A resposta é extensa mais vale a pena ler até o fim.
*Qual é o nome de Deus?*
Salmo 83:18 diz: "Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, Somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra."
*Por que pouco se divulga o Tetragrama?*
Jeová é a tradução conhecida há séculos para o nome de Deus. Em hebraico, idioma lido da direita para a esquerda, o nome é escrito com quatro consoantes. Esses quatro caracteres hebraicos — transliterados YHWH — são conhecidos como Tetragrama.
Ao que tudo indica, durante o primeiro e o segundo séculos Era Comum, desenvolveu-se entre os judeus uma superstição contra o uso do nome de Deus. A Míxena (uma coleção de comentários rabínicos que se tornou o fundamento do Talmude) declara que “quem pronunciar o nome divino conforme é escrito” não terá parte no futuro Paraíso terrestre prometido por Deus.
Qual foi a origem dessa proibição? Alguns afirmam que os judeus consideravam o nome de Deus sagrado demais para ser pronunciado por humanos imperfeitos. Com o tempo, as pessoas começaram a hesitar até em escrever o nome. Segundo certa fonte, esse medo surgiu devido à preocupação de que o documento no qual o nome estivesse escrito pudesse acabar no lixo, dessacralizando o nome divino.
A Encyclopaedia Judaica diz que “as pessoas passaram a evitar pronunciar o nome YHWH . . . devido a um mal-entendido em relação ao Terceiro Mandamento”. O terceiro dos Dez Mandamentos dados aos israelitas por Deus declara: “Não deves tomar o nome de Jeová, teu Deus, dum modo fútil, pois Jeová não deixará impune aquele que tomar seu nome dum modo fútil.” (Êxodo 20:7) Assim, o decreto de Deus contra o uso impróprio do seu nome foi distorcido e transformado numa superstição.
É claro que ninguém afirmaria hoje que Deus faria alguém ser queimado na estaca por pronunciar o nome divino! Mas a superstição judaica em relação ao nome pessoal de Deus continua viva. Muitos ainda se referem ao Tetragrama como o “Nome Inefável” e o “Nome Impronunciável”. Há até aqueles que, de propósito, pronunciam errada toda menção de Deus para não violar a tradição. Por exemplo, pronunciam Jah, ou Yah, a forma abreviada do nome pessoal de Deus, como Kah. Até dizem Aleluka em vez de Aleluia. Alguns evitam até escrever a palavra “Deus” por extenso.
Mas o judaísmo não é em absoluto a única religião a evitar o uso do nome de Deus. Veja o caso de Jerônimo, sacerdote católico e secretário do Papa Dâmaso I. Em 405 EC, Jerônimo terminou seu trabalho de tradução da Bíblia inteira para o latim, que ficou conhecida como a Vulgata latina. Ele não incluiu o nome de Deus na tradução. Em vez disso, seguindo o costume do seu tempo, ele o substituiu pelas palavras “Senhor” e “Deus”. A Vulgata latina tornou-se a primeira tradução católica autorizada da Bíblia e serviu de base para muitas outras traduções em vários idiomas.
Por exemplo, a versão Douay, uma tradução católica de 1610, era basicamente uma Vulgata latina traduzida para o inglês. Portanto, não surpreende que essa Bíblia não incluísse o nome pessoal de Deus. Mas a versão Douay não era apenas outra tradução da Bíblia. Ela foi a única Bíblia autorizada para os católicos de língua inglesa até a década de 1940. De fato, por centenas de anos, o nome de Deus foi ocultado de milhões de católicos devotos.
Veja também o caso da King James Version (Versão Rei Jaime). Em 1604, o Rei Jaime I, da Inglaterra, designou um grupo de eruditos para produzir uma versão da Bíblia em inglês. Uns sete anos depois, eles lançaram a King James Version, também conhecida como Authorized Version (Versão Autorizada).
Também nesse caso, os tradutores decidiram evitar o nome divino, usando-o apenas em poucos versículos. Na maioria das ocorrências, o nome de Deus foi substituído por palavras como “SENHOR” e “DEUS”, para representar o Tetragrama. Essa versão se tornou o padrão para milhões de pessoas. The World Book Encyclopedia afirma: “Não apareceu nenhuma tradução importante da Bíblia para o inglês por mais de 200 anos após a publicação da King James Version. Durante esse tempo, a King James Version era a tradução mais amplamente usada nos países de língua inglesa.”
Essas são apenas três das muitas traduções da Bíblia publicadas nos séculos passados que omitem ou minimizam a importância do nome de Deus. Não admira que a grande maioria dos professos cristãos hoje hesite em usar o nome divino ou nem sequer o conheça. É verdade que, ao longo dos anos, alguns tradutores da Bíblia incluíram o nome pessoal de Deus em suas versões. A maioria dessas, porém, foram publicadas em anos mais recentes, com pouco impacto sobre a atitude das pessoas com relação ao nome de Deus.
Uma prática que vai de encontro à vontade de Deus
A prática comum de não usar o nome de Deus baseia-se unicamente em tradições humanas, não em ensinos bíblicos. “Não há nada na Torá que proíba a pessoa de pronunciar o Nome de Deus. De fato, nas Escrituras fica evidente que o Nome de Deus era pronunciado rotineiramente”, explica o pesquisador judaico Tracey R. Rich, que mantém um site na internet chamado Judaism 101. Realmente, nos tempos bíblicos os adoradores de Deus usavam o nome dele.
*A quem isso agrada?*
Sem dúvida, se conhecermos o nome de Deus e o usarmos, estaremos mais em harmonia com o modo aprovado de adorá-Lo, conforme o que era feito nos tempos bíblicos. Esse pode ser o primeiro passo para estabelecermos um relacionamento pessoal com ele, o que é muito melhor do que simplesmente saber qual é o nome Dele.
Na verdade, Jeová Deus convida-nos a ter com ele esse relacionamento. Ele inspirou o registro do seguinte convite caloroso: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tiago 4:8) Mas talvez você se pergunte: “Como um homem mortal pode ter essa intimidade com o Deus Todo-Poderoso?”
Pense no seguinte fato: a Bíblia menciona o nome pessoal de Deus, Jeová, milhares de vezes. Na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, o nome divino aparece 7.210 vezes! Foi o próprio Deus quem inspirou os escritores bíblicos a usar Seu nome de forma tão destacada. Um desses escritores, o salmista Asafe, escreveu: “Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” (Salmo 83:18) Davi também escreveu num salmo: “Faremos menção do nome de Jeová, nosso Deus.” — Salmo 20:7.
A Bíblia mostra que Jeová Deus examina nosso coração para saber como nos sentimos em relação ao Seu nome. O salmista disse: “Se tivermos esquecido o nome de nosso Deus . . . não o descobrirá o próprio Deus? Pois ele se apercebe dos segredos do coração.” (Salmo 44:20, 21) O profeta Isaías escreveu: “Agradecei a Jeová! Invocai o seu nome. Tornai conhecidas entre os povos as suas ações. Fazei menção de que seu nome deve ser sublimado.” — Isaías 12:4.
O próprio Deus disse: “Terão de saber que meu nome é Jeová.” (Jeremias 16:21) Em outra ocasião, ele declarou: “Hei de santificar meu grande nome que tem sido profanado entre as nações, . . . e as nações terão de saber que eu sou Jeová.” (Ezequiel 36:23) Algumas dessas declarações indicam que chegará o tempo em que Jeová demonstrará sua fúria contra aqueles que desrespeitam seu nome. Para Deus, a questão do Seu nome pessoal não é de pouca importância.
Como você pode chegar a conhecer a Deus por nome? O que está envolvido nisso? A Bíblia responde: “Os que conhecem o teu nome confiarão em ti.” (Salmo 9:10) É evidente que conhecer a Deus por nome envolve mais do que apenas saber qual é esse nome. É preciso confiar no Criador. Isso significa aprender o tipo de Deus que ele é, bem como suas qualidades e sua maneira de pensar. Isso o levará a confiar nele.
Apenas a leitura e o estudo cuidadosos da Bíblia poderão dar-lhe entendimento profundo sobre o tipo de Deus que Jeová é. Ele promete proteger os que mostram afeição por ele e pelo Seu nome. A respeito de quem age assim, Deus diz: “Visto que ele se afeiçoou de mim, eu também o porei a salvo. Protegê-lo-ei por ele ter chegado a conhecer meu nome. Ele me invocará e eu lhe responderei. Estarei com ele na aflição. Socorrê-lo-ei e glorificá-lo-ei. Eu o fartarei com longura de dias e o farei ver a salvação por mim.” — Salmo 91:14-16.
Que relacionamento maravilhoso Jeová Deus tem com aqueles que o conhecem por nome! Você também poderá ter um relacionamento como esse. Em suas orações sinceras, nunca hesite em usar o nome dele. Ele responderá porque, como diz a Bíblia, ‘ele não está longe de cada um de nós’. — Atos 17:27.
2007-01-19 03:01:29
·
answer #1
·
answered by FoLzinhA 3
·
0⤊
0⤋
o nome de Deus e JEOVA poucos dvilgam porque nao querem assumir que ele e o Deus verdadeiro o criador dos ceus e a terra isto agrada a todos aqueles que o adoro e acreditam nele de toda sua força mente e alma assim como eu.
2007-01-19 02:56:36
·
answer #2
·
answered by priscileni20 2
·
1⤊
0⤋
O nome pessoal de Deus no hebraico antigo
O nome Jeová (ou Iahweh, como preferem A BÃblia de Jerusalém, católica romana, e alguns eruditos) aparece quase 7.000 vezes nas Escrituras Hebraicas originais. A maioria das BÃblias não traz tal nome, mas o substitui por “Deus” ou “Senhor”. Todavia, mesmo nestas BÃblias, usualmente se pode saber onde o texto original hebraico usa Jeová, porque nestes lugares as palavras substitutas costumam ser escritas em maiúsculas e versaletes, assim: DEUS, SENHOR. Diversas versões modernas usam o nome Jeová ou Javé.
Um dos escritores BÃblicos perguntou : “ Quem ajuntou o vento na concavidade de ambas as mãos ? Quem embrulhou as águas numa capa ? Quem fez todos os confins da terra , levantar-se ? Qual é seu nome e qual é o nome de seu filho , caso o saibas ? ( Provérbios 30 :4 ) Jamais saberÃamos o nome de Deus , a menos que ele nos informasse.
Deus até mesmo escreveu seu nome com o próprio dedo ( Ãxodo 34 : 5 e 31:18 )
O nome de Deus aparece oito vezes nos dez mandamentos originais ( Ãxodo 20 :1- 17 ) Portanto o próprio Deus revelou seu nome ao homem , tanto verbalmente , como por escrito. As quatro letras do tetragrama hebraico , podem ser representadas em muitas lÃnguas modernas por YHWH ou JHVH .
Esse nome aparece por quase 7.000 vezes no antigo testamento , original ou escrituras Hebraicas .
Quem se agrada com a NÃO divulgação das coisa corretas sobre DEUS é seu maior opositor e seu adeptos que preferem crer naquilo que a BÃblia não diz ou que fazem adaptações para se encaixarem em suas interpretações. Como a Trindade por exemplo.
2007-01-19 02:48:58
·
answer #3
·
answered by Índião 6
·
0⤊
0⤋
O nome de Deus ou o Tetragrama deixou de ser usado por superstição . Os Judeus em virtude do mandamento de não falar o nome de Deus em vão, generalizou e simplesmente o substituiu por título tais como Adonai, senhor e outros. Agora, existe uma maneira maior de ofender alguém do que trocar ou menosprezar o nome? Imagina alguém te achamar de "coisinha" ou "fulano" isso é humilhante e ruim. Imagina o sentimento de Deus, sua própria ciração não o conhece pelo nome.
2007-01-19 02:45:15
·
answer #4
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Não é questão de agradar ou não. a pronúncia do tetragrama se perdeu no tempo. mas nós sabemos o Deus que nós servimos, é aquele que enviou seu único filho Jesus para nos salvar. então quando nos referimos a ele como Deus ou Senhor, Ele nos recebe, pois sabe que nos dirigimos a Ele.a respeito de Jeová, é uma forma híbrida, adicionando os sinais massoreticos de Adonai em YHWH.a proposito, os judeus antigamente para não pronunciar o nome de Deus(só era pronunciado uma vez ao ano pelo sumo sacerdote), pronunciavam Adonai, ou os atributos de Deus(El-shaddai, Elohin, El-shammah, etc).
2007-01-19 02:40:37
·
answer #5
·
answered by nenhum 2
·
0⤊
0⤋
raios, trovões e trovoadas!!!!!
se houvesse um deus, pq temos q acreditar q ele teria um nome?? esse negócio de dar nome às coisas é invenção dos humanos!!
se houvesse um deus, ele apenas "seria", bastaria a ele "ser", não precisaria "ter" nada, nem nome!!
2007-01-19 02:37:34
·
answer #6
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋
JEOVA, HEBRAICO
JAVÉ,GREGO
2007-01-19 02:33:40
·
answer #7
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋
.
Deus é Deus. Ele mesmo disse a Moisés: "Eu Sou o que Sou".
.
2007-01-19 02:32:45
·
answer #8
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
DEUS DA SILVA,POIS ME DISSERAM QUE DEUS É BRASILEIRO RSR
2007-01-19 02:35:28
·
answer #9
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
0⤊
1⤋
q pora e essa de tetragrama nunca ouvi falar.e deus pode se cahmar de qualquer nome ja q e um ser imaginario,podemos chamalo de astolfinho
2007-01-19 02:34:17
·
answer #10
·
answered by dinkwink 4
·
0⤊
1⤋