Faz sim, amiga. Desde problemas ortopédicos como tendinite e desvio na coluna, até problemas oftalmológicos pelo uso excessivo do monitor. Mas o principal problema é o psicológico, provocado pelo isolamento a que se impõe quem fica muito tempo no computador. As pessoas acabam se afastando do convívio com os amigos e com a família em prol de um convívio virtual. Isso não é bom para a saúde mental.
2007-01-20 07:25:16
·
answer #1
·
answered by lilinha32 7
·
2⤊
1⤋
sim.
2007-01-20 16:23:05
·
answer #2
·
answered by flor-de-lys 6
·
0⤊
0⤋
sim
desde a postura errada
piscamos menos, diminui a lubrificaçao dos olhos... piora os problemas jah existentes, no meu caso a miopia
diversas coisas
tendinite, como agora =[
sedentarismo, pode dar trombose... a circulação, no geral
etc.
2007-01-20 15:32:43
·
answer #3
·
answered by Impatience 2
·
0⤊
0⤋
A introdução do computador no dia-a-dia das pessoas está criando uma nova cultura social em escala mundial a partir de uma nova linguagem. "É um tipo inovador de diálogo, muito distinto no tempo e no espaço do que chamamos de normal: é o diálogo virtual", como caracteriza a semióloga Lúcia Santaella, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. A semiótica estuda a simbologia da linguagem. Para alegria de Santaella, a cultura do computador com seus novos signos está abrindo um rico campo de estudos para a sua especialidade. E os primeiros resultados dessa pesquisa, em todo o mundo, mostram o aparecimento de novas formas de socialização e comportamento. "A comunicação via computador, através da Internet e do correio eletrônico, criou uma forma híbrida de signos, algo situado entre a fala e a escrita", diz ela. "Podemos dizer que é a escrita oralizada." O que explica a franca aceitação de certos símbolos, ou ícones, usados pelos programas de computador, como o sorriso de uma bolinha quando fazemos algo corretamen-te ou a cesta de lixo animada quando precisamos jogar fora alguma coisa "deletada".
Mas, se o computador está transformando a comunicação e criando uma linguagem comum entre pessoas dos mais distantes pontos do planeta, não está, por outro lado, favorecendo a propagação da cultura. É fato que o crescimento da World Wide Web colocou à disposição do mundo uma quantidade de informações, de todo o tipo e qualidade, nunca antes visto. Plugado na rede, qualquer um pode visitar as maiores e melhores bibliotecas do mundo. No entanto, esse fabuloso acervo de dados não produz conhecimento como deveria, segundo opinião do historiador da cultura Nicolau Sevcenko, professor da USP e da Universidade de Londres. Sem negar a importância do avanço tecnológico, ele teme que as gerações mais jovens sejam induzidas a hábitos mentais que não valorizam o raciocínio cultural. "O efeito perverso disso é o fator quantitativo, a importância que se está dando ao acesso ilimitado de fontes de informação, sem a contrapartida no aprofundamento do conhecimento."
A distância e má vontade que a maioria dos jovens tem em relação aos livros é um dos indicativos que Sevcenko aponta para justificar a sua preocupação. "Hoje, as pessoas me perguntam se eu tenho navegado na Internet e não mais sobre os livros que tenho lido", argumenta. "Infelizmente, navegar na Internet ainda é deslizar apenas na superfície", diz.
Para Santaella, outra consequência negativa da expansão da informática atinge o contingente de analfabetos no País. "O Brasil saltou da cultura oral para a cultura de massas, sem passar pela cultura letrada", diz. "O que explica a sobrevivência até hoje de tantos analfabetos." A nova cultura do computador vai condenar esse contingente de excluídos a um ostracismo ainda maior. "Temo que eles acabem sendo vistos como uma subespécie pelo resto da sociedade."
Há poucos anos, quem falava em computador parecia ter uma linguagem própria, estranha à sociedade. Agora tem-se quase como certo que estranhos serão os que não conseguirem se entender com as máquinas. Para um país acostumado a excluir parte de seu povo do desenvolvimento, a revolução digital oferece a chance de corrigir uma desigualdade histórica.
2007-01-20 15:30:58
·
answer #4
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
Lilinha respondeu a pergunta com maestria...
2007-01-20 15:29:41
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Faz mal a vista pq os olhos muito tempo em frente a tela não ficam bem lubrificados, já que não piscamos muito enquanto prestamos atenção ao que se passa na tela, e isso ainda piora com a exposição ao ar-condicionado.
abraço.
2007-01-20 15:28:27
·
answer #6
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Faz. Tenho um amigo que morava na frente do computador, e deu um problema na visão dele, que agora pra ele ficar no PC, tem que usar óculos escuros. Espero ñ passar por isso.
Abraços!!!
2007-01-20 15:27:07
·
answer #7
·
answered by Thiago 5
·
0⤊
0⤋
Sim. Causa problemas de visão, muscular e ósseo. Estou, nesse exato momento, com tendinite no cotovelo direito por excesso de digitação.
2007-01-20 15:26:30
·
answer #8
·
answered by immanu 2
·
0⤊
0⤋
Não! Mas também ñ é bom p/ cabeça, dependendo do que vc faz no computador. Tente ñ exagerar, ficar com os olhos muito tempo vidrados na tela pode prejudicar a visão e algumas pssoas acabam esquecendo de piscar, o que atrai o problema de ter "olhos secos", uma doênça reconhencida pelos médicos...
2007-01-20 15:27:54
·
answer #9
·
answered by Mimi 1
·
0⤊
1⤋