English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ouvi dizer que quando o nome fica restrito por falta de pagamento seja de que origem for,o mesmo deixa de constar depois de 5 anos.Porém me informaram que não é mais assim.
Alguem sabe me informar com certeza?
obrigada

2007-01-18 08:06:47 · 6 respostas · perguntado por claudia a 1 em Negócios e Finanças Crédito

6 respostas

Fica "sujo" por cinco anos. Se for protestado , eles podem renovar por mais 5 anos, somando um total de 10 . Depois disso some.

O problema é que se protestar , não limpa mais , pois entra em uma lista que todos os bancos verificam , e só sai depois que regularizar o problema.

----------
Reportagem:

Inadimplência: conheça as situações que levam à inclusão de nome na Serasa


Muita gente imagina que a lista de inadimplentes da Serasa é constituída somente por pessoas que tiveram cheques devolvidos por falta de fundos. No entanto, existem outros casos de inclusão, como os títulos protestados.

Quando alguém emite um cheque sem fundos e este é devolvido duas vezes pelo Banco, a ocorrência passa a fazer parte do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), do Banco Central. O dado então é repassado à Serasa.

Se você não teve nenhum cheque devolvido e descobriu que mesmo assim seu nome está no banco de dados da entidade, analise então outras possibilidades.

Protesto de títulos e ações judiciais
Quando o cidadão deixar de pagar uma dívida assumida, qualquer que seja o motivo, o credor pode protestar o título em cartório. O fato é comunicado à Serasa, pelo Cartório de Protestos.

No caso do cidadão que é réu em uma ação referente à execução de dívida ou de busca e apreensão de bens, ou que tenha participação societária em uma empresa cuja falência foi pedida, a informação também é repassada ao Banco de Dados da Serasa, neste caso, pelo Fórum.

A entidade, por sua vez, armazena as informações em seu banco de dados e as disponibiliza às empresas e instituições que concedem crédito, isto é, o empresário que tiver acesso, irá consultar a listagem e descobrir se o consumidor está, ou não, com o nome "sujo" na praça.

Pendência bancária, financeira ou ação de execução fiscal
Já quem possui alguma pendência bancária ou financeira será avisado por carta sobre a instituição ou empresa credora, assim que a ocorrência for registrada nos computadores da Serasa.

Se o cidadão tem alguma pendência com um órgão federal, porque deixou de pagar impostos, taxas ou contribuições federais, também terá o seu nome incluído na lista restritiva de crédito.

Como regularizo minha situação?
Caso o seu nome esteja mesmo constando no banco de dados da Serasa, é preciso seguir alguns procedimentos, que variam de caso para caso, isto é, se a dívida se refere a cadastro no CCF, títulos protestados etc.

O importante mesmo é ter em mente que a inclusão no cadastro de inadimplentes deve servir como um alerta de que está na hora de você rever seus hábitos como consumidor. De nada adiantará o esforço para regularizar a sua situação, se, daqui a alguns meses, a pessoa voltar a gastar por impulso.

Reflita se há realmente necessidade de comprar o artigo desejado. Caso não possa comprar à vista, pense e veja se não é melhor poupar um pouco mais ao invés de sair por aí gastando o que não tem. Afinal, é de sua saúde financeira que estamos falando!

2007-01-22 05:09:32 · answer #1 · answered by Alexandre L 6 · 0 0

Bom os tres amigos acima deram 3 respostas diferentes, sendo duas complementares e a outra (minina...) completamente oposta a dos dois amigos.

Bom, de qualquer forma vai mais uma opcao.

Acredito que a Serasa zera tudo apos 5 anos, tendo o credor possibilidade de cobrar judicialmente tal divida (o que geralmente soh eh feito no caso de grandes valores).

Agora seguem exemplos praticos.

Se vc fez uma divida em um banco e 5 anos depois tenta reativar sua conta, esqueca. O banco tem o direito de rejeitar sua proposta. A Serasa apaga tudo em 5 anos, mas o banco nao.

Outra coisa interessante eh a seguinte. Cinco anos depois, se vc for ver o quanto vc precisa pagar para quitar sua divida, normalmente terah uma grata surpresa. O valor, normalmente cai vertiginosamente. Eh que a instituicao coloca seu caso como prejuizo depois de um determinado tempo, isto eh, qualquer coisa que ele receber eh lucro. Importante vc saber que dependendo do desconto que lhe derem, sua vida continuara suja na instituicao com quem vc tinha a divida, mesmo pagando e tirando vc da Serasa, caso ainda nao tenham passado os 5 anos, eles normalmente colocam um bloqueio para o seu CPF e assim, dificilmente vc conseguiria novos emprestimos.

2007-01-18 17:20:16 · answer #2 · answered by Dois mil e doze 4 · 1 0

Claudia,
a resposta do dois mil e doze para mim é a melhor;
procure um advogado e boa sorte

2007-01-19 09:50:24 · answer #3 · answered by Roberto H 3 · 0 0

Seu nome sai da lista de restrições mas sua dívida Nào se extingue. Pode ser cobrada na Justiça.

2007-01-18 16:26:23 · answer #4 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

Antes a divida caducava, mas hoje em dia pode ficar 50 anos que vai tá lá...mudou infelizmente..rsrs

2007-01-18 16:11:23 · answer #5 · answered by minina_veneno2000 3 · 0 0

isso é a mais pura verdade. 5 anos e pode começar do zero te dao outra oportunidade de nao errar novamente.

2007-01-18 16:10:57 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers