English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esses Princípios constituem as principais doutrinas da Igreja Evangélica.

2007-01-20 11:21:56 · 9 respostas · perguntado por Enciclopédia 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

.
Os Princípios da Reforma Protestante são três:

1º - Princípio Formal ou Objetivo - A Absoluta Supremacia da Palavra de Cristo
Por este princípio afirma-se que as Escrituras Sagradas, os 66 livros canônicos, são a única regra de fé e prática. A Bíblia, toda a Bíblia e nada senão a Bíblia é a religião dos Protestantes.

2º - Princípio Material ou Subjetivo - A Absoluta Supremacia da Graça de Cristo
Por este princípio afirma-se a justificação pela fé somente. O que salva o homem é Cristo, ao qual o crente está unido pela fé. As suas obras vêm como conseqüência lógica da união com Cristo pela fé.

3º - Princípio Social ou Eclesiástico - O Sacerdócio Geral dos Crentes
Por este princípio afirma-se que todos os crentes têm o direito e o dever de ler a Bíblia, bem como de tomar parte no governo e em todos os negócios públicos da Igreja. O cristão pode se dirigir a Deus, sem ser por intermédio de qualquer outro homem. Cristo alcançou, com seu sacrifício, o livre acesso à presença de Deus
.

2007-01-20 22:50:16 · answer #1 · answered by Biggi 7 · 1 0

Eu acho que não porque nos dias de Lutero, as indulgências papais eram publicamente vendidas não apenas em favor dos vivos mas também em favor dos mortos. “Assim que a moeda no cofre cai, a alma do Purgatório sai”, dizia um ditado popular. Para o povo, uma indulgência era quase que uma apólice de seguro contra a punição por qualquer pecado, e o arrependimento saía pela tangente. “Em toda a parte”, escreveu Erasmo, “vende-se a remissão do tormento purgatorial; não é apenas vendida, mas forçada aos que se recusam a comprá-la”.

Ainda existe igrejas que se dizem protestantes ou evangelicas que tem cultos para os empresarios etc...

Ainda falando sobre Martinho Lutero e as suas teses
Se necessário fosse indicar um ponto inicial decisivo na Reforma protestante, este seria 31 de outubro de 1517, quando o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) pregou as suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no estado alemão da Saxônia.
21 Lutero chamou suas 95 teses de Disputa Para Esclarecer o Poder das Indulgências. Seu objetivo não era tanto desafiar a autoridade da igreja, como apontar os excessos e abusos da venda de indulgências papais. Pode-se ver isto das seguintes teses:

“5. O papa não tem a intenção nem o poder de remir qualquer penalidade, exceto as que ele impôs por sua própria autoridade. . . .

20. Por conseguinte, quando o papa fala da plena remissão de todas as penalidades, isso não significa realmente de todas, mas apenas daquelas impostas por ele mesmo. . . .

36. Todo cristão que sente verdadeira compunção tem direito à plena remissão da punição e da culpa, mesmo sem cartas de indulto.”

2007-01-20 19:33:03 · answer #2 · answered by Herman 6 · 2 0

O ESTOPIM DA REFORMA
A faísca lançada em 1517, ocasião em que a campanha das indulgências, em favor da basílica de São Pedro, em Roma, estava a todo vapor. Tetzel, um padre dominicano, pregava sobre as indulgências com grande exibicionismo. "Dizem que cada vez que cai a moeda no bolsa do frade, uma alma sai do purgatório", asseverava ele.

Diante disso, Lutero resolveu protestar, fixando suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg (Alemanha), condenando o uso das indulgências. A resposta do papa Leão X veio na bula Exsurge Domine, ameaçando Lutero de excomunhão. Mas era tarde demais. As teses de Lutero já haviam sido distribuídas por toda a Alemanha. Lutero, então, foi chamado a comparecer à dieta de Worms, para se retratar. Mas respondeu que não poderia se retratar de nada do que disse. Foi na dieta de Spira, em 1529, que os cristãos reformistas, pela primeira vez, foram apelidados de "protestantes", devido ao protesto que os príncipes alemães fizeram diante do autoritarismo da catolicismo.

Nessa época, os ideais da Reforma já estavam estourando em diversas partes, como, por exemplo, em Zurique, sob o comando de Zuinglio, na França, sob a liderança de Calvino, e nos países baixos.

Em todos esses países, houve perseguição aos reformadores e aos novos protestantes. A perseguição se tornou ainda mais intensa com o movimento Contra-Reforma, promovido pelo catolicismo. Era um método de represália. A Reforma enfrentou cem anos de guerras religiosas dos reis católicos contra os protestantes. Mas saiu vitoriosa, prosperou, e as igrejas protestantes foram fundadas em todas as partes do mundo. Hoje, graças a Deus, uma grande parcela da população Ocidental é protestante. E o Brasil caminha a passos largos para ser conquistado totalmente pelo protestantismo.

2007-01-20 20:28:40 · answer #3 · answered by BomStarAki 5 · 1 0

Salvação pela fé e livre acesso as escrituras, as quais podiam ser lidas pelas pessoas em sua propria lingua e, sem precisar de um "interprete" para sua consciência, isso foi o legado de Martinho Lutero.

2007-01-20 19:27:41 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 1

Na realidade o principio das doutrinas Evangelicas esta relacionados ao começo do Novo Testamento tudo isso por volta de 70 DC, foi quando começaram a ser escritos os evangelios. Mas hoje o que importa é estar sob a orientação do Espirito Santo de Deus. Ele tem orientado a Igreja de Jesus como nunca, Ele tem se deixado encontrar por cada uma das pessoas que O buscam de todo o coração. Ele é o selo que nos convense da Palavra de Deus, e dos ensinamentos de Jesus Cristo... Amem

Jesus Tu és o meu amado...

2007-01-20 19:34:01 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

O Cristianismo existe e é dele que fazemos parte. O Cristianismo é Universal. O católico Martinho Lutero, um dos expoentes da Fé Reformada, teve a coragem de protestar contra a venda de indulgências, um comércio que estava denegrindo o Cristianismo. A partir daí, o Cristianismo, sob a graça de Deus, seguiu seu caminho livre das heresias. A ruptura foi necessária num momento em que o catolicismo pretendia se estender por todo o mundo, sempre com a ameaça de colocar na fogueira seus opositores. Então o Cristianismo seguiu seu caminho com a verdade bíblica, tendo unicamente Jesus como Senhor, Mediador, Advogado e Intercessor, conforme as Escrituras.

2007-01-20 19:26:52 · answer #6 · answered by Servo 4 · 1 1

Se fosse nos dias atuais, Martinho Lutero estaria numa clínica para doentes mentais se tratando!
http://oencosto.rv.cnt.br/luteromaluco.html

Aqui vai uma frase do doutor W. Van Lun, eminente psicoterapeuta e professor de teologia moral na Universidade de Brighton:

“O neurótico que é ao mesmo tempo religioso, não é tão religioso como parece ser”.



“Todo aquele que divide Jesus é um anticristo” (1 Jo 4,3)

2007-01-20 21:52:00 · answer #7 · answered by SATELLITE 7 · 0 1

Quando estava subindo ajoelhado os degraus da igreja, Martinho Lutero ouviu uma voz (o Espírito Santo), dizendo: "O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ". Então ele levantou-se envergonhado e pregou 95 teses sobre a Justificação pela fé, eliminando assim a crença da salvação através de pagamentos "indulgências" ou sacrifícios.
A salvação de graça e por Jesus Cristo.

2007-01-20 19:35:31 · answer #8 · answered by Pet 2 · 1 2

Deve ter sido a proxibilidade panelogramatica, super aqueceu os atelies trasformando godos selvagens do mato em super yipocondriaticos do norte fazendo com que toda essa reforma se encadiace por todo lugar, é obvio.
dããã

2007-01-20 19:32:28 · answer #9 · answered by sigmund 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers