Discordo totalmente de vc.
Leio Maurício de Sousa desde que aprendi a ler. A Turma da Mônica aborda diversos assuntos de forma natural, como é adequado ao entendimento das crianças. Se uma criança te pergunta "como mamãe ficou grávida", não adianta explicar a teoria do ato sexual. Tem que falar das coisas como elas são. Qdo as historinhas da Mônica começaram a ser publicadas, a religião predominante no Brasil era a católica mesmo. E uma série de outros costumes tbm era padrão, mas que hj já mudaram.
Se vc acompanhar as histórias mesmo, verá que hj temos um personagem deficiente, um garoto que tem os pais separados e vive sem problemas emocionais, e que na turma do Penadinho, eles abordam várias facetas das religiões, como existência do purgatório (catolicismo), crendices populares, como o lobisomem, o diabo e o inferno (influência do próprio candonblé), reencarnação e comunicação entre vivos e mortos (espiritismo), enfim.
Tbm há na turma do Chico Bento a presença do saci, da mula sem cabeça, etc, elementos da nossa cultura.
Para concluir, acho que há grande ecletismo nesta literatura e que, às vezes, o "politicamente correto" estraga tudo.
2007-01-17 11:20:30
·
answer #1
·
answered by yo_ctba 3
·
1⤊
0⤋
Cara eu tenho 31 anos e leio estes gibis desde muleke, nunca reparei nisso. Não vejo nehum exagero nem pregação nas estórias, a única alusão que vejo a religião é o personagem do anjo, mas ele se enquadra em prátivamente todas as denominações cristãs. Quermeces e coisas assim são muito vistas nos gibis do Chico Bento, mas isso é uma coisa já incorporada ao nosso folclore e que aínda se mantém viva no interior desse nosso Brasilsão, e como o Chico é da roça...
Bom acho que você deveria deixar de neura e curtir as estórias que são bem legais.
2007-01-17 19:24:30
·
answer #2
·
answered by Luciano 5
·
1⤊
0⤋
A proposta desse tipo de quadrinhos é essa mesma, não se esqueça dos vínculos comerciais que Maurício de Souza tem com empresas como a Cica, criar uma história polêmica pode desagradar algumas pessoas, que são compradoras, tendo como consequência a suspensão do citado patrocínio, resultado: é mais lucrativo fazer um humor inocente e babaca.
dica: se o colega está a fim de um quadrinho mais inteligente, leia as histórias de Robert Crumb ou os Freak Brothers; são 95% de chances de não se arrepender e acabar se viciando!
Boa leitura!
2007-01-17 19:11:21
·
answer #3
·
answered by mayakowisky 2
·
1⤊
0⤋
Isso é errado, por que nos mais antigos gibis dizem as crenças:
O Jeremias é protestante e o Hiro é budista!
Mas o intuito dos gibis não é impor religião e sim de divertir as crianças!!!
2007-01-18 06:27:52
·
answer #4
·
answered by Isis Naura 3
·
0⤊
0⤋
É ...
Já pensou uma historinha, com uma personagem chamada "Soninha" apaixonada por um "Apostolino" e no lugar do anjinho vc coloca aquele que as seitas gostam tanto, o "demoninho".
Seria uma coisa, no minimo ...tão atual...
Ia fazer o maior sucesso, até em Miami.
2007-01-17 19:31:14
·
answer #5
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
1⤋
Até no pé da Monica vocês resolveram pegar agora ? Eu heim, tadinha !
2007-01-17 19:20:17
·
answer #6
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
0⤋
Discordo em partes, tem muito tempo q não leio as histórias da Turma da Mônica, mas lembro que em muitas histórias do Chico Bento tem ele na igreja, catequese, coral... e a visão q ele tem disso tudo parece ser muito lúdica, como se ele estivesse lá apenas por sem o "normal".
E histórias do Papa Capim também, em especial aquelas onde há encontro dos Indios com Brancos a religião indígena é colocada e pede-se respeito as suas crenças.
2007-01-17 19:08:35
·
answer #7
·
answered by lordcaio 2
·
0⤊
0⤋
Também não gosto dessa parte meio imposta a religião católica nos gibis, mas acredito q religião já é um tema tão complexo para os adultos que seria mto complicado para crianças lerem alguma outra coisa e não entendessem. Quando crescem, cada um toma seu rumo, como a gente!
Abraços
2007-01-17 19:03:23
·
answer #8
·
answered by Cí 3
·
0⤊
0⤋
A colocação é interessante. Mas religião na Turma da Mônica não seria um pouco demais ??
Nesse caso não seria melhor um pouco de crítica política também ??
2007-01-17 19:02:40
·
answer #9
·
answered by Bad Dream 4
·
1⤊
1⤋
Se você fosse criança, como é o público alvo dessas revistinhas, você gostaria de ler historinhas com discursões religiosas?
O Brasil é um país de maioria católica, então o autor escreve algo que agrade a maioria. Já pensou se tivesse que escrever uma história para cada religião?
As pessoas leem revistinhas para se divertir, e discursão religiosa não tem muito a ver com diversão.
Não tenho nada contra as outras religiões, contanto que não fiquem no meu pé tentando me converter.
2007-01-17 19:01:21
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋