English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

21 respostas

Os Livros Apócrifos

No período interbíblico entre o ultimo profeta do antigo testamento e o nascimento de Jesus, conforme já estudamos, foi um período de 400 anos, em que Deus não levantou nenhum profeta. Neste período surgiram uma infinidade de livros que foram escritos por vontade humana e não inspirados por Deus, livros que pode ter algum valor histórico, mas não como vontade revelada por Deus.
São chamados de Apócrifos (falso).
Esses livros não foram reconhecidos pelo povo de Deus (Israel) por isso não foram incluídos na Bíblia Judaica, pois não eram reconhecidos como livros "inspirados" por Deus (soprados por Deus).
No período inicial da era cristã, também surgiram uma infinidade enorme de livros apócrifos e nenhum deles foi reconhecido como Palavra de Deus, por isso não vieram a fazer parte da nossa Bíblia.
Alguns dos livros apócrifos surgidos no período interbíblico foram incluídos na Bíblia Católica, considerando-os como livros inspirados, isso se deu no ano após reforma.
Nenhuma igreja evangélica aceita os livros apócrifos incluídos pela igreja Católica, nem os judeus aceitam tais livros. Por isso a Bíblia Evangélica tem 66 livros e a Católica 72, pois tem seis livros a mais e acréscimos no livro de Daniel e Ester. Se tirarmos os livros apócrifos da Bíblia Católica, ela fica igual a Bíblia Evangélica.
Se examinarmos com cuidado os livros apócrifos veremos que são muitos diferentes que os livros inspirados por Deus. Seu conteúdo é vago e inseguro. Traz uma porção de superstições e inclusive insegurança de seu próprio escritor. Alguns livros se propõem em ser de autoria de Salomão, mas na época em que foram escritos já fazia alguns séculos que Salomão havia morrido.
Podemos examinar as escrituras e veremos que nem uma só vez Jesus faz referencia a nenhum desses livros.
No período do Novo Testamento surgiram diversos livros apócrifos , cheios de estórias a respeito da infância de Jesus e outros assuntos totalmente rejeitados por todas as Igrejas Cristãs.
No Novo Testamento a Bíblia Católica é absolutamente igual a Bíblia Evangélica.
A Igreja Evangélica rejeita os apócrifos que a igreja Católica aceitou pelos seguintes motivos:
1. Não fazem parte da Bíblia Judaica ( o povo de Deus).
2. Jesus também os rejeitou não fazendo referencia a eles, nem reclamando sua ausência nas Escrituras Judaicas.
3. São de autores duvidosos, não identificados e que tentam passar por outras pessoas (mentirosos).
4. Seus assuntos são vagos, inconsistentes, inseguros e supersticiosos.
5. Mesmo a igreja Católica os rejeitava até o dia em que os adotaram em suas Bíblias.
6. A Bíblia mesmo nos adverte a que não acrescentemos, nem tiremos nada dela. Ap. 22:18-19.
Relação de alguns Livros Apócrifos
Antigo Testamento
1. Adão
2. Enoque
3. Lameque
4. OS 12 Patriarcas
5. Oração de Jose
6. Eldade e Medade
7. O Testemunho de Moisés
8. A ascensão de Moisés
9. Os Salmos de Salomão
10. O apocalipse de Elias
11. O apocalipse de Isaias
12. O apocalipse de Sofonias
13. O apocalipse de Zacarias
14. O apocalipse de Esdras
15. A História de João Ircano
16. O apocalipse de Baruque
17. O livro de jubileus
18. Livro de lendas e mágicas
19. Epistola de Jeremias
20. O livro Sibilinos
21. Judite
22. Tobias
23. Acréscimos ao livro de Ester
24. Livro de Sabedoria
25. Eclesiástico
26. Baruque
27. Acréscimo ao livro de Daniel
28. I e II Macabeus
Em negrito os livros acrescentados a Bíblia Católica em 1545 por resolução do Concilio de Trento.
Novo Testamento
1. Itinerário de Paulo
2. Itinerário de Pedro
3. Itinerário de João
4. Itinerário de Tomé
5. Didache
6. I e II Epistola de São Clemente
7. Epistola de Inácio
8. Epistola de Policarpo
9. Epistola de Hermas
10. Evangelho segundo Tomé
11. História de Tiago
12. O apocalipse de Pedro
13. Itinerário e ensino do s apóstolos
14. Carta de Barnabé
15. Atos de Paulo
16. O apocalipse de Paulo
17. Didascália de Clemente
18. Didascália de Inácio
19. Didascália de Policarpo
20. Evangelho segundo Barnabé
21. Evangelho segundo São Mateus ( Não o verdadeiro)
22. Evangelho aos Hebreus, etc.

2007-01-18 08:45:51 · answer #1 · answered by Servo 4 · 1 3

Nossa biblia tem 73 passagem e de vcs estão faltando Deuteocanônicos:Tobias,Judite, Sa bedoria,aclesastico, l e ll Macabeus
Baruque: faltando pedaços Ester 10,4-16,24,Deniel 3,24-90;13-14

2007-01-18 16:50:10 · answer #2 · answered by Vani 3 · 2 1

Martinho Lutero "reformou" a Biblia também, retirando livros e capitulos da Sagrada Escritura.

O cânon protestante conta apenas 38 livros, faltando, como se pode verificar, os seguintes livros: 1 e 2 dos Macabeus, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. Faltam no livro de Ester uns 6 capítulos (10,4 - 16, 24) e no livro de Daniel falta a oração de Azarias, o cântico dos mancebos, o episódio de Susana e a história de Bel e do Dragão.

É bom recordarmos as palavras de S. João, no fim do Apocalipse: "Se alguém cortar qualquer das palavras do livro desta profecia, Deus lhe cortará sua parte do livro da vida e da cidade santa, e do que está escrito neste livro (22, 19).

2007-01-18 16:46:26 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 2 1

Mas nao se esqueçam que o próprio Lutero traduziu para o alemao os livros deuterocanonicos. Na sua edição alemã datada de l534 o catálogo é dos católicos. A sociedade Bíblica protestante até o sec XIX incluiam os deuterocanonicos em suas edições da Bíblia.

2007-01-18 17:27:16 · answer #4 · answered by ROSANA 6 · 1 1

Os (brotestantes) evangélicos tiraram sete livros mas não quiseram tirar Malaquias 3:10....Por que será???

2007-01-18 16:52:35 · answer #5 · answered by SATELLITE 7 · 2 2

Quer mesmo saber?

kkkkkkkkkk....



a diferença é que a bíblia do católico fede a mofo e a do evangélico fede a suvaco...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

2007-01-19 12:58:22 · answer #6 · answered by nega 3 · 0 1

.
Engraçado que você faz essa tipo de pergunta, a pessoa (Arqueiro) responde corretamente, e vocês ficam negativando a resposta da pessoa. Então por que pergunta?

Bento, você escreveu que foi Martinho Lutero que retirou os livros. Por que você não escreveu que ele era um padre e retirou apenas os livros que foram acrescidos indevidamente pela igreja à qual pertencia (Igreja Romana)?
.

2007-01-18 18:34:03 · answer #7 · answered by Biggi 7 · 0 1

Do Antigo Testamento são reconhecidos 45 pela Igreja Católica. A I. Católica adotou o Canon grego. Os protestantes o canon farisaico. O canon protstante conta apenas 38 livros, faltando como pode se verificar os seguintes livros:1n e 2 Macabeus, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. Faltam no livro de Esther uns 6 capítulos (10,4 - 16,24) e no livro de Daniel falta a oração de Azarias, o cântico dos mancebos, o episódio de Suzana e a história de Bel e do Dragão.

2007-01-18 17:43:24 · answer #8 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 1

Ñ existe Bíblia evangélica. Existe sim a Bíblia católica, mas q nem todos os católicos usam, tb as Sagradas Escrituras da Sociedade Torre de Vigia Tratados e Bíblias, e as Bíblias das Sociedades Biblicas (usados principalmentes por cristãos de corrente protestante, mas tb por muitos católicos), no Brasil, SBB.
Essas bíblias são revistas sob a tutela dos delegados de muitas religiões e denominações, pelo q são mais confiável, pois com fiscais de doutrinas diferentes cada um cuida em proteger o q favorece à doutrina de sua denominação e por isto acabam protegendo tudo. Por isto as Bíblias das Sociedades Bíblicas ñ têm os livros apócrifos q na Bíblia católica possui, os quais conflitam com o restante da Bíblia, que é organizada apenas por eruditos e linguístas Católicos, como é o caso tb da Torre de Vigia.
Na montagem das Bíblias das Sociedades Bíblicas, os livros destoantes, embora de cristãos históricos, ñ são aceitos, pois todos um dia seremos cristãos históricos e ñ será por isto q se escrevermos qualquer contradição ela será considada parte da Bíblia.
Quanto à Bíblia da Torre de Vigia, ela tem discrepâncias cruciais no uso das palavras, como chamar servo de escravo e isto tem importância teológica, pois Deus dá liberdade, mas Satanás escravisa. Essa Bíblia tb diz q Jesus foi estaqueado e não crucificado, além q trabalha para mostrar q Ele não é Deus, sem contar uma infinidade de contradições.

2007-01-18 17:19:42 · answer #9 · answered by WilsonRSAmaral 2 · 0 1

Eu somente conheço a Bíblia Católica. Os 7 livros, chamados Dêutero Canônicos, foram retirados Bíblia por Martin Luther no século XVI. O Cânon da Bíblia é do século IV e V. Têm gente que não respeita a autoridade bi-milenar da Igreja Católica e aceita facilmente a autoridade de qualquer um que se auto proclama interpretador da Bíblia.
Até Martin Luther aceitava a Bíblia como era até então...
Que te parece?

2007-01-18 17:08:40 · answer #10 · answered by DR SILVANO 1 · 1 2

Só uma breve complementação: apócrifo não quer dizer "não verdadeiro", e sim, não "canônico", algo como "não-oficial". Quanto o Novo Testamento ainda não tinha a sua versão "canônica" plenamente definida, os texto - hoje - ditos "apócrifos" eram tão lidos quanto esses que foram incluídos na Bíblia. Deve-se levar em conta que os próprios evangelhos foram produzidos décadas depois da morte de Jesus, o que leva a crer que a antigüidade não é o critério mais imparcial para que se diga que livro da Bíblia é mais "verdadeiro" ou deixa de ser. Se o protestantismo retirou livros da Bíblia tida como canônica pela Igreja Católica, era simplesmente porque esses livros não estavam de acordo com a sua teologia - daí afirmarem que eles não tinham sido inspirados "por Deus". Nada de errado ou incomum nisso, no meu ver. O que não se pode deixar de admitir é que a seleção dos textos - tanto entre católicos quanto entre protestantes - seguiu critérios relativamente subjetivos e, logo, arbitrários; critérios esses que acabaram por privilegiar determinadas visões de fé e espiritualidade, em detrimento de outras, às vezes tão difundidas quanto...

2007-01-18 17:08:12 · answer #11 · answered by Drika 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers