anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.
A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Causas e grupos de risco
A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres).
Muitos especialistas acreditam que a influência da mídia é a principal (mas não a única) causa de transtornos alimentares. Isto porque a mídia comumente (mas não sempre) impõe o estereótipo em que a magreza é um fator importantíssimo, senão indispensável, para o sucesso social e econômico de uma pessoa, desde redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, cuja personalidade está em formação, e casos de garotas anoréxicas entre 11 a 14 anos existem com relativa freqüência.
A anorexia nervosa foi pouco discutida na cobertura jornalística da morte de algumas pessoas que morreram justamente devido a complicações da doença, como Karen Carpenter e Terri Schiavo e Ana Carolina Reston.
Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem anoréxicas.
Pessoas em certas profissões, como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar uma pessoa a decidir por diminuir seu peso, possivelmente resultando em um transtorno alimentar. O perfeccionismo também é um fator de risco.
Tratamento
A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada e curada. Uma vez diagnosticada, o anoréxico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. Punições contra recaídas geralmente são pouco efetivas, uma vez que o objetivo do anoréxico é emagrecer a todo custo. A força de vontade do anoréxico em tratar-se é importante, mas como a negação do problema é frequente, médicos, terapeutas e familiares precisam ser pacientes enquanto motivam e apóiam o anoréxico em sua recuperação. Paciência, diálogo e motivação são essenciais no tratamento contra a anorexia.
2007-01-19 14:30:42
·
answer #1
·
answered by Vera Lúcia 3
·
0⤊
0⤋
Emagrecimento. Anoréxicas com 42 Kg são consideradas de peso bom. Freqüentemente o peso chega a 36 Kg ou menos.
Vômitos. Provocados com os dedos, com cabos de colher, com arames, com contrações abdominais, etc. Elas vomitam no banheiro, no chuveiro, em vasos de plantas, sacos plásticos, papel higiênico, onde for possível. Se não vomitarem se sentem sujas por dentro e completamente "estufadas" por terem comido um grão de ervilha.
Quando se consegue que elas façam refeições com a família, sempre há um motivo para saírem da mesa logo que acabam de comer. Geralmente vão ao banheiro vomitar em segredo. " Amenorréia (interrupção da menstruação). A menstruação pode cessar antes de perda de peso grave (a desnutrição não é a única causa da amenorréia) e pode voltar antes de um ganho de peso importante.
Destruição do esmalte dentário (por causa dos vômitos).
Pele seca e amarelada, cabelos finos, secos e quebradiços (pela desnutrição).
Excesso de exercícios físicos.
Visão distorcida do próprio corpo. As anoréxicas nunca acham que estão magras o suficiente. Elas se olham no espelho e vêem os seios e o abdômen grandes demais.
Uso (geralmente escondido) de diuréticos, laxantes, hormônios de tireóide e pílulas para emagrecer.
Comorbidade (doenças concomitantes) com Depressão, DOC principalmente alternância de fases com Bulimia.
Isolamento social. São retraídas, pouco expansivas, quase sem amigos, não tem namorado,
Adoram cozinhar e servir comida para os outros.
Geralmente são meninas inteligentes, perfeccionistas e bonitas.
Acham que o tratamento é totalmente desnecessário. Vão ao médico apenas para que a família as deixem em paz.
Alternância com fases de Bulimia, quando comem tudo que está pela frente, a ponto dos pais terem que trancar a despensa da casa.
Causas.
A causa determinante é desconhecida. Quem já viu uma Anoréxica de 40 KG sair de um coma e continuar sem nenhuma crítica da situação sabe que o problema não pode ser apenas emocional. Provavelmente existem componentes psicológicos, biológicos, ambientais e culturais.
Psicológicos: Anoréxicas se imaginam tolhidas, sem liberdade, sem autonomia, controladas demais pela família, mesmo que objetivamente não o sejam. Explicações psicanalíticas sobre dificuldade de assumir o papel feminino, de se identificar com a figura materna etc., podem ser um assunto interessante para se discutir mas não costumam trazer benefícios para as pacientes.
Biológicos: familiares de anoréxicas podem sofrer de Distúrbio Obsessivo Compulsivo, Depressão, Bulimia, Pânico, Tricotilomania. O tratamento é eficaz com medicamentos que também agem nessas patologias.
Ambientais e culturais: obsessão pelo peso ideal que acaba extrapolando e se transforma em doença.
Tratamento.
O principal objetivo do tratamento é ganhar peso. O fato é que as pesquisa mostram que o mais importante de tudo é normalizar o peso. É aí que a coisa toda complica. Começa o famoso "enquanto não descobrir a causa ...", "não adianta obrigar a comer enquanto não descobrir o porque..." etc. O fato é que as pesquisa mostram que o mais importante de tudo é normalizar o peso. Mesmo que seja contra a vontade da paciente e mesmo que não se saiba a causa da Anorexia.
Antidepressivos.
Porque eles diminuem o caráter compulsivo dos vômitos, da distorção da auto-imagem, porque eles agem no Sistema de Neurotransmissores que estão alterados nessa doença. O tempo de espera para começar o efeito é de várias semanas; além disso a paciente não aceita estar doente e não quer tomar remédios (a não ser aqueles que a façam perder mais peso). Portanto aí já começa a primeira batalha entre os pais e a paciente. Existem muitos Antidepressivos diferentes e pode ser que as primeiras tentativas não tragam resultado. Nesse caso, é preciso ter paciência para uma tentativa com outro medicamento, que também precisará de algumas semanas para ser avaliado.
Psicoterapia.
É muito importante, embora geralmente as pacientes só vão ao Terapeuta para que a família as deixe em paz. Esse é um dos motivos pelos quais a Psicoterapia não se aprofunda, fica arrastada, parece que é um castigo semanal para a paciente. A forma de Psicoterapia mais eficaz é a Cognitivo Comportamental (TCC).
Orientação Nutricional.
2007-01-20 09:26:58
·
answer #2
·
answered by JAS 7
·
0⤊
0⤋
As características essenciais da Anorexia, são a recusa do paciente a manter um pesoo corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.
A Anorexia é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.
Normalmente a pessoa anorética mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura. Quando a Anorexia Nervosa se desenvolve em numa pessoa durante a infância ou início da adolescência, pode haver fracasso em fazer os ganhos de peso esperados, embora possa haver ganho na altura.
2007-01-20 00:59:03
·
answer #3
·
answered by Tata R.S. 1
·
0⤊
0⤋
bem, a anorexia é um problema pscicologico, seus sintomas são:
a pessoa tem apetite seim mais sente culpa em comer o que pode causar ate vomitos.
ao se olhar no espelho a anorexia recria no cerebro uma imagem distorcida da pesso não importando o quanto ela esteja pesando ela se ve com o sextuplo disso ou até mesmo mais.
alem disso a anorexia pode levar ate a morte
ate mesmo ao comer a maça a pessoa se imagina engordando mais e mais
quase toda anorexia tem ao menos 81% de chance de provocar tambem uma bulimia nervosa
por isso a anorexia tem que ser tratada sim, deforma rigorosa e certa.
espero ter te ajudado
2007-01-19 22:23:50
·
answer #4
·
answered by lu 1
·
0⤊
0⤋
cuidado excessivo com a balança problemas psicológicos com o corpo a falta de auto estima.
2007-01-19 22:15:08
·
answer #5
·
answered by kessabe 4
·
0⤊
0⤋
A pessoa se vê de forma irreal diante do espelho, se acha gorda apesar de muitas vezes estar só no osso.
Beijos.
2007-01-19 22:14:04
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os seguintes indicadores ou sintomas sugerem diagnóstico clínico de anorexia nervosa:
Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas.
Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
Negação quando questionado sobre o transtorno.
Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Outros sintomas e perigos incluem:
Bulimia nervosa, que pode desenvolver-se posteriomente em pessoas anoréxicas.
Danos intestinais, quando o anoréxico faz uso excessivo de laxativos.
Danos ao rim, quando o anoréxico faz uso excessivo de diuréticos.
Anemia, devido ao baixo nível de ferro.
Osteoporose, devido ao baixo nível de cálcio, ou à deficiência do intestino em absorvê-lo.
Deficiências no sistema endócrino, que levam à parada do ciclo menstrual em mulheres.
Constipação
Lábios muito secos.
Pobre circulação do sangue, resultando em cor roxa em extremidades.
Dores de cabeça
Acúmulo de fluidos no calcanhar durante o dia e em torno dos olhos durante a noite.
A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração).
[editar] Causas e grupos de risco
A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres).
Muitos especialistas acreditam que a influência da mídia é a principal (mas não a única) causa de transtornos alimentares. Isto porque a mídia comumente (mas não sempre) impõe o estereótipo em que a magreza é um fator importantíssimo, senão indispensável, para o sucesso social e econômico de uma pessoa, desde redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, cuja personalidade está em formação, e casos de garotas anoréxicas entre 11 a 14 anos existem com relativa freqüência.
A anorexia nervosa foi pouco discutida na cobertura jornalística da morte de algumas pessoas que morreram justamente devido a complicações da doença, como Karen Carpenter e Terri Schiavo e Ana Carolina Reston.
Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem anoréxicas.
Pessoas em certas profissões, como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar uma pessoa a decidir por diminuir seu peso, possivelmente resultando em um transtorno alimentar. O perfeccionismo também é um fator de risco.
2007-01-19 22:12:47
·
answer #7
·
answered by WebMaster 7
·
0⤊
0⤋
falta de apetite.
2007-01-19 22:12:11
·
answer #8
·
answered by olhos_verdes 6
·
0⤊
0⤋