English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sudorese

2007-01-20 13:37:24 · 7 respostas · perguntado por Paulo Henrique 6 em Saúde Medicina Alternativa

7 respostas

# O tratamento definitivo já é conhecido desde 1940 (KOTZAREFF) fazendo-se a ressecção dos gânglios simpáticos da cadeia torácica. Faz a ressecção do 2º no caso da hiperhidrose palmar, do 3º e 4º, na hiperhidrose axilar e do 2º ao 4º gânglio na hiperhidrose palmar e axilar. Tem sido crescente as publicações a respeito da ressecção do 2º gânglio torácico no caso da hiperhidrose facial.
# O método não teve grande divulgação no Brasil porque a Simpatectomia Torácica era feita através de toracotomia ampla (grande incisão na parede torácica) e posteriormente, através de toracotomia axilar menor, porém ainda ampla e com limitações do campo cirúrgico.Os autores Europeus, em especial os Escandinávios apresentaram grandes séries com ótimos resultados desde 1950 utillizando-se da Toracoscopia.
# Com o advento da VIDEOTORACOSCOPIA (CIRURGIA TORÁCICA VIDEO ASSISTIDA), método cirúrgico que emprega ótica adaptada a microcâmera que aumenta o campo cirúrgico em 20 vezes e pequenas incisões, portanto com menor índice de complicações e dor no pós operatório, menor internação e menor custos médicos hospitalares. Houve uma grande divulgação da Simpatectomia Torácica através da VIDEOTORACOSCOPIA para o tratamento da Hiperhidrose Palmar e/ou Axilar, Doença de Raynaud, Distrofia Simpático Reflexa, Causalgia, Insuficiência Vascular dos Membros Superiores e da Síndrome do QT Longo.
# A operação é realizada sob anestesia geral com intubação com sonda traqueal de duplo lúmen para permitir a ventilação pulmonar de cada pulmão isoladamente e o colapso pulmonar do lado a ser operado. Paciente é colocado em decúbito lateral. Uma incisão de 5mm é feita no 4o espaço intercostal na linha axilar média para colocação de trocáter para ótica de 5mm. Um segundo trocáter ou portal é colocado através de incisão com 5mm no 3º espaço intercostal na linha axilar anterior. Um terceiro portal de 5 mm é colocado no 5º Espaço intercostal na linha axilar posterior ou próximo ao ângulo da escápula, somente quando necessário.
# A cadeia simpática é visualizada em sua posição subpleural e na junção da cabeça das costelas com os corpos vertebrais. Procede-se a abertura da pleura com cautério e dissecção e ressecção dos gânglios de T2 para hiperhidrose palmar; T3 e T4 para axilar e de T2 a T4 para hiperhidrose axilar e palmar. Hemostasia é feita. Dreno torácico é colocado quando a expansão pulmonar não foi satisfatória ou a cirurgia teve dificuldade além do habitual. Ambos os lados são feitos no mesmo ato anestésico, durando em média uma hora e meia.

2007-01-20 13:44:02 · answer #1 · answered by melzinha 4 · 1 1

existe a cirurgia chamada simpatectomia.......... mas procure um cirurgia torácico, ele lhe indicará o melhor tratamento.

2007-01-21 08:39:12 · answer #2 · answered by Luna 2 · 1 0

Acho que poucos realmente querem ajudar,
Tinha esse problema, achava muito constrangedor.
Fui ao medico que so passava métodos caros e foram do meu alcance financeiro.
Hum amigo farmacêutico que me passou uma receita, ele disse que a solução e super simples.
Mandei manipular um desodorante com:
-cloreto de aluminio 20%
-acido salicilico 3,5%
-solução hidroalcoolica.

Manipulado custa r$30,00 em media,foi a melhor solução, nem acreditei que funcionava.
To mega feliz,mais seguro e a vontade em usar qualquer roupa.

A questão e que causa nos primeiros dias uma coceira e pequena irritação, mais depois passa.
Basta usar no maximo 2as borrifadas em cada axila.
Use a noite quando for dormir, tome banho e espero 1h aprox para aplicar.

Grande abraço espero ter ajudado!

2014-06-13 13:16:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

cirurgia ou aplicação de botox

2007-01-21 08:46:50 · answer #4 · answered by JAS 7 · 0 1

A Hiperidrose definida como sudorese que ultrapassa a necessidade de termoregulação ( controle da temperatura corporal) , é uma condição benigna, mas que pode trazer desagrado a seus portadores. É uma afecção não muito rara, atingindo até 1% da população. Pode-se imaginar que numa cidade como São Paulo, com 12 milhões de habitantes, existam 120.000 pessoas com esse problema. Provavelmente todos têm em seu círculo familiar, profissional ou de amizade alguém que apresente Hiperidrose. Às vezes isso não é tão visível , porque por constrangimento ou desconhecimento , as pessoas não gostam de revelar a sua presença.

As pessoas que tem Hiperidrose podem apresentar um aumento de sudorese em situações inexplicáveis e sem qualquer causa aparente. Este aumento pode aparecer na axila, nas mãos, nos pés, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo.

Às vezes, embora nem sempre, emoções podem piorar o processo de Hiperidrose. As pessoas podem se tornar inseguras, achando que está tensa, ou que os outros pensem que está sob forte tensão emocional. Embora a Hiperidrose possa se manifestar e piorar pela presença da emoção, é errado dizer que ela ocorre por motivos psicológicos. Em outras palavras, para uma mesma emoção , uma pessoa sem Hiperidrose não apresentaria excesso de sudorese, enquanto outra com Hiperidrose pode manifestar este excesso. Entretanto, a presença de Hiperidrose ao longo dos anos , acaba gerando tensão emocional e que realimenta o processo, em um ciclo vicioso, onde as alterações emocionais começam a se intensificar , tornando o convívio com a Hiperidrose uma condição difícil para muitas pessoas.

Mas a Hiperidrose pode também aparecer sem que tenha ocorrido qualquer emoção, ou mesmo sem qualquer motivo aparente, o que é causa de constrangimento emocional, passando a imagem de um grande descontrole emocional, quando na realidade ele não existe em tal grau.

Em algumas pessoas aparece em baixas temperaturas ambientais e em outras em altas temperaturas.

Alguns pacientes referem que passaram a apresentar Hiperidrose, quando submetidos à responsabilidades maiores, geralmente profissionais, ou durante períodos de maior emoção, como a adolescência, problemas familiares, conjugais ou econômicos. O que acontece, é que estas pessoas já apresentavam a Hiperidrose, mas com o stress emocional, ela se manifestou.

A “Síndrome do Gatilho da Hiperidrose”, descrita pelos médicos da Clínica Naturale, é o conjunto de reações psicológicas decorrentes da Hiperidrose genética , que geram ansiedade e piora dos sinais e sintomas.

2.Causas

Trabalhar em atividades pesadas, exercitar-se, expor- se ao sol ou a dias muito quentes, podem causar sudorese aumentada. As emoções também podem gerar suor. E este suor é uma condição normal, que faz com que o corpo perca fluídos e assim mantenha a temperatura corporal estabilizada.

Existem 2 tipos de glândulas na pele, as apócrinas e as écrinas. As glândulas sudoríparas apócrinas têm um papel menor na termoregulação ( regulação da temperatura corporal) , estão associadas ao folículo piloso (de onde sai o pelo) e não estão envolvidas no processo de Hiperidrose.

A hipersecreção das glândulas écrinas é que causam as alterações observadas. As glândulas écrinas estão mais concentradas na axila, palmas e plantas e tem importante papel na termoregulação. O excesso de secreção desta glândula é que causa a Hiperidrose. Existem de 2 a 5 milhões de glândulas écrinas distribuídas por todo o corpo.

Existem 2 tipos de Hiperidrose : a Primária e a Secundária. A Hiperidrose Primária não tem causa conhecida, se devendo mais a fatores genéticos. As pessoas nascem com a tendência a Hiperidrose, que pode se manifestar logo nos primeiros anos de vida, ou em qualquer fase posterior e é o que mais comumente encontramos.

Hiperidrose Secundária, é aquela associada a uma causa, o mais freqüente é poder estar associada à obesidade, menopausa, uso de drogas antidepressivas, alterações endócrinas e alterações neurológicas com disfunção do sistema nervoso .

Medicamentos neurológicos e psiquiátricos podem desencadear Hiperidrose, morfina e excesso de hormônios da tireóide também. Superdosagens de aspirina ou acetominofen podem causar sudorese. A falta de hormônios femininos na menopausa, pode provocar suores, o que ocorre também em homens com déficit de testosterona, embora seja mais raro. A hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) pode provocar sudorese.
Excesso de suor pode ocorrer quando a febre, por uma infecção está diminuindo com a administração de anti-térmicos. O hipertiroidismo, uma doença da glândula tiróide é causa de Hiperidrose Secundária. Várias infecções, como tuberculose, malária e outras podem causar sudorese profusa.

Um aumento de sudorese pode ocorrer em algumas situações cotidianas , sem que isso signifique uma Hiperidrose. Pode haver aumento da sudorese, ao utilizar algumas comidas e bebidas entre elas, muita cafeína ou álcool e comidas picantes. Também é normal um aumento de suor com exercícios, clima quentes e estados de tensão emocional.



3. Sinais e Sintomas


A maioria das pessoas, que não tem Hiperidrose, e mesmo alguns profissionais de saúde e familiares, não sabem quantificar o tamanho do incômodo que ela causa aos seus portadores. Embora não configure um problema de saúde grave, só os que a tem podem aquilatar o grau de desagrado por ela provocado, e a maioria se refere ao excesso de suor como um grande problema.

A Hiperidrose atinge homens e mulheres e se manifesta em várias idades.

As pessoas que apresentam Hiperidrose geram suor nas mesmas condições e sob os mesmos estímulos que os outros pacientes, só que em quantidade maior. Por outro lado, podem gerar suor, mesmo em condições onde outras pessoas não o apresentariam, como com pequenas emoções e mesmo com temperatura normal. Isso acaba gerando um processo de ansiedade que realimenta a Hiperidrose.

Antigamente se associava a Hiperidrose a problemas psicológicos, mas, a Hiperidrose tem causa genética, já se nasce com a tendência. O que evidencia esta causa genética , é que nas famílias de pacientes que tem Hiperidrose, é comum, embora não obrigatório, que existam outros parentes diretos, irmãos, pais, tios ou avós com o mesmo problema. Trabalhos recentes publicados nos EUA, confirmam esta possibilidade. Outra evidência da causa genética, é que mesmo crianças muito pequenas podem apresentar Hiperidrose.

O que ocorre na verdade, é que a Hiperidrose é um grande incômodo para os seus portadores, e isso provoca problemas psicológicos, que são, então, conseqüência e não causa da Hiperidrose.

Estas alterações psicológicas são facilmente perceptíveis nos pacientes, o que motivou anteriormente a suspeita e o tratamento psicológico e medicamentoso do problema, com resultados não uniformes. Enfatizamos que as alterações psicológicas são conseqüência e não causa da Hiperidrose.

Muitos pacientes referem que a Hiperidrose se manifestou ou piorou quando submetidos a pressões de responsabilidade profissional e/ou afetiva, quando adultos jovens ou na adolescência.

Muitos pacientes referem que quando percebem que começam a suar, aí é que o suor piora. Chamamos a isso de “Síndrome do Gatilho da Hiperidrose”.

A “Síndrome de Gatilho da Hiperidrose” está relacionada as alterações psicológicas provocadas pela Hiperidrose.

Os pacientes com Hiperidrose, em quase sua totalidade, podem apresentar a “Síndrome do Gatilho da Hiperidrose” : referem que quando percebem que vão começar a apresentar sudorese, sentem um processo de ansiedade, gerado pela própria consciência da Hiperidrose e que desencadeia, instantaneamente, uma sudorese ainda mais profusa. Isso ocorre porque a Hiperidrose provoca alterações psicológicas que a realimentam gerando um círculo vicioso: A Hiperidrose, de origem genética, provoca alterações psicológicas que provocam mais Hiperidrose e conseqüentemente mais alterações psicológicas , realimentando o círculo vicioso e gerando a “Síndrome do Gatilho da Hiperidrose”.


A “Síndrome do Gatilho da Hiperidrose” descrita pelos médicos da Clínica Naturale, é o conjunto de reações psicológicas decorrentes da Hiperidrose genética , que geram ansiedade e piora dos sinais e sintomas e que colocam as alterações psicológicas da Hiperidrose como conseqüência e não causa da afecção.

Portanto a Hiperidrose é causa de problemas psicológicos e não conseqüência.

A Hiperidrose atinge principalmente a axila, as mãos e os pés, mas pode atingir também a face, principalmente a região frontal ( a testa) e o couro cabeludo, assim como o tórax, a nuca, a região sob a mama, a região inguinal, e qualquer outra região do corpo.

Os portadores de Hiperidrose Axilar (axilas) se queixam de roupas excessivamente molhadas, manchadas e danificadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e falta de adaptação aos trajes necessários para o trabalho.

Os portadores de Hiperidrose Palmar (mãos) se queixam de dificuldades para manusear papéis, em trabalhos manuais de diversos tipos, tocar instrumentos, digitar computadores, cumprimentar com um aperto de mão, no contato afetivo, para dirigir e para a prática de esportes. .

Os portadores de Hiperidrose Plantar (pés) se queixam de umidade exagerada,, facilidade para adquirir micoses (frieiras) e sensação de que os pés escorregam por dentro do sapato.

Por haver um aumento do número de bactérias em regiões umidas do corpo, a Hiperidrose pode estar associada com um aumento de odor, embora não seja a responsável direta por este tipo de problema.

4. Tratamentos


Existem dois tratamentos eficientes para a Hiperidrose, a Toxina Botulínica e a Simpatectomia.

A Simpatectomia é uma cirurgia muito antiga, realizada na velha técnica , através de um corte acima da clavícula ou na técnica moderna através de uma pequena incisão no tórax e auxílio de equipamentos de vídeo. É uma técnica eficiente, mas A SIMPATECTOMIA TEM COMPLICAÇÕES raras, mas reais, o que torna a decisão por esse tipo de tratamento uma decisão muito séria tanto para o médico como para o paciente.

Uma nova técnica, muito moderna, sem riscos, a Toxina Botulínica ( Botox / Dysport ), foi adicionada ao tratamento da Hiperidrose. A aplicação da Toxina Botulínica na mão, na axila ou em outros locais elimina completamente o suor. O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. O Tratamento com a Toxina Botulínica não e definitivo , mas reaplicações podem ser feitas, em media a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem sudorese.

A vantagem da Simpatectomia é que ela é definitiva, a desvantagem é que é uma cirurgia e que pode apresentar complicações, algumas ireversíveis.

A vantagem da a Toxina Botulínica ( Botox / Dysport ) , é que apresenta quase nenhum risco, e não é cirurgia, a desvantagem é que não é definitivo. Por isso existem as duas técnicas, exatamente porque são diferentes.

Considerando a ausência de risco e complicações e facilidade do procedimento, preferimos a Toxina Botulínica ( Botox / Dysport ) à Simpatectomia em nossa Clínica. A Toxina Botulínica tem vantagens inegáveis sobre as técnicas cirúrgicas. Pode ser aplicado nas mãos e axilas, na região frontal do rosto, em regiões do pescoço e em pequenas áreas do tórax , com riscos praticamente desprezíveis. O grupo Médico da Clínica Naturale apresentou no Brasil, os primeiros trabalhos científicos à respeito da Toxina Botulínica e Hiperidrose.

No passado foram tentados outros tratamentos, mas que não tiveram eficiência: O uso de anti-perspirantes, o tratamentos psicológicos, os medicamentos, a iontoforesis, a cirurgia de retirada de glândulas se mostraram com eficiência muito limitada .

ok

2007-01-21 07:33:23 · answer #5 · answered by M.M 7 · 0 1

Oi Paulo existe tratamento com laser procure um demarto bom

2007-01-20 21:43:18 · answer #6 · answered by Cameron 2 · 0 2

- Sempre afastar alguma doença que possa estar agravando o quadro.
- Ficar em ambientes frescos, roupas ventiladas e de algodão que permitam a evaporação do suor da pele.
- Desodorantes modernos a base de clorhidróxido de alumínio ajudam a controlar uma sudorese que não é muito intensa. Dar preferência aos desodorantes hipoalergênicos.
- Quando o excesso de suor é em região palmar ou axilar, e incomoda muito o paciente, a melhor opção é fazer a simpatectomia, que destrói o nervo que estimula a sudorese local. É procedimento seguro, com excelentes resultados finais . É feito por cirurgião de tórax , com cortes mínimos através de vídeo endoscopia. O Botox também dá ótimo resultado , mas por ser um método caro e temporário, sempre damos preferência à simpatectomia. Quando o suor excessivo na testa incomoda muito, o Botox é a terapia de escolha, já que dá bons resultados, dura em média 8 meses, e além do mais ajuda a tirar as rugas desta região.
- Nas axilas e virilha usar sempre anti-micóticos preventivos, pois a umidade favorece o aparecimento de micose.

2007-01-20 21:42:36 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers