Há casos em que o coma pode ser provocado pelos médicos, com recurso a medicamentos, com fins terapêuticos. O objectivo é baixar o metabolismo do doente e dar tempo ao cérebro para recuperar de uma lesão – por exemplo, em caso de edema cerebral, na sequência de um traumatismo.
Poucas são as diferenças que distinguem o coma do estado induzido por uma anestesia geraluma vez que a anestesia geral não é nem mais nem menos do que um coma induzido por medicamentos
Uma dose forte de pentobarbital (barbitúrico) ou propofol (sedativo) é o método em geral empregado para induzir um paciente ao coma. Monitorado eletricamente, o cérebro apresenta um padrão de completa inatividade.
A alteração da consciência é feita pelo uso de drogas sedativas logo ao retirar a medicação o paciente sai do estado de coma induzido
2007-01-16 21:16:29
·
answer #1
·
answered by ♥Erika♥ 6
·
0⤊
2⤋
O doente criticamente enfermo, atendido em uma Unidade ou Centro de Terapia Intensiva (UTI ou CTI), está muitas vezes entubado (com tubo orotraqueal, introduzido pela boca até a traquéia) e recebendo suporte ventilatório mecânico (um respirador artificial insufla uma mistura rica em oxigênico através desse tubo orotraqueal). Esse tratamento padrão salva vidas mas é, ao mesmo tempo, muito desconfortável: o tubo passando pela laringe pode ser doloroso e o paciente tem a fala impedida, estando as cordas vocais "bloqueadas" pelo mesmo tubo. É conduta rotineira, pois, deixar os pacientes sedados com medicamentos endovenosos sob infusão contínua, condição que pode ser chamada de "coma induzido": o indivíduo fica como que em um sono profundo, alheio a todo o desconforto de sua situação atual. Tal sedação profunda facilita a administração da ventilação artificial, bem como propicia um certo "repouso metabólico", útil em grande parte dos casos (como nos traumatismos crânio-encefálicos, pós-operatórios de cirurgias de grande porte, infecções generalizadas etc).
Quando o quadro clínico do paciente permite, é feita a retirada dos medicamentos sedativos (mais rápida ou progressiva, dependendo do caso), permitindo que o paciente acorde e assuma plenamente sua função respiratória. Ao se demonstrar que consegue manter uma condição respiratória adequada, é suspenso o suporte respiratório e retirado o tubo orotraqueal.
2007-01-17 07:05:23
·
answer #2
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
2⤋
Coma induzido: Expressão utilizada para descrever a condição de alteração da consciência pelo uso de drogas sedativas. Manutenção Hemodinâmica: expressão que significa o controle das condições do sistema circulatório do paciente (vigiar e manter em valores adequados a pressão arterial, a pulsação, a produção de urina, a oferta de nutrientes e oxigênio ao organismo, bem como sua utilização pelo mesmo), visando com isso que o paciente tenha condição de se recuperar da causa que o levou a alteração de sua "condição hemodinâmica" habitual (ou normal).
ok
2007-01-17 05:20:04
·
answer #3
·
answered by M.M 7
·
0⤊
2⤋
Caro colega,
O coma induzido é uma forma de manter a pessoa em coma para que o organismo dela "descanse" um pouco. É um estado induzido através de medicamentos, e, na hora de fazer com que ela saia do coma, é só retirar os remédios.
Os aparelhos que ficam junto à pessoa são para monitoramento e auxílio respiratório.
2007-01-17 05:17:36
·
answer #4
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
2⤋