English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O DNA do doador de órgãos, pode interferir no corpo do receptor. Pode haver interferência?

2007-01-20 09:50:23 · 3 respostas · perguntado por Naonda do YR 7 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

Quando uso a palavra "interferência" eu quero dizer; se o organismo se "mistura" de alguma forma. Por exemplo: as plantas quando sofrem exertos captam algumas características da doadora, se tornando um terceiro tipo, ou seja; a mistura das duas.
Pergunto; o corpo não sofre nenhuma interferência desse tipo, assimilando alguma informação daquele "enxerto"?

2007-01-20 12:37:57 · update #1

3 respostas

Em primeiro lugar, o DNA (DesoxirriboNucleic Acid) está localizado em todo nosso corpo, desde a ponta do cabelo às unhas dos pés. Ninguém, nem mesmo irmãos gêmeos, possuem o mesmo DNA. É ele quem determina o tipo sangüíneo, e é por isso que ele terá uma "influência" muito indireta. Mas o DNA não irá interferir no caso de transplantes porque ele é apenas um código com as características da pessoa. Se o DNA interferisse, a pessoa teria que encontrar um doador com o mesmo DNA que ela, e como isso é impossível, os transplantes também seriam impossíveis, concorda? O que influencia é o tipo sanguíneo, que caso misturado com outro tipo diferente provoca a aglutinação das hemáceas, entopindo os vasos sanguíneos e podendo até provocar a morte. Outra coisa que influencia nos transplantes é a aceitação do organismo; mesmo sendo do mesmo tipo sangüíneo do doador, o organismo do receptor pode regeitar o órgão recebido (isso não tem nada a ver com o DNA). Respondido? Excelente pergunta essa, muito criativa.

2007-01-20 11:46:54 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Não, pois o DNA está ligado à apenas as caracaterísticas genéticas de cada indivíduo, como cor de pele, cabelo e entre outros, e não as características sanguíneas que é a mais importante para um transplante bem-sucedido e além do mais o DNA se difere em cada ser humando sendo quase impossível achar uma pessoa de mesmo DNA.


P.S: BOA PERGUNTA!!!
VLW

2007-01-20 10:03:52 · answer #2 · answered by ? 3 · 0 0

Acredito que não. Respondo com uma outra pergunta: o DNA não é no sangue?
Se for claro que não interfere, porque ele ira circular no novo órgão. Como da mesma forma, transfusão de sangue não interfere.

2007-01-20 10:02:02 · answer #3 · answered by LÚCIO 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers