Samael Aun Weor (1917-1977), nascido como Victor Manuel Gomez Rodriguez, foi um neognóstico colombiano.
[editar] Obras
Victor Manuel Gomez Rodriguez (1916-1977), ou Samael Aun Weor (nome de seu ser espiritual) fundou o Movimento Gnóstico Cristão Universal (MGCU), uma instituição filosófica de cunho esotérico-iniciática. Nasceu na Colômbia, mas estabeleceu seu maior trabalho na capital do México, e sua missão era restabelecer os verdadeiros ensinamentos crísticos sobre a terra, dando milhares de conferências, conduzindo seminários e congressos latino-americanos sobre estudos gnósticos. Do MGCU saíram outras instituições criadas direta e indiretamente por Samael Aun Weor, tais como a Igreja Gnóstica Cristã Universal, a Associação Gnóstica de Estudos de Antropologia (Ageacac), o Partido Socialista Cristão Latino-Americano (Poscla) e o Instituto de Caridade Universal (ICU).
O Instituto teve sua primeira sede fundada em El Salvador em 20 de Abril de 1974, a partir das conclusões da Comissão encarregada de elaborar o projeto de Caridade Universal no Congresso Gnóstico Cristão Ecumênico de São Salvador, o qual foi realizado de 27 de dezembro de 1972 até 2 de janeiro de 1973.
Em 1978, além da sede de El Salvador, também já existiam sedes no México, na Colômbia, na Guatemala e nas Honduras, tendo no entanto a sua atuação ficado reduzida a alguns países de língua espanhola por um bom período. Teve livros traduzidos para o português, principalmente na década de 80.
Samael Aun Weor fundou a Associação Gnóstica de Estudos de Antropologia, instituição encarregada de pesquisar os aspectos espirituais de algumas culturas antigas. Os seguidores da Gnose Samaeliana aceitam que Samael é o Fundador do Gnosticismo Contemporâneo. Segundo o próprio, sua missão é divulgar os ensinamentos gnósticos, provendo as chaves para a auto-realização durante a Kali Yuga e preparar a humanidade para a futura civilização, chamada esotericamente de Khoradi, a qual seguirá à extinção da atual raça ariana.
Faleceu na noite de Natal de 1977, deixando vasta obra literária e seguidores ao redor do mundo.
Samael Aun Weor deixou a base da Revolução da Consciência: o verdadeiro caminho, capaz de aprimorar como o ser humano, aliando ao desenvolvimento espiritual ao desenvolvimento psicológico e de virtudes pessoais. Para tanto, em suas obras, estão contidas todas as técnicas e práticas necessárias para a AUTO REALIZAÇÃO.
Atualmente, as informações descobertas nos textos de Nag Hamadi, também chamados de "Os Manuscritos do Mar Morto", corroboram todas as informações proferidas por Samael: Jesus Cristo, foi o maior gnóstico de todos os tempos, e seus ensinamentos são uno, com àqueles ensinados por Samael.
Este Arcanjo, regente do planeta Marte, teve papel fundamental na história da humanidade, pois trouxe a luz do verdadeiro conhecimento divino (gnose) para o mundo essencialmente materialista em que vivemos.
GNOSE
Gnose é o substantivo do verbo gignósko, que significa conhecer. Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático. No grego clássico e no grego popular, koiné, seu significado é semelhante ao da palavra epistéme.
Em filosofia, epistéme significa "conhecimento científico" em oposição a "opinião", enquanto gnôsis significa conhecimento em oposição a "ignorância", chamada de ágnoia.
A gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.
O objeto do conhecimento da Gnose é Deus, ou tudo o que deriva dEle. Toda gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus absolutamente transcendente, existência que não necessita ser demonstrada. "Conhecer" significa ser e atuar, na medida do possível ao ser humano, no âmbito do divino. Por isso, "conhecer" implica a salvação de todo o mal (Ego) em que possa estar imerso o homem que venha a possuir esse "conheciment
O termo "Gnose" acabou designando nos tempos atuais um conjunto de tradições que acreditam no aspecto espiritual do Universo e na possibilidade de salvação por um conhecimento secreto. A Gnose traz com um toque ocidental a espiritualidade oriental, utilizando meditação, mantras, e práticas de cunho esotérico.
A palavra GNOSE significa sabedoria. É a busca por um profundo conhecimento de si mesmo e do universo. Esse conhecimento nos permite entender o que se passa em nosso interior, ou seja, nossos pensamentos, sentimentos e o porque de nossas ações; e também saber mais sobre tudo o que está ao nosso redor, sobre as pessoas, as plantas, os animais... Quantas vezes já ouvimos ou nos fizemos as perguntas: Quem somos? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui e Para onde vamos? Porque existe o mal no mundo? O que acontece depois da morte? Estudando a gnose é possível encontrar as respostas para estas questões, e ainda, melhorar nosso relacionamento com as outras pessoas, ter mais saúde, e o que é mais importante: encontrar o equilíbrio interior.
Esta sabedoria não é de hoje, na verdade ela é universal, existe em tos todos os sistemas solares. Aqui na Terra é tão antiga quanto a própria humanidade. Antes da queda ho homem essa gnose era naturalemente vivida no dia a dia das primeiras raças. Após a queda do homem conhecida como "Expulsão do Paraiso" foi lentamente sendo esquecida, até que um dia ninguem lembrava mais da gnose, foi quando nosso planeta esteve preste a ser destruido.( O Semeador queima a plantação que não frutificou ) Foi quando um Poderoso Ser do Planeta Venus ofereceu-se para vir a Terra, trazer novamante a chama do conhecimento e em chambala ele montou o quartel general da primeira Loja Branca em nosso planeta e passou a procurar pessoas aptas a receber o ensinamento, naqueles tempo o ensinamento era passado de lábios a ouvido, começou então uma nova historia para o povo de Deus.
Atualmente e principalmente na America do Sul, existe um ramo da gnose, conhecido como Movimento Gnóstico Cristão Universal, que teve como lider o colombiano Victor Manuel Gómez, que auto se intitula Mestre Samael Aun Weor, que pegou os ensinamentos de Gurdjieff, Ouspensky,krishnamurti,Helena Blavatsky dentre outros e formou sua doutrina e tem milhares de seguidores, inclusive no brasil. Segundo ele o conhecimento gnóstico é baseado em quatro colunas: Ciência, Filosofia, Arte e Mística.
Ciência é a investigação,comprovação. É desvandar os mistérios da vida e da morte, verificar as leis que regem a natureza, descobrir outras dimensões. Para isso, não precisamos de microscópios ou fórmulas, mas sim, de capacidades naturais do ser humano, como o desdobramento astral consciente, a concentração, a intuição, a clarividência. Poderes hoje atrofiados, mas que com esforço podemos desenvolver.
A Filosofia nos propõe dois caminhos: SER ou NÃO SER? Escolher o Não Ser, é optar por viver preso aos nossos medos, dores, angústias, ressentimentos, apegos, etc. Ao invés disto, podemos escolher o caminho do Ser, e encontrar a verdade que está escondida em cada um de nós, o nosso Íntimo.
Já nas obras de Arte, o artista expressa aquilo que leva em seu interior. Se o artísta é um Mestre, pode nos transmitir uma grande sabedoria. Aprendendo a apreciar os quadros de Leonardo da Vinci, as sinfonias de Mozart, as esculturas gregas, vamos descobrir o ensinamento que está alí oculto, e sentir emoções sublimes, superiores.
E quando nos referimos a Mística, falamos de nossa união com o Divino que há dentro de nós, o nosso Real Ser. Ser místico é poder conversar com os Anjos, é saber meditar, é ter novamente a pureza da Alma. A verdadeira Mística perdemos através do tempo, e precisamos reconquistar. " Ó homem, conhece-te a tí mesmo, e conhecerás os Deuses e o Universo".
Existem várias ramificações Gnóstica, que recebem os nomes de seus idealizadores: O ramo de Jules Doinel O ramo de Jean Bricaud; O ramo de Alexiter Crowley O ramo de Krum Heller O ramo de Samael Aum Weor O ramo Lucien Jean Maine
Estes ramos citados são os mais antigos e conhecidos, mas existem dezenas de outras linhagens.
Algumas destas Escolas praticam uma Gnose mais pura, baseada nas culturas pré-cristãs, com forte influência oriental. Outras Escolas praticam uma Gnose com fortes influências judaico-cristã-islâmica.
Mas ainda existe uma terceira manifestação da Gnose, baseada nos ensinamentos de Carl Gustav Yung. Esta Escola baseia sua Gnose na psicologia, dando ênfase na interpretação das reações psicológicas do homem e sua relação com o universo. Nesse ramo não existe clero nem sistema de graus, sendo apenas uma metodologia de trabalho interior.
Um ponto em comum a todas estas Escolas é a Grande Virgem da Gnose, Sofia, que é de fato a grande manifestação egregórica da Gnose. Representa a base da doutrina e mãe de todas as organizações gnósticas, inspirando a Igreja do invisível. Abaixo dela está o Arcanjo Miguel (ou Mikael), que é o guardião da Igreja, agindo de forma disciplinadora. Sua influência estende-se tanto a clérigos quanto a fiéis da Igreja Gnóstica. E completando a Trindade de comando espiritual da Igreja está o Mestre Desconhecido, um Ser Espiritual que comanda a Igreja como um Patriarca invisível, sendo o responsável pela administração e transmissão da Gnose ao Planeta Terra.
2007-01-18 10:51:27
·
answer #1
·
answered by sujeito oculto 2
·
0⤊
0⤋