English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Plano de Salvação do Espiritismo

O espiritismo ensina que o homem, através de sucessivas reencarnações, pelos seus próprios esforços e pela prática das boas obras vai aprimorando-se a si mesmo, sem necessidade do sacrifício vicário de Jesus Cristo. A Bíblia nos diz que a nossa salvação é obra divina; o espiritismo diz que é esforço humano. A Bíblia diz que o sofrimento de Cristo visa a nossa expiação; o espiritismo diz que Jesus foi mero espírito adiantado, que nos serve apenas de exemplo. A Bíblia diz que o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado e que o Espírito Santo nos ensina toda a verdade; o espiritismo, ignora a Trindade Divina, reduz toda a expiação à obra dos "espíritos" - os espíritos dos mortos, que nos orientam e aconselham, e o espírito de Cristo, que, tendo alcançado um nível superior, não obstante se encarnou para servir como exemplo.

Diz-nos Kardec, sobre a graça: "... se fosse um dom de Deus, não daria merecimento a quem a possuísse. O espiritismo é mais explícito, porque ensina que quem a possui a adquiriu pelos próprios esforços em suas sucessivas existências, emancipando-se pouco a pouco das suas imperfeições." (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução, IV, XVII)

Que contradição com as Escrituras! Deus não nos salva com base em quaisquer méritos pessoais nossos, mas unicamente por sua graça: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"

"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." (RM 3:23 e 24)

O ensino espírita segundo o qual "Fora da caridade não há salvação" identifica a salvação com a prática de boas obras. Entretanto, as boas obras não salvam, nem ajudam ninguém a salvar-se. Paulo afirma em Efésios:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."

"Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (EF 2:8 e 9)

Ele declara que fomos criados em Cristo para as boas obras: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (EF 2:10). Portanto, não somos salvos pelas obras, mas para as boas obras.

As boas obras são o resultado da nossa fé em Cristo, pois quando nos tornamos novas criaturas, mediante a fé nele, abandonamos as práticas más e nos voltamos para a prática do bem. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2CO 5:17)

Logo, as boas obras são a manifestação do amor que a pessoa tem a Deus.

A Bíblia nos mostra claramente que todo o problema do homem é motivado pelo pecado, pois "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3:23). Deus ama os pecadores, porém o pecado separa o homem de Deus:

"EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir."

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (IS 59:1 e 2)

O homem nada pode fazer para alcançar justificação diante de Deus. O sofrimento e as boas obras, como apregoa o espiritismo, jamais serão suficientes para vencer a distância que o separa de Deus, pois, como expressou o profeta Isaías, "... todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam." (IS 64:6)

O estado do homem é profundamente desesperador, porém não irremediável, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (JO 3:16)

Jesus Cristo veio ao mundo com objetivo específico de "dar a sua vida em resgate de muitos" (Mc 10:45)

Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus pelos nossos pecados, para que possamos obter a salvação:

•"Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;" (1PE 3:18) •"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (1PE 2:24)

Que contraste com o que ensina o espiritismo! Vejamos o que escreveu Léon Denis ao negar o valor do sacrifício de Cristo em nosso lugar:

•"Não; a missão do Cristo não era resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si mesmo, resgatar-se da ignorância e do mal. Nada de exterior a nós poderia fazê-lo. É o que os espíritos, aos milhares afirmam em todos os pontos do mundo".

2007-01-16 20:40:11 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

NÃO EXISTE, ELES QUEREM POR SI SÓ APRIMORAR SEUS ESPÍRITOS,
LOGO NEGAM O SACRIFÍCIO DE CRISTO.

2007-01-16 20:51:00 · answer #1 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 0 4

Noronha g, realmente você não entendeu o recado anterior.

Lamentável você utilizar esse espaço democrático, para colocar suas frustações, agressões, grosseria, falta de educação, de compostura e de ética, pra ficar atacando a religião alheia.

Ninguem está numa iminência de perigo, para se ter "um plano de salvação", esse plano deve ser posto em prática, para salvar sua cabecinha, que mostra sua pequenez em matéria de tolerância religiosa.

Resta desclassificar suas perguntas e denuncia-lo.

2007-01-16 22:01:39 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

Como vc é mau de leitura.
Leu e entendeu tudo errado.
Talvez esteja além de sua capacidade intelectual, ou moral ou religiosa entender na plenitudade o espiritismo.
Façamos um negócio: Vc se esforça para ser bom, analisa todos os teus defeitos e procure corrigir cada um deles.
Pare de olhar os outros, olhe para si mesmo.
semeie Paz e não discórdia e mesmo não acreditando, estrá evoluindo, sirva a Jesus e cumpra seu mandamento: Amai vos como eu vos amei.
Para esta encarnação tá boa demais.
Na próxima vc talves entenderá melhor.

2007-01-16 21:16:05 · answer #3 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 3 1

Como já disseram você é mau de leitura, e parece que esta a fim de fazer do YR uma guerra. Procure fazer o melhor de si, ser uma pessoa boa, ajudar os outros, que já é um bom começo.

2007-01-16 22:09:34 · answer #4 · answered by Andrea 7 · 1 0

Voce tem de ser mais conciso.

2007-01-16 20:48:06 · answer #5 · answered by Tereza B 5 · 2 1

Filho vc está na primneira infância espiritual , o sacrifício de Cristo é muito maior qdo que vc imagina, imagine um ser sabedor de muitos mistérios ter de pregar para um povo primitivo sabendo que muito do que ele revelar não vai ser entendido e mais saber que le tem de morrer na cruz para que dez porcento de seus ensinamentos possam se propagar e não acabem ali mesmo...Deus ama todos os seus filhos indistintamente e "salvará" a todos sem distinções odiosas, tal qual essa hsitórinha de "povo escolhido", embora o homem caminhe espirtualmente por seus próprios passos e méritos precisa de grnades mestres para aprender o caminho...fique feliz com sua crença que te é adequada, não critique o que está além de sua compreensão...felicidades!

2007-01-17 10:21:00 · answer #6 · answered by Advicer 7 · 0 0

Pelas suas próprias palavras, siga o espiritismo. É mais lógico. Estudando e praticando a caridade (amor), um dia estará na Luz.

2007-01-17 05:41:51 · answer #7 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

Não existe plano de salvação no Espiritismo. Isso é um egodo evangélico. Existe o Plano de Evolução e uma das coisas que nos faz evoluir é não criticar e vilipendiar as pessoas. Te manca, garoto. Chegou ontem e pensa que é o que???

2007-01-16 22:52:01 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Este Plano eh um plano de enganação...
Nao existi, pois nao eh de Deus, o Plano de Deus eh um plano e Amor, O q tem seu filho Jesus Cristo como peça fundamental, e Visa progresso do homem atraves da obediencia e pela expiação de Cristo torna-se possivel a nossa salvação...
O Plano de Deus, pode ser tbm chamado de Plano de Amor, de Felicidade pois esses sao os seus objetivos do Pai que nos Ama...

2007-01-16 22:19:25 · answer #9 · answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4 · 0 1

Em hebreus 9:27 lemos: Está ordenado ao homem morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo. Vivemos na vida pré mortal com nosso Pai Celestial (Deus) como espíritos, viemos a esta terra para colocar em prática tudo que aprendemos lá, ficaríamos longe de Nosso Pai Celestial para sermos provados, pra que longe deles continuarmos a guardar todos os mandamentos e ele sabia que como homens pecaríamos as vezes então ele enviou seu filho Jesus Cristo para ser nosso Salvador e então poderíamos através do sacrifício expiatório de Jesus Cristo e por meio do arrependimento voltarmos a sua presença um dia. Felicidades!!!

2007-01-16 21:10:27 · answer #10 · answered by ines SUD 5 · 1 2

não existe plano de salvação por que eles negam , a salvação deixada por cristo.
eles têm a reencarnação que é mais conveniente.

2007-01-16 21:09:53 · answer #11 · answered by RELIGIÃO MATA E CEGA 2 · 1 2

fedest.com, questions and answers