A "depressão maior" é caracterizada por humor deprimido (tristeza intensa), ansiedade. desmotivação, baixo auto-estima, isolamento social,sono alterado,apetite alterado (diminuído ou aumentado), fadiga, libido alterada (prazer sexual diminuído), idéias de suicídio, déficit de concentração etc. Ela inside em pessoas de todos os níveis sócio econômicos-culturais.
Muitos pacientes com "depressão maior" tem antes da crise depressiva uma personalidade afetivamente rica, são alegres, ativas, socáveis. Contudo são diversas as causas que levam uma pessoa extrovertida e sociável ao drama da depressão. vão desde influências genéticas às causas pisicosociais, como perdas, frustrações, limitações físicas, pensamentos passados antecipação de situações futuras.
O fenômeno RAM ( Registro Automático da Memória) registram na memória todas as experiências que transitam no palco de nossas mentes. Num computador, escolhemos as informações que queremos registrar, na mente humana não existe esta opção.
Tudo que pensamos e sentimos é registrado automaticamente e involuntariamente pelo fenômeno RAM. Este fenômeno tem mais afinidade com as experiências que tem mais "volume" emocional, ou seja, registra-as de maneira mais privilegiada. por isso "recordamos " com mais facilidade as experiências que nos deram mais tristezas ou prazer.
Em uma pessoa que não tem proteção emocional, as experiências produzidas pelos estímulos estressantes,por serem mais angustiantes, são registradas de maneira privilegiada na memória, ficando, portanto, mais disponíveis para serem lidas.Uma vez lidas geram cadeias de pensamentos negativos e novas emoções tensas.
Cuidamos de da higiene bucal, do barulho do carro, do vazamento de água, mas não cuidamos da qualidade dos pensamentos e emoções que transitam em nossas mentes. Estes uma vez gravados nunca mais podem ser deletados, somente reescritos, por isso o tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico não é cirúrgico, mas um lento processo. Logo, também é difícil, mas não impossível, mudar as característica de nossas personalidades.
Neste caso vocêpode ser útil a esta pessoa ajudando a reescrever pensamentos negativos, já que estes estão ligados a baixo auto-estima.
2007-01-18 03:51:44
·
answer #1
·
answered by claudio 2
·
0⤊
0⤋
Pode ser problema orgânico, falta de serotonina. A caminhada, ou dependendo da idade a corrida melhora muito este estado, a pessoa se sente confiante, levanta a auto- estima, ou se quiser pode ir a um psiquiatra, o que é mais difícil de aceitar, eu quando preciso, vou numa boa.
2007-01-20 13:04:30
·
answer #2
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
Pessoas com baixa auto-estima devem ser apoiadas . Deve-se mostrar a essas mesmas pessoas que têm valor ( ao contrário do que pensam ), que têm muito para dar . Não deixar que fiquem todo o tempo em casa , pelo contrário, obrigá-las a sair de casa, fazer esporte (natação é das melhores terapias ), fazer um programa divertido. Ás vezes um abraço, um toque pode ser o suficiente para aumentar a auto- estima dessa pessoa. Elogiá-la sempre que ela fizer algo bem feito, dizer que o batôn ou o vestido que colocou ficam-lhe muito bem, que ela está bonita ! Que o bolo que fez ficou muito bom, etc...
2007-01-18 16:45:54
·
answer #3
·
answered by Sofia 2
·
0⤊
0⤋
A melhor maneira é só ser amiga, se for necessário uma terapia.
2007-01-18 13:37:19
·
answer #4
·
answered by léo 6
·
0⤊
0⤋
Tentar ser o máximo atenciozo possível com esta pessoa todo mundo gosta de atenção, tentar fazê-la sorrir também é um ótimo remédio sair ir à uma boate uma festa sempre levanta a alta estima.Fique di boa!!!
2007-01-18 10:50:22
·
answer #5
·
answered by ♠Hisoka♥ 4
·
0⤊
0⤋