Para entender de uma vez por todas o que o Dr. Bernacchi quer dizer, li os seus livros "Ateus Graças a Deus" e "Jesus Cristo não existiu", disponíveis para download no sítio http://www.ateus.net .
Os livros são muito bem escritos, o que me leva respeitosamente a sugerir que o prof. dedique-se também a temas menos polêmicos, com os quais sem dúvida terá uma recepção bastante calorosa nos meios intelectuais.
Seus livros afirmam basicamente duas coisas: que Deus não existe, o que ele demonstra filosoficamente; que Jesus Cristo não existe, que ele procura demonstrar historicamente.
Dr. Bernacchi afirma categoricamente que "não acredita em Deus, nenhum Deus". Em que ele acredita então? Na não-existência de Deus.
Para argumentar, então, vamos admitir que ele acredite em um Deus: o Deus não existente, o Deus-nada, o Deus que nega a a si mesmo.
Nesse caso, ele acredita em um Deus, mas não na simplificação do Deus à existência. Um Deus que não necessita da percepção de pobres mortais, portanto pode até ter criado o universo, mas se declarou à não-existência.
Assim, o Sr. Bernacchi reverencia um outro tipo de Deus: a ausência do Criador. Portanto, ele tem o seu Deus, como todos necessitam da divindade, por serem a semelhança dela, e dela fazerem representação, através do espírito, ou como Mr. Alfredo chame. O que não deixa motivo para insultos de ambas as partes. A ausência de religião do Sr. Bernacchi é a sua religião. Seus livros são até bastante fervorosos, para acreditar que Jesus Cristo não existiu também é preciso fé. Eu acredito em muita coisa, em todas as religiões, acho-as igualmente belas, desde que preguem coisas éticas e filosóficas. Na verdade sou até crédulo demais, pois diferentemente do Sr. Bernacchi acredito na Bíblia, e até mesmo na "Superinteressante". Mas é claro que respeito quem não acredita.
De qualquer forma, acredito também que os argumentos do Sr. Bernacchi devem ser discutidos com argumentos, e não com ofensas. Se ele não gosta do meu Deus, paciência, já que também não tenho muita afinidade com o dele... Ainda que o estilo literário do Alfredo Bernacchi seja bastante agradável.
2007-01-19 14:09:36
·
answer #1
·
answered by filósofo 3
·
1⤊
1⤋
Suas perguntas parecem livros do Paulo Coelho: a capa é maravilhosa, o conteúdo fraco, a mensagem vagaba !
2007-01-18 22:43:33
·
answer #2
·
answered by Bad Dream 4
·
5⤊
1⤋
Essa estorinha de você chegando de mansinho e fazendo perguntinha tolinha ......tolinha......
2007-01-18 22:46:42
·
answer #3
·
answered by Gabi 2
·
4⤊
1⤋
Deus tudo permite!? Deus nós deu o livre-arbítrio. Nós que nos permitimos fazer tudo o que queremos. Então não vale por culpa em Deus nos nossos atos.
2007-01-18 22:31:01
·
answer #4
·
answered by Eretuz 6
·
3⤊
0⤋
Nós nos permitimos pois vivemos dentro de um livre arbitrio ,
e guiado pela nossa inteligencia e liberdade , tudo nos é permitido !Quanto acreditar, me faz lembrar uma pessoa ,que ao lhe perguntarem qual crença , ele respondia:
-- GRAÇAS A DEUS EU SOU ATEU!!!!!!!!
2007-01-18 22:43:41
·
answer #5
·
answered by waldemir d 2
·
2⤊
0⤋
Vamos fingir que esta e' uma pergunta genuina e nao uma provocacao, ok? Vou explicar entao:
Deus fez as leis e as informou ao homem atraves de seus profetas. O homem tem a opcao (livre arbitrio) de obedecer ou nao. Se nao obedecer sera' punido.
E' como o codigo de transito. As leis estao la disponiveis pra quem quiser saber. Se nao obedecer toma multa e pronto.
P.S.: Como alguem que nao existe poderia dar uma desculpinha? Alem do mais, Deus e' quem decide tudo, faz o que quiser e nao precisa se justificar pra ninguem.
2007-01-18 22:36:49
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
um dia todos teremos que prestar contas no tribunal na nossa própria consciência.
2007-01-19 15:47:18
·
answer #7
·
answered by Satori 6
·
1⤊
0⤋
Mas eu realmente não consigo entender isso...
Qual o problema Nele não interferir...? Se ficasse controlando tudo, nós seriamos só bonecos de ação, como aqueles que vendem em lojas! Em que a nossa capacidade de escolha e liberdade para agir anula a existência de um responsável pela Criação...? Deus simplesmente planejou tudo isso! O resto não tem sua interferência! Deus não é um cara que fica monitorando, impedindo desgraças e outras coisas... Nós também temos responsabilidades e, se erramos, pagamos! Infelizmente nossas ações acabam afetando a outros também!
Imagine, hipoteticamente, que Deus erre e exploda uma galáxia por um cálculo mal feito... Quantos seres vivos não sofreriam por esse erro? Agora, em menor escala, por um erro, um engenheiro planeja mal um condomínio! Ele desaba e muitos acabam morrendo! É a mesma coisa, mas em nível menor! A diferença é que Deus já sabe bastante para cometer uma besteira e nós, ainda estamos aprendendo a não errar...
Eu sei que você não vai acreditar em nada mesmo e vai considerar isso tudo como uma besteirada, mas é o que acredito até que me provem o contrário! ^^
2007-01-19 07:01:58
·
answer #8
·
answered by Makoto 6
·
1⤊
0⤋
Só vou querer entender duas respostas em particular.
Malak disse que "opção(livre arbítrio), que o homem que escolhe, o bem ou o mal. Logo em seguida diz "Agora, se não fizer o bem ele será punido.". Eu pergunto?
Aonde está a opção (livre arbítrio?) que vc falou???
outra de crdifísio. Ele(a) disse que está esperando a ajuda de Deus,
2007-01-18 23:29:30
·
answer #9
·
answered by lenebcarvalho 5
·
1⤊
0⤋
que PERGUNTINHA COMPLICADA......
Deus NOS DEU O LIVRE-ARBÍTRIO LOGO, GOZAMOS DELE DE ACORDO COM NOSSO ENTENDIMENTO E NOSSA INTENÇÕES E RESPONDEMOS POR ISTO
OS OLHOS DO SENHOR ESTÃO EM TODOS OS LUGARES !!!
2007-01-18 22:34:12
·
answer #10
·
answered by uma questão de injustiça 3
·
1⤊
0⤋