01 - carteira de habilitação
02 - entender de monobloco, homocinéticas, suspensão, amortecedores, motor de partida,etc.
03 - ter um certo tempo de experiência dirigindo (cinco anos) para poder reconhecer os ruídos estranhos no veículo que denunciam estar com sérios problemas
04 - verificar se a lataria está em ordem, se o carro não é um daqueles chamados carro PIZZA (tem mais massa que lataria)
05 - verificar se o carro tem multas, está no nome da pessoa de quem deseja comprar, ou se está alienado a alguma financiadora ou concessionária de consórcio
06 - verificar se não é roubado
07 - Dê preferência a carros cujo emplacamento seja na cidade onde reside
08 - Caso não entenda de quase nada do descrito acima procure um mecânico de confiança para auxiliá-lo.
TUDO DESCRITO ACIMA É PARA CARROS USADOS OU SEMI-NOVOS
Para carros novos é só ter o dinheiro, escolher a revendedora, ler com atenção o que está assinando, procurar pechinchar, se você for deficiente (devidamente documentado) terá direito a desconto de 30% do valor real do produto, inclusive, dispensa do IPVA. Também precisará ter habilitação se for em seu nome, embora não seja uma exigência para propriedade.
Parando porque não me lembro de mais nada no momento.
Espero ter ajudado.
Márcia
2007-01-17 05:52:04
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Tem que saber dirigir, ao menos um pouco uhuhuhuahuah
Mas de fé, se for zero, vc tem que avaliar só o preço e a marca, pessoalmente recomendo Ford e VW entre os populares por não darem muita manutenção e serem bem robustos.
Se for usado, primeiro consulte a placa e documento do carro (RENAVAN) no dentran, pode ser pela internet mesmo pra ver se ele não está alienado pelo banco, e se está em dia com a documentação (Licenciamento) e não tem nenhuma multa.
Aí vá lá vê-lo melhor. Não acredite na kilometragem, vendedor é fogo, sempre manipulam aqueles números. Analise o barulho do motor e o número do chassis nos vidros, motor e onde mais for possível vê-lo. Esse número só consta em peças originais e aí vc pode ver se o carro já foi batido e teve peças trocadas. Peça o manual do veículo pra saber onde ficam os números do chassis, se o vendedor não o tiver, é provável que o dono anterior do carro seja tão "cuidadoso" com o carro como foi com o manual.
Ligue o motor com o capú aberto e peça pro vendedor acelerar enquanto vc verifica se há algum sinal de fumaça, rangidos ou até barulhos de chocalho com o motor acelerado. Olhe por baixo a parte da frente do carro pra ver se o radiador não tem lâminas amassadas, e se a parte de baixo do motor (carter) não está danificada ou até vazando. Partes danificadas ou mesmo enferrujadas demonstram mal uso do carro ou os ditos "cabritos" onde a peça original foi substituída por uma "genérica", e que deve dar manutenção pra você pagar. Não caia na história de que "é assim mesmo" que o vendedor larga, desconfie de tudo, pois depois que o vendedor põe a mão na sua grana, ele nem liga se você ficar na rua.
Empurre alguma vezes o carro com força pela lateral, no teto mesmo, pra fazer ele se balançar de lado. Depois solte-o rapidamente, ele deve parar de se balançar imediatamente pois se ficar embalado ainda, os amortecedores já morreram. Faça isso dos dois lados do carro.
Confira as porcas do motor e da lataria, as originais saem com uma pintura azul sobre elas, então se não tiverem essa tinta, é porvável que o carro foi alterado ou batido.
Desconfie de veículos que fazem muita fumaça, mesmo que branca de carro a álcool, é comum carros que pegam enchente ficarem soltando fumaça demais pois ainda tem água no escapamento e até dentro do motor.
Peça pra dar uma volta e acelere brusco, mesmo carros com motor 1.0 devem responder rápido ao acelerador, principalmente em marchas baixas. Verifique se a embreagem está certa e se os freios estão bons e não fazem barulhos ao freiar. Verifique se a direção não tem folga e se o carro não acende nenhuma luz no painel. A temperatura do motor durante a "test drive" não deve sair do 70º que é o mínimo, aí aproveite e leve-o num mecânico de sua confiança, aí pergunte a ele sobre algo que você tenha ficado em dúvida como ferrugens e talz.
Voltando a concessionária, verifique novamente o carter pra ver se não tem sinais de vazamento de óleo. Confira o pneu estepe se não está careca, e veja se aí estão o macaco e o triângulo.
Recomendo não comprar carros "tunning" nem que sejam repintados, confira no documento do veículo se a cor dele é a mesma que consta no documento. Carros rebaixados ou com mecânica alterada, ao até película nos vidros costumam não passarem fácil pela perícia do detran, a qual vc faz ao trasferir o carro por seu nome, por exemplo, então se quiser levar mesmo assim, não pague a mais por isso.
Se quiser, pegue uma folha de papel e encoste na lataria, aí ponha um imã sobre a folha, o imã deve ficar fixo contra a folha onde a lataria não tem massa, então vá testando assim por toda a lataria, se o imã começar a largar onde parece "lata" acredite que tem mais massa que lata, aí o carro foi batido.
Analise a instalação elétrica, a bateria e a fiação do aparelho de som, as luzes, faróis, piscas e tudo mais, eles podem ser dor da cabeça depois. Boa sorte!!!
2007-01-17 06:02:53
·
answer #2
·
answered by calculator819 4
·
0⤊
0⤋
Levar contigo na hora da compra , uma pessoa de confiança que entenda de carros, ela lhe ajudará a comprar um bom carro e com a documentação em ordem, de acordo com seu gosto e grana disponível.
2007-01-17 05:40:29
·
answer #3
·
answered by Vera Lúcia 3
·
0⤊
0⤋
Se vc pretende comprar um carro zero só precisa de dinheiro e uma concessionária de confiança, no entanto, se vc quer adquirir um usado, precisa, além do dinheiro, um bom mecânico e latoeiro pra avaliar o carro, também precisa ir ao detran, levando o nro do docto e placa pra verificar roubos e multas... Não esqueça q documento remarcado é carro sinistrado e o seguro não aceita!!!
2007-01-17 05:34:27
·
answer #4
·
answered by ALINEDOG 4
·
0⤊
0⤋
Quando for comprar um veículo leve um mecanico de sua confiança, É necessário escutar o barulho do motor, verificar nº do chassi, ver se o veículo foi batido ou capotado, os mecanicos conhecem bem o assunto.
abraços
2007-01-17 05:33:25
·
answer #5
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋
Quanto custa...
2007-01-17 05:32:53
·
answer #6
·
answered by Nietta 3
·
0⤊
0⤋
A primeira coisa é tentar comprar emrevendedoras devidamente estabelecidas. Comprar de particular é um problema pois há risco de vc comprar um carro roubado. Se vai compra um 0km não tem muito segredo.~´E só escolher o modelo.
2007-01-17 05:28:27
·
answer #7
·
answered by Raphael77 2
·
0⤊
0⤋
primeiro tem que saber como anda a poupança, depois conforme a grana qual marca compra....é o primeiro passo!!!
2007-01-17 05:28:13
·
answer #8
·
answered by Juliana 2
·
0⤊
0⤋
Primeiro verificar a mecanica, lataria se dão relamente boa ou se ""ta maqueada".Depois verificar os documentos,se estão em dia qto ficara pra transferir,ver se o recibo de transferencia está realmente em branco e com a pessoa q está vendendo.E por ultimo q é o mais relevante ver a procedencia do carro, por exemplo de qeum vc tá comprando, qtas pessoas ja ficaram com ele.E se for de mulher é bem melhor pois é um brinco, ah ia me squecendo olha o motor pra ver se a numeraçao é original.E q trabalho no despachante,um abraço e boa sorte na compra.
2007-01-17 05:27:11
·
answer #9
·
answered by Samantha 2
·
0⤊
0⤋
dirigir =)
2007-01-17 05:24:12
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋