Prezado filósofo:
Embora os sintomas e conseqüencias do alcolismo sejam físicos e o mesmo seja classificado como doença no CID (Y90 e Y91), o distúrbio tem fundo psicológico e minha resposta será sob esta ótica.
Minhas indicações:
1) Para atender a emergência
Como tudo parece indicar, seu parente corre risco de vida. Para sanar a emergência e salvar-lhe a vida, ele precisa ser internado numa clínica para tratamento de drogados, mesmo contra a vontade. Com isto, ganha-se tempo para RESOLVER o problema.
2) Para resolver o problema
Procure um profissional de psicologia, com formação em Análise Transacional. Uma vez que conheça o paciente (e, preferencialmente, os membros da família), ele poderá ajudar com o convite mais adequado e eficiente para ser feito ao paciente, para que possa parar de beber. Mas antes, muna-se da informação a seguir, para poder aproveitar melhor o tempo do psicólogo.
• Um alcólatra, assim como um tabagista ou, num exemplo mais duro, um garoto que desce o morro para vender drogas, é alguém que tomou, muito cedo e SOB INFLUENCIA DE UMA OU MAIS FIGURAS PARENTAIS, uma decisão de morte.
• Tal decisão SÓ PODE SER REVOGADA PELO PRÓPRIO PACIENTE. Por isto a internação não resolve o problema - mas ganha-se tempo com ela. O máximo que se pode fazer é convidar adequada e eficientemente para tomar a decisão de revogar a decisão de morte.
• É útil listar o que vai bem e o que vai mal, tanto do paciente quanto das pessoas do convívio dele.
• Ameaças (tipo "você vai morrer") não surtem efeito algum, por uma razão muito simples: o medo de perder o amor/atenção da(s) figura(s) parental(is) que influenciou(aram) a decisão de morte é muito maior que o medo da morte ou de qualquer ameaça que seja feita. Se ameaças tivessem algum efeito, ao ver as fotos que aparecem nos maços de cigarro ninguém seguiria fumando.
• O uso de qualquer droga - o álcool é a pior delas - está muito ligado à ausencia de permissões adequadas (o termo "permissão" é aqui usado como definido pela análise transacional - pergunte ao psicólogo).
• Sociedades do tipo "Alcólicos Anônimos" são INÚTEIS. Trata-se apenas de um Jogo Psicológico, nos quais alguns participantes já tomaram a decisão de revogar a decisão de morte e outros não. Há casos impressionantes em que, em alguns grupos, TODOS pararam de beber. Como isto significaria o fim do Jogo Psicológico, alguns componentes VOLTARAM a beber, só para dar prosseguimento ao jogo. O termo "Jogo Psicológico" faz parte do jargão da Análise Transacional, pergunte ao psicólogo sobre seu significado.
• A revogação da decisão de morte só se dá pelo abandono do "script" - o que é quase impossível - ou pela adoção de um "script" alternativo mais brando. Será necessário procurar por tais alternativas no próprio paciente, pois não é possível fornecer ao mesmo um "script" que ele já não possua. Um psicólogo com formação em Análise Transacional pode esclarecer melhor mas, muito resumidamente, os "scripts" são histórias de vida, muitas vezes baseadas em histórias infantis, que as pessoas adotam entre dois e seis anos de idade (é isso mesmo!) e fazem acontecer de verdade - mas nunca com finais felizes. O mundo está cheio de "Belas Adormecidas" que acordam aos 40, 50 ou 60 anos, "Chapeuzinhos" que passam a vida num leva-e-traz de recados e coisas e "Peter Pans" que nunca passam dos 12 anos, só para citar alguns exemplos.
2007-01-20 02:09:35
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
0⤊
0⤋
Alcoolismo é uma doença e está comprovado isto. Você disse que já tentou de tudo para resolver o problema, mas será que já o levou para uma visita ao A.A. alcoólicos anônimos, eles têm o seguinte lema: se o seu caso é beber, o problema é seu, mas se o seu caso é parar de beber, o problema é nosso. Acho este lema um bom começo para deixar para trás todo sofrimento. Espero que você seja bem sucedida nesta nova investida. Boa sorte pra você e muito mais para nosso irmãozinho que tanto necessita.
2007-01-20 07:42:41
·
answer #2
·
answered by Broasky 6
·
1⤊
0⤋
Vivenciei o alcoolismo em minha família, e como qq dependência, é a pessoa que deve se conscientizar e procurar ajuda. Normalmente eles acham que podem parar qdo quiser, mas é engano. Somente o AA, pode ajudar um alcoólatra, isto é, se ele quiser!
2007-01-25 11:08:21
·
answer #3
·
answered by ........... 6
·
0⤊
0⤋
essa é uma má situação pois alcoólatras encontramos em quase todos os lares. mas deveria interna-lo em uma clinica especializada e caso não de certo a solução seria um copo com agua para ele toda vês em que ele acordar. afinal, ele deve estar de ressaca.
2007-01-23 13:30:04
·
answer #4
·
answered by malkavian 1
·
0⤊
0⤋
que situação! mas parece que esse aí não quer parar de beber mesmo! você tem 2 alternativas: interna a força e só sai de lá limpo....ou se afasta......enquanto ele souber que tem gente que vai atrás , que cuida...que se preocupa, ele não vai sentir nenhuma vontade de parar, mas quando perceber que ninguém mais o quer, que tá por conta de si, ai quem sabe ele acorda e se trata? bem, foi só uma opinião,afinal quem passa é quem sabe, e falar é fácil,,,, espero sinceramente que você encontre uma solução
2007-01-20 07:46:04
·
answer #5
·
answered by teca 4
·
0⤊
0⤋
Tenho ,ama-lo é conduzi-lo ao AA ,pessoas nessas condições tem quer ser monitoradas ,ah,se apegue à Deus;a gente tem que exercer a fé nessas horas.Boa sorte.
2007-01-20 06:18:44
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
procurar um tratamento especializado e dar apoio
2007-01-19 21:06:31
·
answer #7
·
answered by Fifi 2
·
0⤊
0⤋
Amigo lamento por vc , mas por mais boa vontade que vc tenha , só ele poderá se ajudar.
O alcoolismo detrói a família. A doença de um , deixa a todos doentes. Só ele poderá fazer algo por si mesmo.
Dê apoio , faça o que puder , mas tenha a certeza que todo teu esforço será em vão se o teu parente não quizer parar de encher a cara.
Boa sorte.
2007-01-19 20:20:47
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Entendo vc de uma forma que nem pode imaginar... O pior é q não se consideram doentes, acham que a gente só atrapalha a vida deles e não vê que queremos o seu bem, por isso ainda corremos atrás da cura... É mto difícil, internar não adianta, no hospital, como vc mesmo disse, saem e vão beber. E brigas com os médicos ??? Já cheguei escutar a frase aqui q "médico só põe a mão em mim depois q eu morrer" Eles não admitem ajuda. Se conseguir uma boa resposta me fale, pq infelizmente não posso te ajudar.
Boa Sorte!!!
2007-01-19 20:14:45
·
answer #9
·
answered by Cí 3
·
0⤊
0⤋
Tente interná-lo numa clínica especializada por um tempo maior para que consiga ultrapassar a abstinência e fazer um tratamento sério.
2007-01-19 20:07:43
·
answer #10
·
answered by Chandra 7
·
1⤊
1⤋