English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O espiritismo nega textualmente a inspiração divina da Bíblia, ensina que o registro bíblico não deve ser tomado literalmente.

Eis o que Kardec diz a respeito das Escrituras:

•A Bíblia contém evidentemente narrativas que a razão desenvolvida pela ciência, não poderia aceitar hoje em dia; igualmente, contém fatos que parecem estranhos e repugnantes, porque se ligam a costumes que não são adotados... A ciência, levando suas investigações até a entranhas da terra, e à profundeza dos céus, tem pois demonstrado de modo irrecusável os erros da Gênese mosaica tomada à letra, e a impossibilidade material de que as coisas se hajam passado tal com estão relatadas textualmente... Incontestavelmente, Deus, que é todo verdade, não pode induzir os homens ao erro, nem consciente, nem inconscientemente, pois então não seria Deus. E, pois, se os fatos contradizem as palavras que a ele são atribuídas, necessário se torna concluir, logicamente, que ele não as pronunciou, ou que elas foram tomadas em sentido diverso... Acerca desse ponto capital, ela [a ciência] pôde, pois, completar a Gênese e Moisés, e retificar suas partes defeituosas." (Allan Kardec, A Gênese, IV, 6, 7, 8 e 11).

Léon Denis, outra autoridade do espiritismo, assim se expressa sobre o valor da Bíblia;

•"... não poderia a Bíblia ser considerada "a palavra de Deus" nem uma revelação sobrenatural. O que se deve nela ver é uma compilação de narrativas históricas ou legendárias, de ensinamentos sublimes, de par com pormenores às vezes triviais". (Léon Denis, Cristianismo e Espiritismo, FEB, São Paulo, s.d., 7a. ed., pág. 267).

Assim, o espiritismo, através de suas maiores autoridades, nega a revelação divina encontrada nas Escrituras, relegando-as ao nível de uma mera compilação de fatos históricos e lendários. É curioso, entretanto, que querendo dizer-se cristão, o espiritismo freqüentemente lance mão das Escrituras, citando-as com profusão quando lhe convém.

Isto significa que para os espíritas não faz diferença se a Bíblia é ou não a Palavra de Deus - desde que possam usá-la quando desejam dar à sua crença uma aparência cristã, ou seja, citando passagens isoladas que parecem dar apoio à teorias espíritas. Quando, porém, o ensino claro das Escrituras refuta essas mesmas teorias, dizem então que elas não são a inerrante Palavra de Deus pela qual devemos testar o que cremos.

Portanto, o espiritismo não é uma religião cristã, pois nega a inspiração do Livro que é a base do cristianismo, assim como os seus ensinos. Com o que concorda o escritor espírita Carlos Imbassy, quando escreveu:

•"O espiritismo não é um ramo do Cristianismo como as demais seitas cristãs. Não assenta seus princípios nas Escrituras... a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome - Espiritismo." (Carlos Imbassy, À Margem do Espiritismo, p. 126)

Conclusão

Pelo exposto, diante das evidências da Palavra de Deus, sigamos os seus ensinos, pois ela, positiva e enfaticamente, condena o espiritismo e proscreve-o em todas as suas formas, tanto antigas como modernas.

Não poderíamos concluir nosso trabalho, sem informar a verdadeira identidade dos espíritos do espiritismo.

Não resta dúvida que seres espirituais fazem suas aparições e manifestam seus poderes nas sessões espíritas. O que desejamos saber é quem são esses seres desencarnados, que vêm ao nosso mundo por convite especial ou invocação dos médiuns.

Podem os mortos comunicarem-se com os vivos?

Para responder a esta e as perguntas que se seguem, apenas as Sagradas Escrituras, a revelação máxima da vontade de Deus, esclarecem com autoridade essa questão, dando-nos a verdadeira e plena satisfação de ter encontrado a resposta.

Gostaria que você lesse no evangelho, no livro de Lucas, a parábola do rico e Lázaro, que se encontra no capitulo 16, versículos de 19 a 31. Nesta passagem vemos claramente que os mortos não podem e não tem permissão para se comunicarem com os vivos. Demos ênfase ao versículo 26: "E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá." (LC 16:26)

Não encontramos em nenhum lugar das Escrituras um só indicio de que o homem, em seu estado atual, possa ter qualquer tipo de relação com os espíritos dos mortos. Pelo contrário, como vimos, o Senhor tem "as chaves da morte e do inferno" (Apocalipse 1:18) e somente Ele tem poder para fazer sair dali os espíritos, o que fará nas duas únicas ocasiões, ou seja, na primeira ressurreição para os santos (1 Ts 4:16) e na ressurreição do juízo para os perversos (João 5:29). Enquanto aguardamos esse evento, o espíritos dos crentes que já morreram está com o Senhor, "ausente deste corpo e presente com o Senhor" (2 Coríntios 5:8); eles partiram para estar com Cristo (Filipenses 1:23), mas os espíritos dos perversos estão "em prisão"

(I Pedro 3:19), motivo pelo qual não têm a liberdade de sair quando são "chamados".

Se não resta dúvida que no espiritismo entra-se em contato com poderes sobrenaturais, com espíritos e forças extra-humanas e extraterrenas, capazes de manifestações surpreendentes, e se esses espíritos, segundo os ensinos das Escrituras, não pertencem aos mortos, então quem são eles? Qual é a sua história? Qual a sua missão? Onde habitam?

2007-01-16 20:42:16 · 17 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

A BÍBLIA É A SUFICIENTE REVELAÇÃO DE DEUS PARA A HUMANIDADE ,
NÃO EXISTE LIVRO TÃO INSPIRADO E COMPROVADO POR FATOS E TESTEMUNHAS QUE SÃO A NOSSA ÚNICA E SUFICIENTE REVELAÇÃO DE DEUS.
http://www.cacp.org.br/seitas_diversas.htm

2007-01-16 20:49:32 · answer #1 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 0 6

Querido noronha
Eu não sou espírita, sou evangélica, porém não concordo com a sua visão de ficar atacando os espíritas desse jeito.
Deus age com cada um separadamente mas ninguém chega a Deus através do ódio, e o que você está gerando no YR é o ódio dos espíritas.
Não aja assim, não é esse o desejo de Deus.

2007-01-17 04:59:00 · answer #2 · answered by Nine 3 · 5 1

Olhe tudo que perguntou e ja respondeu demonstram a ignorancia que tem com tua fé, misturas as leituras e comenta treis idéias que se diferem,quando perguntamos temos que escutar os que outros pensam e não querendo ensinar, porque não temos a autoridade suficiente para professar sobre as religiões, todas inúteis e irreais, e mentirososas, criadas por mentes inteligentes para gerar poder e escravisar os fiéis a ela.

2007-01-17 04:57:34 · answer #3 · answered by Anonymous · 5 1

Para alguns não.
Algumas pessoas raciocinam, pesquisam e tiram suas próprias conclusões, mas não procuram impor isso como a verdade das verdades, a isso chamamos inteligência e respeito.
Concordo com a resposta do Antônio Vieira e acrescento : nada do que você "pregar" aqui vai convencer os espíritas, a fé esta no coração e só consegue enxergar quem tem amor e respeito pelo próximo, coisas que você desconhece.

2007-01-17 06:56:50 · answer #4 · answered by Morgause 4 · 2 0

O Antônio Vieira já disse tudo. Eu queria saber porque tanto ódio contra o espiritismo? Porque não para com essa guerra, que só vai gerar discórdia e não leva a nada?

2007-01-17 06:19:28 · answer #5 · answered by Andrea 7 · 2 0

vou te denunciar por causa do tamanho da pergunta, eu li só a primeira linha.

2007-01-17 05:23:31 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 1

...E Kardec tinha razão, pois esse teu livrinho aí é cheio de contradições. Só vocês mesmos, de pífio conhecimento geral, pra acreditar nisso...

2007-01-17 06:50:05 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Caro colega,

Apesar de ser católica e, portanto, acreditar na Bíblia, tenho que reconhecer uma coisa: não há nenhum indício de que a Bíblia seja "a palavra de Deus", a não ser a própria Bíblia. Ou seja, dizer que a Bíblia é "a palavra de Deus" é uma questão de fé, o que significa que nem todo o mundo é obrigado a aceitar isso como fato.

Portanto, vamos respeitar as crenças alheias e, se você deseja tanto assim conhecer melhor a doutrina espírita, não fique copiando e colando textos como se fossem perguntas. Vá direto aos livros de Allan Kardec, certamente essa leitura poderá ajudá-lo.

2007-01-17 05:02:05 · answer #8 · answered by Verbena 6 · 2 1

Você fez uma pergunta, e imediatamente respondeu.
O estofo "sagrado" da Bíblia quem está dando é você.
Realmente é um livro como qualquer outro, também não tomo como "sagrado", e o pior não posso admitir que ali seja as "PALAVRAS DE DEUS", pois assim sendo, estarei comungando com tantas barbaridades, atrocidades, contradições, mentiras, terror, fanatismo tudo lançado dentro desse alfarrábio.
Quer acreditar?
Quer aceita-la como "sagrada"?
É problema teu e de quem comunga com tua linha de raciocínio, agora, usar entendimento alheios para arregimentar pontos de vistas favorável a você e que condene quem pense o contrário, no mínimo é falta de respeito as pessoas que você citou, para não dizer incuria de sua parte, e um atentado a nossa inteligência.
Pelo discorrer da sua questão já é bem visível o teu seguimento religioso, porem, no seu aprendizado à religião que você abraça, esqueceram ou você faltou a aula onde deveria ter aprendido a respeitar a religião alheia, amor ao próximo, e que para Deus não existe privilégiado.

Segue teu caminho acreditando naquilo que lhe compraz, sem fanatismos sem questionamentos da religião alheia.
Fica na tua e aprende primeiro a amar, entender, para questionar sem desmerecer.

tenha um bom dia!

2007-01-17 05:14:37 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

Religião não se discute.
Eu sou feliz na minha. Eu desejo que seja feliz na sua também.
Pelo fato de eu ser espírita, e estar feliz com a minha religião, eu não preciso agredir a tua.
Faço o bem, me sinto bem assim.
E de certa forma, você está plantando a ignorância nesse lugar, pare para pensar, e perceba se isso está fazendo bem a você mesmo.

Abraço.

2007-01-17 05:08:14 · answer #10 · answered by Carlos R 2 · 1 1

a bíblia é a palavra de Deus sim, infelizmente escrita pelos homens que a traduziram e a direcionaram de acordo com seu fanatismo religioso politico egocentrico e egoísta.
Paulo, apostolo já dizia tbm: Não se agarre a letra que mata, mas no espírito que vivifica. Isso não quer dizer que a bíblia esteja totalmente errada ou totalmente certa e a ignorância humana é tão grande que religião e ciência deveriam dar as mãos , mas não dão por que os que se julgam donos da verdade ( mesmo que manipulada) não permitem.
Veja um exemplo clássico da ignorância religiosa: Galileu Galilei, estava excomungado pela igreja até a o papado de João Paulo II só por que cientificamente comprovou que a terra não era o centro do universo e sim o sol.
Mas a bíblia tras muitas partes boas e realmente nos religa à Deus.
Não leve tudo o extremo e ao pé da letra e verás que a bíblia é um livro dos homens contando a história de Deus. A nossa maneira é claro.

2007-01-17 05:03:06 · answer #11 · answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers