English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todos nós queremos chegar até o fim da vida com um certo grau de sucesso, com algum sentimento de que acertamos. E se alguns pensam que conhecem um jeito da vida ser satisfatória e até mesmo significativa, vale a pena, pelo menos, checar esse "jeito" para averiguar. E quanto às principais religiões do mundo? Existe algo nelas que poderia trazer às nossas vidas maior estabilidade e valor?

A seguir, teremos a oportunidade de investigarmos os principais sistemas de fé do mundo... Hinduísmo, Nova Era, Budismo, Islamismo e Cristianismo*, incluindo uma breve descrição de cada um deles, suas características distintas e o que uma pessoa pode obter de cada. A autora, então, apresenta para que você considere, onde os ensinos de Jesus se diferem das demais religiões mundiais.

*Cada uma dessas religiões apresenta seitas com diferentes credos. A descrição dada aqui enfoca a essência de tal religião.

Religião e Espiritualidade: Nova Era
A Nova Era promove o desenvolvimento dos poderes e divindade próprios da pessoa. Quando se refere a Deus, um seguidor da Nova Era não fala de um Deus pessoal e transcendente, criador do universo, mas refere-se à uma consciência mais alta dentro deles mesmos. Uma pessoa da Nova Era iria ver-se como Deus, o cosmo, o universo. Na verdade, tudo que uma pessoa vê, ouve, sente ou imagina é para ser considerado divino.
Altamente eclética, a Nova Era apresenta-se como uma coleção de tradições espirituais antigas. Reconhece vários deuses e deusas, como o hinduísmo. A Terra é vista como a fonte de toda espiritualidade e tem sua própria inteligência, emoções e divindade. Mas, suplantando tudo, existe o Eu. O Eu é o criador, o controlador e o Deus de tudo. Não existe realidade fora do que a pessoa determina.

A Nova Era ensina um leque amplo de misticismo oriental e técnicas físicas, metafísicas e espirituais, tais como: exercícios de respiração, cânticos, tambores, meditação... para desenvolver uma consciência modificada e a divindade da própria pessoa.

Qualquer coisa negativa que uma pessoa experimente (falhas, tristeza, raiva, egoísmo, sofrimento) é considerada uma ilusão. Acreditando que eles possuem o total controle de suas vidas, nada na vida é errado, negativo ou dolorido. Por fim, a pessoa desenvolve-se espiritualmente até o ponto em que não haja uma realidade externa e objetiva. A pessoa, tornando-se um deus, cria a sua própria realidade.

Religião e Espiritualidade: Budismo
Os budistas não adoram nenhum Deus ou deuses. As pessoas que não estão dentro do budismo pensam, com freqüência, que os budistas adoram a Buda. No entanto, o Buda (Siddhartha Gautama) nunca disse ser divino e os budistas rejeitam a noção de qualquer poder sobrenatural. O universo é operado por uma lei natural. Compreende-se a vida como formada de dor: dor no nascimento, na enfermidade, na morte, na tristeza e no desespero sem fim. A maioria dos budistas acredita que uma pessoa tem centenas ou milhares de reencarnações, todas trazendo aflição. É o desejo por felicidade que causa a reencarnação da pessoa. Conseqüentemente, a meta de um budista é purificar o seu coração e ver-se livre de todos os desejos. A pessoa deve abandonar todos os prazeres sensuais, todo o mal, alegria e tristeza.
Para conseguir isso, os budistas seguem uma lista de princípios religiosos e meditação intensa. Quando um budista medita, não é como orar ou se focalizar em um deus, é mais como uma autodisciplina. Através da meditação contínua, a pessoa pode alcançar o Nirvana - o "apagar" da chama do desejo.

O budismo fornece algo que é verdadeiro na maioria das religiões: disciplina, valores e diretrizes pelos quais a pessoa possa viver. Algumas dessas diretrizes budistas são: não destrua nenhuma criatura vivente; abandone todos os prazeres sensuais; abandone qualidades maléficas, como também a alegria e a tristeza.

Religião e Espiritualidade: Islamismo
Os muçulmanos acreditam que haja um Deus todo-poderoso, chamado Alá, o qual é infinitamente superior e transcendente à espécie humana. Alá é visto como o criador do universo e a fonte de todo o bem e de todo o mal. Tudo o que acontece é a vontade de Alá. Ele é um juíz severo e poderoso, o qual será misericordioso com os seguidores, dependendo do quão suficiente forem suas boas obras e sua devoção religiosa. O relacionamento de um seguidor com Alá é o de servidão.
Apesar de um muçulmano honrar muitos profetas, Maomé é considerado o último deles e suas palavras e estilo de vida são a autoridade dessa pessoa. Para ser um muçulmano, é necessário seguir cinco deveres religiosos: 1. Repetir o credo sobre Alá e Maomé; 2. Recitar certas orações em árabe cinco vezes ao dia; 3. Dar aos necessitados; 4. Um mês por ano, jejuar comida, bebida, sexo e fumo desde o nascer do sol até o pôr do sol; 5. Uma vez na vida peregrinar até Meca e adorar no lugar santo. Ao morrer - baseado na fidelidade desta pessoa para com esses deveres - o muçulmano tem a esperança de entrar no Paraíso, um lugar de prazeres sensuais. Se não, eles serão punidos no inferno eternamente.

Para muitas pessoas, o islamismo vai ao encontro de suas expectativas de religião e divindade. O islamismo ensina que há apenas um Deus supremo, o qual é adorado através das boas obras e dos rituais religiosos disciplinados. Depois da morte, a pessoa é recompensada ou punida, de acordo com sua devoção religiosa.

Religião e Espiritualidade: Cristianismo - Fé em Jesus Cristo
Os cristãos acreditam em um Deus amoroso, o qual se revelou e pode ser conhecido pessoalmente nessa vida. Com Jesus Cristo, o foco da pessoa não está em rituais religiosos ou em fazer boas obras, mas em desfrutar de um relacionamento com Deus e vir a conhecê-lo melhor.
A fé no próprio Jesus Cristo, não apenas em seus ensinamentos, é como o cristão experimenta a felicidade e uma vida significativa. Durante Sua vida na Terra, Jesus não se identificou como um profeta se referindo a Deus ou como um mestre de ensinamentos iluminados. Pelo contrário, Jesus disse ser Deus em forma humana. Ele fez milagres, perdoou pessoas de seus pecados e disse que qualquer pessoa que acreditasse nele teria vida eterna. Ele fez afirmações como: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida."1

Os cristãos têm a Bíblia como a mensagem escrita de Deus para a humanidade. Além de ser um registro histórico da vida e dos milagres de Jesus, a Bíblia revela a personalidade de Deus, seu amor e verdade e como se pode ter um relacionamento com Ele.

Qualquer que seja a circunstância que um cristão está atravessando na vida, ele pode, com confiança, buscar um Deus sábio e poderoso, que o ama de forma genuína. Eles acreditam que Deus responde orações e que a vida tem sentido à medida que se vive para honrar esse Deus.

2007-01-18 02:46:47 · 14 respostas · perguntado por RELIGIÃO MATA E CEGA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

COMPARANDO O CRISTIANISMO AUTENTICO VC PERCEBE QUE ELE É MAIS LÓGICO ,SENSATO , CLARO, REAL, CONCRETO .
INFELIZMENTE AS OUTRAS CRENÇAS SÃO MUITO SUPERFICIAIS E DEIXAM MAIS DUVIDAS DO QUE CERTEZAS.
PARA AQUELES QUE REALMENTE FAZEM ESSE ESTUDO CHEGARÁ A ESTA CONCLUSÃO.

2007-01-18 03:00:00 · answer #1 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 2 5

As religiões são escolas da Alma, locais de oração, de estudo dos ensinamentos Divinos, de fraternidade, comunhão entre as pessoas, de meditações, da prática da caridade, de boas leituras, boas músicas e boas canções. Há tantas religiões no mundo quanto são os graus de entendimento das pessoas.

2007-01-18 10:51:00 · answer #2 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 3 1

Jesus Cristo é o Senhor da minha vida creio que ele é o caminho a verdade e vida e só tem vida verdadeira quem o segue + Deus ve o coração do homem e atende os apelos dos que são sincero conheço pessoas que não é cristão vivem bem porque são verdadeiras em seus sentimentos suas crenças Jesus Cristo é o filho de Deus e veio ao mundo para salvar a humanidade esta é a minha fé

2007-01-18 11:28:27 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Haja saco em ler tudo isto antes de responder.
As perguntas são boas mas creio não ser necessária tanta argumentação.
Eu creio no Deus Único, que se manifesta em todas as religiões e por isto todas devem ser respeitadas. As diferenças se devem a diferentes capacidades de compreendê-las.

2007-01-18 11:01:57 · answer #4 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 3 2

Sendo Deus a causa úlitma de todas as coisas seria uma abominação odiosa se Ele tivesse escolhidos, este deus é um deus irado...tendo Deus amor infinito quer a salvação de TODOS (absolutamente TODOS) os seus filhos, não importando o caminho que trilhem até Ele...

2007-01-18 17:08:00 · answer #5 · answered by Advicer 7 · 0 0

Mais do que louvar se deve seguir seus ensinamentos, pô-los em prática e isto é o mais difícil.Deixar de ser egoísta, orgulhoso, falar mal da vida alheia, não se vingar de ninguém, perdoar, etc, estas coisas são difíceis de ser colocadas em prática, porque temos de nos esforçar para dominar más tendências.Afinal, você já ouvir dizer que alguém com maus pendores vai para um bom lugar depois de morrer?Apergar-se a fatos simples, como cantar, louvar, vestir saia, etc,para dizer-se cristão e sentir-se quite com Deus é muito fácil, mas perdoar e pôr em prática o Evangelho, isso é difícil.E é nisso que reside o fato de ser cristão de verdade.Acho que muito mais do que cantar, louvar, Deus quer que sejamos melhores e pratiquemos o bem e amemos nosso próximo.Jesus, afinal de contas, disse que a cada um será dado SEGUNDO SUAS OBRAS" e não segundo seus louvores e cantorias.

2007-01-18 11:25:03 · answer #6 · answered by brasilianissima 3 · 0 0

Somos nós que escolhemos nossa religiao, ou somos escolhidos por ela ?
Tenho me perguntado isso diariamente.

2007-01-18 11:36:57 · answer #7 · answered by ROSANA 6 · 0 1

Tudo caranguejos do mesmo saco...
Vigarice, tapeação dos tolos, grande negócio financeiro e poderosa força política para dominação e controle das grandes massas de ignorantes que existem nesse mundo.

Deus não existe, nunca existiu nem nunca existirá.
Espíritos são fantasmas e fantasmas não existem.
Não existe vida depois da morte, morte é o fim de qualquer ser vivo, o que segue são os descendentes e as obras que por ventura a pessoa tenha deixado como obras literárias, artísticas ou tecnológicas-científicas. Ao morrer a pessoa deixa de existir.

2007-01-18 11:15:04 · answer #8 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 1 2

sim
todas tuas soluçoes estao dentro de vc
nao procure fora de vc
vc nao vai achar
todos remedios comprados prontos
só te farao perder tempo

2007-01-18 11:10:14 · answer #9 · answered by jaderdavila 6 · 0 1

Estude Krishna e Jesus

Depois compare os dois...voce vai ver que são todos deuses da mesma forma.

Sempre com as mesmas historias de nascer de virgens, ser perseguido quando crianca, ressuscitar, multiplicar paes, transformar agua em vinho etc etc..

De Jesus pegue os ensinamentos que são o importante e esqueça do resto.

2007-01-18 11:03:27 · answer #10 · answered by Mega 5 · 0 1

O que são eles?

2007-01-18 11:02:33 · answer #11 · answered by bombucho 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers