Quando se diz de "reduzir impostos" ou "diminuir a carga tributária", através do Presidente de um modelo de República como a Federativa do Brasil, de modo mágico e no toque de uma caneta, demonstra-se total desconhecimento dos mecanimso que regem o País.
Fico ouvindo com desdém isso de políticos e de alguns comentaristas econômicos que não se atém aos procedimentos do regimento constitucional e da prórpia forma do Governo Brasileiro como um todo.
Inicialmente União, estados, municípios e Distrito Federal são autônomos entre si, os impostos que estão distribuídos no nosso País segue o modelo de desigualdade social, onde reduzir daqui não implica em reduzir dali, e fere aspectos institucionais importantes que regem a constituição. Logo, os ajustes na questão tributária tem sido uma discussão tão longa e estafante que muitos presidentes já tentaram mexer com essa estrutura que somente suga do cidadão e pouco retribue em logísitca e estrutura de benefícios.
A cadeia produtiva do Brasil e o escoamento da produção vem sendo tema de repetitivas manchetes jornalísticas, além das intempéries do tempo diverso e o modo como nossa produção é armazenada e distribuida para a população e para o estrangeiro. Temos duas produções a que é exportada, dentro dos padrões internacionais e a importada para os Estados e municípios, alícotas diferenciadas, acordos protecionistas, desnivelamento de arrecadação que propicia somente o aumento da carga tributária. Por fim, temos a situação de uma reforma tributária onde os Estados se esquivaram de debater sobre o assunto e ficou como está.
No dia em que o Brasil pensar em ser um país que queira alançar o crescimento do seu povo como um todo, quem sabe, a utopia se transforme em números possíveis de crescimento. E exatamente a concentração de interesses e elites que prejudica nosso país e torna a Argentina uma Fênix. Lá, talvez haja ganância mas prevalece o pretenso "nacionalismo argentino" que ainda resta, aqui somos eternos neoliberais de plantão que não sabem unir seus interesses em torno de objetivos mais desafiadores e se vestem e pousam ao lado do Tio Sam.
Quanto ao Legislativo bicameral que caberia a análise e colaboração de um ante-projeto competente, esbarra nos antagonismos políticos e cuidam bem melhor de se autoaumentar em 91% que outros assuntos nacionais. E em se tratando do Poder Judiciário que fecha a pirâmide brasileira cuida também de se auto-aumentar para resguardar direitos adquiridos nos quais são exímios especialistas.
E POR ESTAS RAZÕES E OUTRAS AQUI NÃO APONTADAS QUE O PAÍS INSISTE NO CAMINHO QUE ESTÁ.
2007-01-20 04:39:18
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
1⤊
0⤋
Os recordes de arrecadação são decorrentes da oneração aos brasileiros de quase 40% de impostos. Tudo isso para manter gastos ordinários e mais os gastos extras com CCs, aerolulas, cerimonias de posses e corrupções. Para diminuir o governo deveria ter coragem para cortar essas depesas extras que são supérfluas.
2007-01-20 04:35:26
·
answer #2
·
answered by Josh Mac. 4
·
1⤊
0⤋
Pode não ser a única, mas a forma mais viável de diminuir a carga tributária é reduzir as despesas do Estado. É ilusório acreditar que é possível reduzir a carga tributária sem estabelecer a contrapartida de redução de gastos, até porque nada é de graça e é necessário dinheiro para pagar o salário dos funcionários públicos, dentre outras despesas.
O problema é que parte do inchaço estatal decorre da exigência feita pela população ao Estado para a solução dos problemas sociais e econômicos. Assim, p.ex., a Constituição Federal promulgada em 1988 previu a universalização do atendimento à saúde no art. 196. Isso aumentou enormemente a despesa com o sistema de saúde e tornou necessária a criação do então Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira, atual CPMF, sem o qual as contas do governo não fechariam.
Em resumo: para que a carga tributária diminua, é necessário que as pessoas parem de depender do Estado para cuidarem de suas necessidades, de forma que as despesas governamentais diminuam, gerando menos necessidade de impostos.
2007-01-22 10:35:15
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O LULA disse q esta baixando kkkkkkkkkkkkk
2007-01-20 04:33:08
·
answer #4
·
answered by neto 5
·
0⤊
0⤋
Pra diminuir os impostos seria necessário que o governo parasse com a corrupção que existe entre eles. Ser mais justo com o povo brasileiro.
2007-01-20 04:27:16
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pergunta pro LULA...ele prometeu isso..
2007-01-20 04:22:59
·
answer #6
·
answered by Alessandro C 3
·
0⤊
0⤋