E eu gostaria de saber por que o espírito do Doutro Fritz nunca fala alemão, mas só fica (fingindo?) aquele sotaque horroroso que nem de longe lembra o modo de falar peculiar dos prussianos, e que até eu sei imitar, hahahaha.
Gostaria de perguntar para esse "espírito" do Doutor Fritz umas coisas tipo: Onde nasceu, que ano? Como eram os uniformes alemães do seu batalhão? Onde estava lotado? E se ele me dissesse "não lembro por que desencarnei" eu diria: "Áh, então por acaso não esqueceste como se opera também?"
Ou ainda, por que os desencarnados que porventura morreram assassinados não vão a uma sessão do tribunal livrar um inocente injustamente condenado por um crime?
Monteiro Lobato foi bem esperto, de certo era um bom católico e não se deixava ludibriar por essas fábulas sem pé nem cabeça.
Abraço,
Clayton.
2007-01-16 23:14:39
·
answer #1
·
answered by Lavs Deo! 7
·
1⤊
0⤋
Não sou profundo conhecedor da doutrina, mas posso dizer que seu raciocínio parte de premissar erradas:
1 - Não é porque um espírito em determinada encarnação manifestou-se como escritor, que ele continuará desempenhando este papel após o desencarne;
2 - Nenhum medium pode "obrigar" um espírito desencarnado a manifestar-se. Ou seja, o fato de nunca ter havido uma nova obra de Monteiro Lobato psicografada após o seu desencarne pode simplesmente decorrer do fato de que o espírito desencaranado, em seu processo evolutivo, não sentiu qualquer necessidade de comunicar suas idéias como "escritor" para os encarnados. E nenhum medium pode interferir neste processo decisório.
3 - Como o espírito pré-existe e subsiste à encarnação, sendo esta mera passagem evolutiva, a deliberação consciente de Monteiro Lobato (mensagem e senha) pode ter sido deliberadamente ignorada pelo espírito após o desencarne, por tê-la considerado inoportuna, desnecessária ou qualquer coisa do gênero. O escritor iludiu-se ao achar que, após o desencarne, o seu espírito estaria condicionado a qualquer decisão por ele tomada durante a encarnação. Na verdade ELE NÃO ENTENDIA NADA DE ESPIRITISMO.
O MESMO POSSO DIZER DE VOCÊ.
INFORME-SE. ESTUDE A DOUTRINA. DEPOIS CRITIQUE.
2007-01-17 07:01:07
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
6⤊
1⤋
Sou médium e gostaria de lhe lembrar somente uma coisa, há dois caminhos para se chegar a Deus: pelo amor ou pela dor. Qual escolherá? Pense bem e com certeza encontrará as respostas para as suas dúvidas no Espiritismo.
Para criticarmos precisamos conhecer.
Enquanto a pergunta, já se sabe que muitos espíritos zombeteiros podem se passar por pessoas famosas, como alguns pintam assinando como se fossem grandes pintores que se foram. Para termos certeza tem que haver um estudo.
P. S. Vou pesquisar e darei mais detalhes depois.
Fique em paz!
2007-01-17 21:06:17
·
answer #3
·
answered by Patricia 2
·
2⤊
0⤋
Muito boa a sua pergunta, só queria lhe fazer uma outra pergunta: Quem disse que qualquer um quando morre pode, ao seu bem querer, escrever obras através de médiuns? Além do mais, quem disse que as pessoas quando morrem, diante das tantas vidas que tiveram, passam a assinar as suas obras com o mesmo nome da última encarnação? Ele pode ter escrito, mas utilizando outro nome.
Mais outra pergunta para você: Não seria mais grave, e mais desmerecedor à doutrina espírita, caso um médium tivesse supostamente escrito um livro de Monteiro Lobato com uma senha errada? Este fato não ocorreu, e mesmo assim ainda julga negativamente estes médiuns...
Olhe sobre outros aspectos, e verá que existem inúmeras possibilidades para não ter surgido um texto de Monteiro Lobato... será que ele já não reencarnou? será que ele não está numa escola de aprendizado localizado distante de nós, ou com pouco tempo para nos escrever?
Será que ele não está aplicado em uma obra maior, utilizando inclusive um outro nome?
Abraços,
Bruno
ps: Para um espírita, esta idéia de Monteiro Lobato, caso realmente tenha existido (nunca ouvi falar), seria inócua. Um espírita acredita que estamos cercados de amigos (ou inimigos) desencarnados. Monteiro Lobato quando escreveu esta carta estaria - para um espírita - acompanhado de seres desencarnados que teriam lido a senha que guardou em segredo. Estes poderiam muito bem utilizar esta senha, caso assim lhes fosse permitido atuar. Logo, mesmo se aparecesse uma comunicação de Lobato com a senha correta, ainda assim isto não confirmaria a sua identidade. Isto só indica, em verdade, e caso esta carta tenha realmente existido, que Lobato desconhecia os detalhes da Doutrina Espírita.
2007-01-17 08:09:26
·
answer #4
·
answered by Bruno SL 3
·
3⤊
1⤋
Sou um admirador do espiritismo, mas essa parte tb tenho minhas dúvidas. Preciso estudar mais. O espiritismo me clareou muitas dúvidas que a igreja, tanto a católica como a evangélica, haviam inculcado em mim. Ampliou-me os horizontes. Não fiquei achando que era dono da verdade e principalmente dono de Deus. Minha humildade me obriga a reconhecer que tens razão em teu questionamento.
2007-01-17 08:04:51
·
answer #5
·
answered by Zé Paulo 7 3
·
2⤊
0⤋
Meu querido, a espiritualidade superior, eu tenho certeza, está agora nesse momento trabalhando, ajudando as pessoas estejam elas onde estiverem seja no plano terrestre ou seja no plano espiritual!!!E pelo pouco que sei sobre eles, de forma alguma, eles estão preocupados ou estiveram preocupados se Monteiro Lobato, duvidava ou não, se existe a vida após a morte!! Neste momento aqui no plano terrestre existem muitas pessoas que estão, pensando em suicídio, em matar alguém, em estuprar, em roubar, em fim praticar todo o mal, seja por elas mesmas de acordo com o livrearbitrio que têm, ou seja por influência de entidades inferiores!!!É uma luta constante onde nós podemos nos defender com a nossa fé em JESUS, e ajuda de espíritos de luz, que na maioria das vezes nada mais são que parentes ou amigos que nós fizemos na nossa escalada evolutiva!!
2007-01-17 10:08:01
·
answer #6
·
answered by Brasil 2
·
2⤊
1⤋
Ora bolas, se em vida ele não queria que psicografassem o livro dele porque depois de morto mudaria de idéia? Além do mais porque ninguém nunca tentou psicografar da maneira mentirosa? Será que todos os médiuns do Brasil, ao longo de todos esses anos sabiam desta história de Monteiro Lobato? Uma cultura unânime dos médiuns...que coincidência!!!
2007-01-17 18:10:05
·
answer #7
·
answered by Advicer 7
·
1⤊
1⤋
E não há prova do contrário, o que voce diz de Chico Xavier.
2007-01-17 11:10:34
·
answer #8
·
answered by CLAUDIO TELES 5
·
1⤊
1⤋
Perfeito o que ele fez!! Van Gogh devia ter feito o mesmo. O dia que um espírito me mandar os números da Mega sena eu passo a acreditar!
2007-01-17 07:05:27
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Euder...
Não sou espírita, mas... ja tive conhecimento de muitas coisas inexplicaveis no decorrer da minha vida...
Em minha propia religião (sou católico)... há muitos ensinamentos para os quais não se pode apresentar provas materiais de que aconteceram... e que acontecem... no entanto... eu acredito que aconteceram e que acontecem.
2007-01-17 07:05:08
·
answer #10
·
answered by omeirelles 6
·
1⤊
1⤋