Perdeu o cartão ou foi roubado? Veja o que fazer para garantir sua segurança
A perda ou o roubo da carteira com dinheiro, cartões e documentos é algo extremamente desagradável, mas não tão raro, principalmente quando se está em uma grande cidade. Quando algo assim acontece, é preciso solicitar a emissão do Boletim de Ocorrência (B.O. online). Dependendo do que se perde, no entanto, as providências se multiplicam.
É o caso do extravio, furto ou roubo do cartão de crédito. De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), além do B.O, é preciso comunicar a central de atendimento do banco emissor do cartão o mais rápido possível e pedir o bloqueio do cartão.
O telefone de contato pode ser encontrado na fatura do seu cartão, no verso do cartão, ou no site da própria instituição financeira.
O Procon também recomenda que o consumidor anote o número de protocolo, a data, o horário e o nome de quem fez o atendimento. Desta forma, caso seja necessário, poderá comprovar que efetuou o pedido.
Uso indevido do cartão
Os procedimentos acima são importantes porque protegem o consumidor em caso de uso indevido do cartão, após o seu roubo ou perda. Caso o cartão seja utilizado após ter sido extraviado ou roubado, e o consumidor não houver comunicado à central de atendimento, ele poderá ser responsabilizado pelo uso indevido do cartão, tendo que arcar com as despesas. Pelo menos é isso, que prevê a maior parte dos contratos de cartão de crédito.
O Código de Defesa do Consumidor, no entanto, determina que essa cláusula é abusiva, uma vez que todos os cuidados devem ser tomados antes que o pagamento de produtos ou serviços com o cartão seja formalizado. "Nos termos da legislação, o consumidor é vulnerável e a fragilidade do sistema permite a utilização indevida do cartão por terceiros", critica o Procon-SP.
Se, apesar da reclamação, a administradora de cartões não estornar os lançamentos indevidos, o consumidor deverá formalizar uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor, ou em um Juizado Especial Cível ou na Justiça Comum.
Só consumidor pode cancelar o cartão
Por outro lado, a Abecs (Associação Brasileira da Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) argumenta que a intervenção do consumidor nos casos de roubo é necessária porque somente o titular pode cancelar o cartão e seus adicionais.
Apesar disso, a Abecs ressalta que a administradora tem o poder de bloquear temporariamente o plástico em casos especiais. A suspeita da utilização indevida do cartão por parte de terceiros é um destes casos, juntamente com a o descumprimento das obrigações legais e contratuais.
Seguro oferece proteção opcional
Uma das formas de se proteger da perda, furto ou roubo do cartão de crédito é aderir a um seguro especial para esse tipo de ocorrência, oferecido pelas próprias administradoras e garantido por uma seguradora.
A proteção cobre as despesas de qualquer uso indevido do produto por terceiros. Mas, como lembra o Procon, é uma opção do consumidor, que pode, ou não, optar pela sua contratação
2007-01-18 07:41:54
·
answer #1
·
answered by Alexandre L 6
·
0⤊
0⤋
Todos nós de uma forma ou de outra, já fomos roubados. Todos vez que isto acontece fico imaginando. Se os Estados Unidos podem ter "Guantânamo", nós podemos ter grupos de extermínio. (Radical??)
2007-01-21 02:57:47
·
answer #2
·
answered by Historiador 2
·
0⤊
0⤋
já fui sim, a sensação que eu tive foi de insegurança em saber que alguém estranho invadiu a minha casa e mecheu nas minhas coisas de uso pessoal
2007-01-19 21:55:00
·
answer #3
·
answered by Naihara 3
·
0⤊
0⤋
Já tive uma moto roubada. Minha casa já foi saqueada e até uma casa já foi roubada. Sobrou apenas o terreno. Também já tive 3 lotes de terrenos invadidos, em área muito valorizada. Também estou com um calote na Justiça há 9 anos. Ganhei na primeira instância, mas tudo favorece o caloteiro. Dificilmente se recupera algo nesse País com ajuda da Justiça. Tudo favorece aos pilantras... O buruçu e a burocracia pra recuperar algo e as despesas inviabilizam a recuperação. Também já fui vítima do trombadão em São Paulo, próximo ao Viaduto do Chá e tive diversos objetos de menor valor roubados em outras ocasiões ou fui enganado por compra de produtos defeituosos e caloteiros, tendo sido inútil recorrer à Justiça. O direito de propriedade neste País é uma piada.
2007-01-19 00:26:57
·
answer #4
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
0⤋
Ja fui roubada e a sensacao e desagradavel, estava passeando pelo calcadao de Copacabana, no Rio de Janeiro, eu e a minha amiga, sem mais nem menos, um pivete pulou no meu pescoco e arrancou meu cordao de ouro, levei um susto, foi coisa de segundos, muito rapido eles sao, depois disso naum sai com mais nda de joias, somente bijuterias.....
2007-01-18 04:35:45
·
answer #5
·
answered by ritcha01 2
·
0⤊
0⤋
Ja, minha prima roubou meu celular, fiquei com muita raiva dela.
Bjo
2007-01-18 01:57:48
·
answer #6
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Ainda bem que isso nunca aconteceu comigo.
2007-01-18 01:37:03
·
answer #7
·
answered by Ana 3
·
0⤊
0⤋
Já...Foi horrível.Tiv a senSação d medo,impotência,insegurança.
Reagi,tntei correr,+ ele tinha 1 fak e c entikc a mão me furaria,então parei d correr e ele levou minha bolsa...+ a polícia pgou ele e foi tanta porrada.....adorei............. + em - d 1 mês fui seguida,o kra qria me strutar,dssa vz consegui skpar.
2007-01-18 00:25:54
·
answer #8
·
answered by IVI 6
·
0⤊
0⤋
Já sofri tres tentativas de roubo...
nas tres eu reagi e não me levaram nada... não recomendo a ninguem tomar este tipo de reação, mas foi a unica que pensei na hora... exatamente por ficar pensando que eu trabalho e batalho pra conseguir o que tenho... e vem um filho d... pra roubar... cara... fiquei indignado com isso...
mas minha reação poderia ter resultado em graves consequencias... por isso não recomendo a ninguem reagir a isso
2007-01-18 00:11:05
·
answer #9
·
answered by xina_xbd 2
·
0⤊
0⤋
SENSAÇÃO (com "s", depois "ç"). É uma sensação péssima, pior do que isso, só quando alguém agride a língua portuguesa. Continue tentando, com esforço vc chega lá! Recomendo a leitura de jornais e revistas semanais de informação. É lendo material de boa qualidade que a gente aprende a escrever.
2007-01-18 00:09:06
·
answer #10
·
answered by LíDER 5
·
0⤊
0⤋