Claro que sim,basta ler a obra de Marx,ele teve idéias muito mais humanitárias do que as que percebemos oriundas de algumas igrejas.
2007-01-20 07:57:40
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
os seres sociais são altruista por natureza e toda nave mãe é uma canoa furada!
2007-01-20 16:29:16
·
answer #2
·
answered by Atanásio 6
·
1⤊
0⤋
Eu sou ateu e agnóstico e me preocupo pelas pessoas e em especial pelas crianças, eu apadrinho duas escolas do interior e mando roupas e brinquedos para eles o ano todos, isso como ateu agnóstico eu não posso fazer?
2007-01-20 16:04:34
·
answer #3
·
answered by Os Okampas 7
·
1⤊
0⤋
Fraternidade e compromisso social não tem nada a ver com religião , cultura , nacionalidade . Isto é inerente ao ser humano de bem .
2007-01-20 16:03:16
·
answer #4
·
answered by pena 5
·
1⤊
0⤋
Pode, mas se há, não há fundamento último para tal...se não existe Deus e só existe aqeuilo que nossos sentidos podem captar e se tudo acaba com a morte do corpo físico, para que ser altruísta?
2007-01-21 05:19:39
·
answer #5
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
0⤋
Sim, acredito. Muitas pessoas criticam o ateísmo com o argumento de que sem Deus, ou sem as religiões, não teriamos como ser bons, nem onde nos basear para estabelecer ética e moral. Parece-me ser o contrário.
Não só não devemos basear nossa moral e ética nas religiões, como de fato a maioria de nós não o faz. Se fossemos nos orientar em escrituras como a Bíblia e o Corão, o adultério e o homossexualismo seriam crimes puníveis com a morte, a mulher seria considerada um ser inferior e propriedade do homem no casamento, entre tantas outras aberrações. Muitos países islâmicos ainda condenam à pena de morte "crimes" como homossexualismo e adultério seguindo a lei islâmica, a lei de Deus. A Bíblia não apresenta idéias muito diferentes. Mesmo em muitos países cristãos, o adultério e o homossexualismo era crime previsto em lei até não muito tempo atrás. O Deus do velho testamento não me parece um bom modelo para se retirar padrões de ética e moral, como a lógica do olho por olho. No novo testamento, Jesus (que era Deus também) veio ao mundo para sofrer terrivelmente e ser executado para que Deus pudesse conhecer o sofrimento humano, mesmo sendo Ele onisciente e capaz de já saber como é isso de antemão. Masoquista, para dizer o mínimo.
No livro de Dawkins (referência abaixo), ele descreve um experimento muito interessante realizado por um psicólogo israelense: a narrativa da matança comandada por Josué (e ordenada por Deus) na batalha de Jericó foi apresentada a mil crianças entre 4 e 8 anos. Em seguida, os pesquisadores perguntaram às crianças a seguinte pergunta moral: Vc acha que Josué e os Israelenses agiram corretamente? 66% das crianças aprovaram totalmente e 26% desaprovaram. E entre as que desaprovaram algumas o fizeram pelo motivo errado (na minha opinião), ou porque disseram que Josué não deveria ter matado os animais ou porque ele não deveria ter destruído tudo, pois os israelenses poderiam aproveitar alguma coisa. Não acaba por aí. Os pesquisadores apresentaram a outro grupo de crianças, também israelenses entre 4 e 8 anos, a mesma narrativa, porém mudando os nomes dos personagens e das localidades para nomes chineses. Desta vez, 75% das crianças desaprovaram as atitudes narradas na história. Este experimento, publicado em revistas científicas, mostra que a religião na verdade faz o contrário: ela afeta e distorce nossos julgamentos morais.
O ponto é que no ateísmo, as pessoas poderão continuar a fazer coisas ruins e coisas boas, mas elas não farão coisas ruins em nome do ateísmo. Os religiosos adoram citar exemplos como Stalin e Hitler, porém eles não fizeram o mal em nome do ateísmo, mas, respectivamente em nome de uma ideologia dogmática e uma insana e NAO-científica teoria de melhoramento de uma raça. Guerras religiosas foram realmente feitas em nome da religião. A história está repleta de desgraças feitas em nome de Deus.
É claro que existem religiosos moderados, que aliás são moderados justamente porque não seguem à risca preceitos morais e éticos dos livros sagrados. Porém, o perigo das religiões e da fé religiosa é que ela estimula as pessoas a abraçarem verdades universais e idéias sagradas sem questionamento. Proposições religiosas não precisam de justificação, racicínio, nem provas, apenas FÉ. A história mostra que esse é um caminho muito perigoso.
2007-01-20 21:43:19
·
answer #6
·
answered by Ken 3
·
0⤊
0⤋
Sabe como é, eles misturam tudo, acabam fazendo algo certo por engano, vai ver até fé em Deus tem, Paulo era assim e acabou se tornando o maior apóstolo da Bíblia.
2007-01-20 19:10:13
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim, com certeza.
Antigamente, existia uma máxima na Igreja Católica (e ainda há) que é copiada pelas igrejas protestantes (evangélicas) que dizia que fora da Igreja (Católica) não há salvação.
Entretanto, não faltam exemplos de gente que vivem enfurnada em igreja e que são exemplos não de virtude, mas sim de tudo aquilo que não deve ser seguindo em matéria de solidariedade e humanismo.
Até porque o ateu, simplesmente, não crê em Deus.
Mas isso não quer dizer que ele seja um satanista, o que é outra história.
Acho até mesmo que por eles não terem religião eles tendem a praticar a caridade com enfoque universal,
enquanto os carolas só fazem fraternidade paroquial. Ou seja, os primeiros não costumam julgar a quem estão ajudando, se está precisando de auxílio vão lá e fazem o que precisam.
Já os segundos, só prestam auxílio, via de regra é claro porque há exceções, àqueles que professem a mesma fé.
Excluindo o resto da humanidade.
Assim, os falsos religiosos assim procedem porque acreditam naquilo que lhes é tão propalado nos sermões: "Fora da (nossa) igreja não há salvação!"
2007-01-20 19:04:57
·
answer #8
·
answered by Max 3
·
0⤊
0⤋
É só o que existe e mais nada!... Nem precisava fazer essa pergunta. Basta conhecer um ateu e lidar com ele. Vai ver que jóia de sujeito! Cara verdadeiro!...
2007-01-20 18:58:45
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Interessante esta pergunta, porque fraternidade e compromisso social existem mais firmemente justamente em sociedades cuja estrutura nao e baseada em religiao.
Usando um exemplo mais extremo,as sociedades religiosas do Oriente Medio. Estas sociedades, como Arabia Saudita, Iran,etc, colocam importancia da pratica do Islam acima das necessidades e dignidade de seus cidadoes.
A grande maioria dos iranianos, para sua surpresa, vivem no nivel de pobreza, apezar dos bilhoes de dolares arrecadados todo ano com exportacao de petroleo. Somente 10% da populacao tem acesso a servicos sociais.
No Iraque, o odio religioso entre xiitas e sunis impede qualquer fraternidade.
Na Irlanda, Catolicos e Protestantes tem lutado por decadas.
Por outro lado, paises oficialmente sem religiao, como os paises escandinavos, Australia, Inglaterra, o nivel de compromisso social e bem mais alto.
Religiao, na verdade, e a forca que causa separacao e tambem guerra.
As tres grandes religioes nasceram no Oriente Medio. Veja como esta a fraternidade e compromisso social naquela area.
2007-01-20 17:46:17
·
answer #10
·
answered by Dr. Sabetudo 3
·
0⤊
0⤋
Você está querendo se promover. E não será a minha custa, simplesmente porque as pessôas que se dizem conhecedoras das palavras de DEUS, geralmente não as colocam em prática. Se você às conhecesse não as colocaria em discussão.
2007-01-20 16:15:51
·
answer #11
·
answered by mederixjbl 4
·
0⤊
0⤋