Bel, me permita fazer um reparo à sua pergunta: Eu acredito que você não esteja afirmando que os evangélicos sigam as leis mosaicas, mas sim, que usem como fonte de inspiração espiritual e explicação para algumas de suas crenças e práticas o antigo testamento.
Esta é uma questão recorrente entre os que questionam a fé evangélica, principalmente entre nossos irmãos católicos.
Caso contrário, a resposta teria de ser a do nosso amigo Professor, quem segue a "lei mosaica" é judeu ortodoxo, os evangélicos não cumprem os rituais e regras da torá.
Mas é verdade, os evangélicos crêem no antigo testamento, lêem-no, citam e o utiulizam para embasar muitos conceitos e práticas.
Por quê
Primeiramente porquê Jesua, nosso Deus e mestre também o fazia, logo, se Ele é noso modelo e queremos seguir seus passos, não dá pra dizer que é errado ler, conhecer e aplicar o antigo testamento em nossa vida espiritual.
Segundo, porquê os Pais da Igreja, apóstolos, evangelistas e os primeiros Bispos em seus escritos utilizavam-se do texto escrito no antigo testamento para embasamento de suas convicções.
Nós evangélicos entendemos que a biblia completa, antigo e novo testamento, é em sua totalidade e de forma integral inspirada por Deus.
Os textos do antigo testamento, de Gênesis a Zacarias, apontam de forma inequívoca para Jesus.
O novo testamento é o cumprimento do antigo, assim como o própio Jesus afirma no evangelho que veio para cumprir a lei e o apóstolo Paulo afirma que o fim da Lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Cremos que Deus manifestou-se ao homem através da Bíblia e que esse Deus que no novo testamento amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho Jesus para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha vida eterna é o mesmo Deus do antigo testamento que prometeu a Abrão que atravé dele seriam abençoadas todas as famílias da terra.
Veja numa bíblia de referências a enorme quantidade de textos paralelos no novo e antigo testamentos.
Acho o novo testamento, Evangelhos, Atos Cartas e Revelações, suficiente para embasar minha crença, mas a leitura do antigo testamento não atrapalha nem cria qualquer confusão, antes corrobora e completa o novo.
É como se você entrasse no cinema no meio do filme e mesmo sem ter visto o início entendesse por completo as tramas, conexôes da história e principalmente o final feliz, no entanto, ainda assim seria legal, e não faria mal algum, poder conhecer a parte inicial da história.
Assim é que nós evangélicos vemos a Bíblia toda, antigo e novo testamento: como um romance escrito pelo próprio Deus, uma bela histótria de amor narrando a criação do homem, sua queda e o trabalho incansável e vitoriosos de um Pai amoroso através dos séculos para resgatar sua criação.
Creia-me: Deus fala através do antigo testamento tal qual através do novo, Jesus sabia disso e assim nos ensinou e por isso nós evangélicos, sem seguir a lei mosaica, continuaremos dando crédito aos seus 39 livros.
Deus te abençoe
Abraços
2007-01-18 02:13:52
·
answer #1
·
answered by Ebeneser 2
·
2⤊
1⤋
.
Cristão é todo aquele que segue a Cristo e obedece a seus mandamentos.
.
2007-01-17 23:26:43
·
answer #2
·
answered by Biggi 7
·
2⤊
1⤋
A biblia é um unissono. Toda ela, seja o velho testamento e o novo testamento , testifica que Deus é amor. Não existe essa historia de abandonar o velho testamento como se ele não existisse, todo os ensinamentos de jesus são baseados no velho testamentos e podem ser lá encontrados, aliais, no tempo de Jesus o velho testamento era a unica biblia existente pois, os evangelhos só foram escritos muitos anos depois da sua morte e se você suprimir as historias do velho testamento como a criação, a queda , a formação do povo de Deus, a lei moral , as profecias sobre o primeiro advento, não terá subsidios para ter e necessitar de um um salvador.
Não se assuste com o velho testamento, tente enxergar Jesus em todos os seus livros e verá que a verdade da salvação em cristo Jesus sempre existiu, como esta escrito " Jesus é o cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo"
2007-01-18 06:35:20
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A lei mosaica é uma norma de direito universal, seguida até por quem não a conhece. Tanto para os budistas, como para bramanistas, muçulmanos, etc... não se pode matar, roubar, desejar a mulher do próximo, e tudo mais. Sem estas normas, não é possível a vida em sociedade.
2007-01-18 07:33:55
·
answer #4
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
0⤊
1⤋
Amém, Jesus, aleluia irmãos. Saravá, Pai Véio, Otobaá aluaiê, Xangô, Agasshoo, Buda
Belzinha querida, veja lá nas leis mosaicas que a concepção religiosa dos antigos hebreus, tinha que se pautar em um Deus severo, cruel e rígido, devido serem ainda tribos semiselváticas perambulando pelo deserto, brigando por acampamentos e poços de água, enfim, uma vida totalmente errante por ainda não dominarem tecnologias e não conhecerem uma vida social sedentária, organizada em um Estado políticamente e econonocamente forte e por isto tinham que ser disciplinados por leis conforme seu comportamento social ainda selvagem e assim eram necessárias leis cruéis e bárbaras da ordem de um deus segundo suas premissas de um ser primitivo criador.
Depois da revogação da letra que mata pelo espirito que vivifica ensinado pelo Divino Mestre Jesus Cristo, rasguemos o Velho Testamento e nos inspiramos nas máximas sagradas Divinas.
Beijinhos, Belzzinha.
2007-01-18 00:09:56
·
answer #5
·
answered by ? 6
·
2⤊
3⤋
as chamadas leis mosaicas, relacionadas no pentateuco são em torno de 600 leis, 10 mandamentos e as sete festas judaicas dentro do contexto da época elas eram muito úteis, muitas tratavam de direito civil, ritos, sacrificio e até higiene. se vc observar bem na biblia, Jesus disse que toda a lei se resume em dois mandamentos "amarás o Senhor teu Deus de toda a tua alma, de todo teu coração e de todo o teção e de todo o teu entendimento" e "amarás o teu próximo como a ti mesmo". pelo menos a maioria dos verdadeiros cristão que eu conheço se empenha em cumprir estas duas ultimas. pois quem cumpre estas duas leis não rouba, adultera, cobiça as coisas do proximo, mente ,rouba,e
2007-01-17 23:32:32
·
answer #6
·
answered by nenhum 2
·
1⤊
2⤋
Você está certíssima.
O que ocorre é que tem muita gente que ministra no Tabernáculo. Vivem a primeira aliança.
Não conhecem a Graça de Deus. Ainda adotam atos judaizantes como se fossemos judeus.
Ainda não perceberam que somos gentios.
Não sabem que Jesus, no seu ministério terrestre, estava cumprindo a Lei. Não sabem que o verdadeiro evangelho (boas novas) quem trouxe foi Paulo que o ouviu da boca do justo.
São pessoas que se dizem cristãs mas preferem Moisés a Jesus Cristo.
Não estamos mais sob o império da lei mosaica mas sim da graça divina.
2007-01-17 23:49:45
·
answer #7
·
answered by Jorge C 3
·
1⤊
3⤋
Quem segue lei mosaica não é cristão, fio, é judeu ortodoxo. Os cristãos seguem os quatro evangelhos e as cartas dos apóstolos.
2007-01-18 00:17:02
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋
Isso é realmente interessante, mas posso lhe afirmar por expériência própria que isso tem a ver com o ego do Homem.
Na lei os seguidores de Deus precisavam de sacrifícios a tos obrigados na lei para que tivessem acesso aDeus, na graça, isso foi revogado.
E através de uma confissão de nossa boca: ver Romanos 10:9, e de um reconhecimento de que não é possível viver sem pecar, ou seja de cumprir a Lei em sua totalidade, reconhecendo que Jesus é o caminho que nos leva a Deus, temos livre acesso. Isso sem contar a salvação, a santificação, a restauração.
Isso podemos fazer em nossa casa facilmente com uma bíblia.
Disse que tem a ver com o orgulho do homem. Porque na maioria das igrejas se deixa pessoas totalmente dependentes de pastores, líderes, padres, entre outros. è uma forma de as pessoas dependerem umas das outras e não de Deus.
Podemos amar a Deus em qualquer lugar, bem como glorificá-lo e honrá-lo e ao próximo, bem existem pessoas, em nossa casa, na rua, nos hospitais, nas cadeias, nos manicomios, embaixo das pontes...E não somente nas igrejas. Podemos ter comunhão em todos os lugares. Mesmo porquê nosso Deus não habita em templos feitos por mãos de homens.
Seja quem for, por Jesus tem livre acesso.
E mandamento que temos hoje são:
Amar a Deus sobre todasa as coisas e ao pRóximo como a ti mesmo!
2007-01-17 23:42:59
·
answer #9
·
answered by Herimaz 1
·
0⤊
3⤋
Nós, cristãos,seguimos a Jesus Cristo, porém, esse mesmo Jesus era judeu. Seguia as leis mosaicas. Ora, Ele mesmo disse que não viera pra eliminar a lei, mas pra aperfeiçoá-la!!! É por isso que temos um traço forte das leis mosaicas.
2007-01-17 23:48:04
·
answer #10
·
answered by Luciano Santos 1
·
0⤊
4⤋