English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Porque filósofos e ateus adoram essa pergunta.)?
Desde que Immanuel Kant escreveu sua "Crítica da Razão Pura", tem sido comum para as pessoas pensantes insistir que é impossível provar a existência de Deus. Na verdade, essa afirmação tem sido elevada ao nível de dogma, na cultura intelectual americana. A razão que me faz saber que isso é considerado um dogma inquestionável é a reação que eu provoco quando trago a tona essa questão. Quando alguém diz: "Você não pode provar a existência de Deus", tenho vontade de perguntar: "Como você sabe? Você acabou de me conhecer! Como você sabe o que eu posso fazer ou não?"

O que a maioria das pessoas quer dizer quando pronunciam essa afirmação? A maior parte das pessoas quer dizer que eu não posso dar um argumento filosófico para a existência de Deus que convença todo os seres pensantes. É impossível dar um argumento que possa forçar uma concordância, então o problema continua. Se o meu argumento não convencer o ateu mais ardente, eles dizem, então não provei a existência de Deus. Enquanto não convencer tal ateu a acreditar, meus argumentos não podem ser considerados como uma prova. Ora, se eles não podem ser considerados como provas, para que servem?

Eu concordo que não posso dar um argumento que convença todo ser pensante. Mas o que isso me diz? Diz qualquer coisa a respeito de Deus? Não. Diz mais sobre a natureza da prova do que sobre a existência de Deus. Eu não posso dar um argumento que convença qualquer um, sem a possibilidade de dúvida, de que Deus existe. Mas isso não é problema. Veja, eu não posso dar argumento a favor de nenhuma conclusão filosófica interessante que seja aceito por todos sem a possibilidade de dúvida.

Eu não posso provar, sem que haja a possibilidade da dúvida - de uma forma que convença todos os filósofos - que as montanhas rochosas estejam realmente aqui, como um objeto independente da mente. Eu não posso provar que o universo inteiro não tenha passado a existir cinco minutos atrás e que todas as nossas aparentes memórias não sejam ilusões. Eu não posso provar que as outras pessoas que você vê no campus tenham mentes. Talvez sejam robôs super inteligentes.

Não há nenhuma conclusão filosófica interessante que possa ser provada sem que haja a possibilidade de dúvida. Assim, o fato de o argumento que defende a existência de Deus não produzir certezas matemáticas não enfraquece certamente por si só a possibilidade da existência de Deus. Apenas coloca a questão da existência de Deus na mesma categoria que outras questões tais como a da existência de um mundo externo independente da mente e a questão de como sabemos que as outras pessoas têm mentes.

Isso significa que os argumentos para a existência de Deus são inúteis? De modo algum. Claro, eu não posso dar um argumento que convença todo ser pensante, mas isso não significa que eu não tenha uma boa razão para acreditar em Deus. Na verdade, algumas das minhas razões para acreditar em Deus podem ser persuasivas para você. Mas, mesmo se você não for convencido a acreditar que Deus existe, meu argumento não será inútil. É razoável acreditar que as montanhas sejam reais e nossas memórias sejam geralmente confiáveis e que outras mentes existam. É razoável acreditar nessas coisas mesmo que elas não possam ser provadas. Talvez alguns de meus argumentos sobre a existência de Deus irão persuadir você que acreditar em Deus é razoável.

Assim, como podemos saber que Deus existe? Ao invés de procurar conclusões acima da possibilidade de dúvida, pesamos as evidências e consideramos as alternativas. Que alternativa corresponde melhor à evidência?

2007-01-18 02:37:56 · 18 respostas · perguntado por RELIGIÃO MATA E CEGA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

O UNIVERSO E SUA PERFEIÇÃO.
O AR QUE RESPIRAMOS.
A AGUA.
O CALOR.
AS CHUVAS.
NOSSO ALIMENTO.
A FAUNA ,FLORA O MEIO AMBIENTE.
O SOL , A LUA.
TUDO EM PERFEITA HARMONIA ,SÓ UM SER TÃO PERFEITO PODERIA TER CRIADO ALGO TÃO MARAVILHOSO.
E EU GLORIFICO O NOME DELE.

2007-01-18 03:17:52 · answer #1 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 0 0

Gostei da sua pergunta e seus quetionamentos a respeito dela... Mas acho que o que prova que Deus exixte para mim é sentí-lo em meu coração... da mesma maneira que a prova que a montanha exixte para mim é poder vê-la, sentar nela..

Portanto cada um terá uma maneira de provar a existencia da montanha porque Deus nos deu a capacidade de raciocinar e cada um tem a sua capacidade diferenciada..

Nós somos a prova concreta de que Deus existe.. quem o criou senão Ele? Vc teria que me provar que não foi Ele para provar sua não-existencia...

Só sei que tudo isso de filosofia é muito louco pra minha cabeça..

Abraços.

2007-01-18 02:56:53 · answer #2 · answered by Andréia 2 · 1 0

a bliblia em nenhua parte e desmentida,ja e uma prova.. nao sei onde nela pois nao sou muito conhecedora mas tem em um verciculo q diz DEUS ESTA SENTADO SOBRE A REDONDEZA DA TERRA...POD ate parecer q isto nao significa nada.mas p mim serviu pois isto foi escrito 1500 anos ates de descobrirem q a terra era redoda!!!!se fosse um livros de acasos teria escrito deus esta sentado sobre a quadradice,planice....pois quem falasse q a terra era redonda era conciderado um doido vc ja deve ter visto isto em historia

2016-12-12 14:19:42 · answer #3 · answered by ? 4 · 0 0

.
Para mim Ele existe. É o que basta.
.

2007-01-18 09:57:20 · answer #4 · answered by Biggi 7 · 0 0

Vamos simplificar as coisas.

Provar é uma coisa, convencer é outra, aliás bem distinta.

Prova com alguma possibilidade de dúvida, não é, a rigor, prova.

Para os que crêem em Deus, a crença é mais importante que a prova, para os que não crêem, a prova é mais importante que a crença.

Pessoalmente, estou convencido de que a que a crença em Deus é uma bênção dívina, mas, nem por isso entendo serem inferiores os que não receberam tal dádiva. Não conheço "prova" da existência de Deus que resista a exame crítico, não obstante, creio em Sua existência.

2007-01-18 03:17:39 · answer #5 · answered by podocarpo 7 · 0 0

Deus é como o açucar no meio do nosso leite que tomamos todas as manhãs, nós não vemos o açucar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se tiramos fica sem sabor.
Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
Deus é nosso açucar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!

2007-01-18 03:17:28 · answer #6 · answered by Dalmair J 4 · 0 0

Sim, nos brasileiros acreditamos firmemente em Deus. Eu por exemplo nunca me sinto soh, pois rezar e me apegar com Deus todos os dias eh uma parte muito importante na minha vida.
Mergulhe em seu intimo, e ouca a voz de sua consciencia, que eh a voz silenciosa de Deus falando dentro de voceh mesmo.

2007-01-18 02:54:50 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Deus é único, não existe nda antes e nem depois Dele... ó só... rs Deus não está nem um pouco interessado a provar se Ele existe ou não... Ele tá muito mais interessado em mostrar o amor Dele por sua vida...
bjs

2007-01-18 02:48:19 · answer #8 · answered by - Núbia 6 · 0 0

E so você se olhar no espelho.

2007-01-18 02:47:41 · answer #9 · answered by Perola 2 · 0 0

E a inexistencia dele vc tem como provar?

2007-01-18 02:40:54 · answer #10 · answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers