mulheres não se deve ser anglicano??

se o casal de estelionatários da "renascer" é criminoso, não se deve ser evangélico?

2007-01-20 14:29:19 · answer #4 · answered by Betinha 7 · 1 0

Negar não, e sim aprender com eles!

2007-01-22 09:11:10 · answer #5 · answered by kakinha 3 · 0 0

concordo contigo,nada melhor do que o aprendizado sem destaques em qual escola ou qual curso vc faz,estudar e conhecer faz bem a alma sempre e cada um segue seu caminho tendo certeza de que esta no caminho pra onde se quer ir,mas infelizmente as pessoas nao querem estudar todas as materias somente as que sao de seus interesses .......

2007-01-20 15:26:24 · answer #6 · answered by fafa 5 · 0 0

O ser humano é vaidoso. Não gosta de dar o braço a torcer. E nesse caso de religião é o sujo falando do mal lavado.

2007-01-20 15:13:09 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

A condição do homem é desesperadora porque ele não pode escolher outra coisa senão o pecado. Ele é dirigido por sua natureza caída, e obedece fielmente aos desejos de seu coração corrupto. Depois da rebelião no Éden, o homem perdeu o seu "livre-arbítrio". Nascemos neste mundo portadores de uma natureza rebelde e antagônica a Deus e só escolhemos o mal. Porém, isto não significa que não possamos ser pessoas morais ou ilibadas. Não só podemos ser pessoas distintas, mas também podemos ser extremamente religiosos e zelosos com as coisas de Deus. A Bíblia registra exemplos marcantes de pessoas muito "espirituais" e bondosas, contudo, elas não eram regeneradas. Tanto Nicodemos (João 3:3) como o centurião Cornélio (Atos 10:1-2) são exemplos claros dessa verdade. Não podemos confundir comportamento humano com depravação espiritual.

Contudo, não fomos somente incluídos em sua morte, ganhamos também uma nova vida por causa de sua ressurreição: E, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6. A regeneração é um milagre divino. É um ato gracioso que teve a sua origem na vontade soberana de Deus.

Uma vez regenerados, podemos nos arrepender e crer. Nós não nos arrependemos e cremos para sermos regenerados, o inverso é a verdade bíblica. Segundo John Reisinger, o arrependimento e fé são atos livres do homem. Os homens, com sua própria mente, coração e vontade, devem renunciar ao pecado e receber a Cristo. Deus nunca se arrependeu ou creu por alguém – e Ele nunca o fará. Podemos constatar esta verdade em Mateus 3:2 e João 3:15: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna.

O verdadeiro arrependimento provoca em nós o repúdio pelo pecado. A Bíblia registra em Ezequiel 36:31: Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniqüidades e das vossas abominações. Ninguém que recebeu a vida santa de Cristo pode amar o pecado. Isto é um completo absurdo. O regenerado não é perfeito e está sujeito a pecar, no entanto, ele não nutre nenhuma afinidade para com aquilo que foi a causa da morte de seu querido Senhor. Uma vez salvos em Cristo Jesus, a nossa inclinação agora é para a justiça de Deus. Não somos mais escravos do pecado, pois verdadeiramente fomos libertos pelo Senhor.

Fique com Deus...

2007-01-20 15:07:42 · answer #8 · answered by HEmanuel 2 · 0 0

Não; negar os erros do passado e do presente,é negar sua própria
existência é ñ admitir que somos seres muito imperfeitos em
busca da evolução.temos dividas imensas com o passado e cada vês mais acumulamos no presente.

2007-01-20 15:00:12 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Negar acontecimentos do passado, realmente não é uma forma sábia de preservar o que se acredita.
Por isso vejo a importancia de discussões (conversas, troca de idéias). Ninguém tem que converncer ninguém de aquilo que acredita é verdade. Provavelmente eu acrdito em coisas que outros não e vice-versa. Entretantos as conversas nos enriquecem e nos fazem ver novos pontos de vista que muitas vezes não percebemos e que podem nos levar a concordar.
"Preservar a pureza da fé"?!
Sei lá, acho que misturamos demais as coisas. Esquecemos o principal, para olhar os detalhes. A Fé independe disso. O problema são as pessoas e não Deus. E as pessoas são falhas e cheias de erros. Isso sim é problema.
Não devemos olhar estes acontecimentos como forma de fanatismo e sim como imaturidade. As pessoas acham que se as pessoas souberem disso não vão querer saber de Deus. na verdade é o contrário, as pessoas tem que saber separar aquilo que é de Deus daquilo que é do Homem.
O Conhecimento certamente torna as pessoas mais críticas para saberem separar as coisas e entender o motivo delas, mas quanto ao fanatismo, isso é relativo, pois o que é fanatismo para um não é para outro. temos que aprender a conviver com opiniões diferentes, sem entretanto tentar impor o que achamos.

2007-01-20 14:58:50 · answer #10 · answered by Diana 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers