English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

A gasolina aditivada é praticamente um consenso entre os fabricantes. A Fiat recomenda gasolina comum, mas não condena a aditivada em seus manuais do proprietário. Já a GM recomenda claramente a aditivada, mesmo na tampa do bocal de abastecimento.

Fornecida às companhias distribuidoras como gasolina comum, sem aditivos, cada empresa desenvolveu sua fórmula para aditivá-la, composta basicamente por um aditivo detergente (para promover a limpeza do tanque e de todo o sistema de alimentação, até as válvulas de admissão do motor) e por um dispersante (para conduzir os resíduos até a câmara de combustão, o que evita entupimentos). Essa limpeza evita a formação de carbonização, mantém limpos os bicos injetores do sistema de injeção e, com isso, permite espaçar os intervalos de manutenção e regulagem do motor.

Quando ela foi lançada, no início da década, houve alguns problemas com veículos que usaram gasolina comum durante anos. Motores muito carbonizados e tanques de combustível com grande quantidade de resíduos resultaram em falhas, desregulagens e até entupimentos. Também exigiram manutenção os velhos carburadores, em que a "goma" formada com o tempo pela gasolina comum estreitava as passagens de combustível. Com a poderosa limpeza promovida pela aditivada, essas passagens se alargaram e os motores desregularam. Hoje, contudo, pode-se -- e deve-se -- utilizar a aditivada sem riscos. Seu custo é pouco maior que o da comum e as vantagens que ela traz com certeza o compensam.

Alguns usuários, no entanto, optam pela gasolina comum com aditivos de limpeza vendidos à parte, nacionais e importados. O efeito é o mesmo e sua proporção deve seguir as indicações do fabricante do aditivo. A vantagem é um controle efetivo da aditivação, sem o risco de fraude existente nos postos. Não confundi-los, porém, com os octane-boosters, aditivos para aumento de octanagem cujo efeito se assemelha ao do uso de gasolina Premium. Estes só devem ser adotados em modelos importados com alta taxa de compressão, em geral os trazidos diretamente do exterior sem adaptação ao combustível nacional pelo importador.

Grande abraço. Espero ter ajudado!

2007-01-18 06:12:46 · answer #1 · answered by Feliz... 2 · 2 0

A gasolina aditivada não aumenta o desempenho. O que acontece é que ela evita o acúmulo de sujeira no motor e isso faz o carro render o que deve (e não melhor do que renderia em outras circunstâncias).

Preste atenção pois muita gente recomenda o uso de gasolina premium. Isso só fará diferença se a taxa de compressão de seu carro for maior do que 10 ou 11.

2007-01-18 18:33:08 · answer #2 · answered by caiocgo 2 · 1 0

A principal vantagem do combustível aditivado, é q o grau de pureza é um pouco maior, e a octanagem tb é melhor! Isso faz c q os bicos injetores trabalhem sempre limpos e aumenta um pouco o desempenho de veículo.

Mas tb é interessante q vc de vez em qdo coloque um aditivo Bardal num tanque cheio por exemplo! Limpa os componentes ainda mais!

E no caso de carros a injeção eletrônica, nunca se deve andar na "reserva"! Entope os bicos e acaba com a bomba de combustível!
Abraços!

2007-01-18 14:26:51 · answer #3 · answered by Peter Parker28 3 · 1 0

Normalmente esses aditivos são detergentes que misturados a gasolina limpam e impedem o entupimento e a formação de borras nos bicos injetores.

Aqui em casa usamos(+20 anos) em todos os autos e nunca ficamos sem a melhor performance dos motores.

Abraço.

2007-01-18 14:23:34 · answer #4 · answered by Tuti1708 7 · 1 0

O desempenho do carro é maior.Além de ser um pouquinho melhor que a comum.

2007-01-18 14:07:15 · answer #5 · answered by veruska 6 · 1 0

Antigamente a gasolina levava chumbo na aditivação, e isso gerava residuos na admissão dos veiculos e prejudicava-os. Hoje a aditivação e diferenciada e na sua maioria são produtos que limpam o sistema de injeção do motor, com isso ele fica mais limpo e atige seu desempenho e potencia melhor. Outra grande vantagem que acho; infelizmente tem aqueles postos que fazem "mistura", mas nunca na gazolina aditivada e sim na comum, pois quando o cliente reclama eles alegam que a comum é que é fraca.

2007-01-18 15:29:52 · answer #6 · answered by PMW 4 · 0 0

ate hoje a unica diferença que notei foi que ele é é mais limpo

2007-01-18 16:17:15 · answer #7 · answered by jorge a 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers