Vejo que a maioria dos amigos aqui são fundamentalista neste assunto, notem bem:
Por ser altamente firmada como tal sem base, o Espiritismo não deixa de ser um dogma, ou seja, ela não é Bíblica, mas imposta como verdade!
Será que a Bíblia apóia seus conceitos?
A Bíblia diz que os humanos assim como os animais têm uma alma e ela é mortal (Gênesis 2:7; Eclesiastes 3:19; Eclesiastes 9:5; Ezequiel 18:4)
Conseqüentemente a Reencarnação cai, como já mostrado a Bíblia diz que a alma é a inteira pessoa. Mesmo que alguém tenha feito coisas más no passado, se se arrepender e mudar sua conduta, Jeová Deus lhe perdoará. (Sal. 103:12, 13) Quando a pessoa morre, nada sobrevive. A morte é como um sono profundo sem sonhos. Haverá uma ressurreição dos mortos. Não se trata de reencarnação, mas de trazer de volta à vida a mesma personalidade. (Atos 24:15) Para a maioria das pessoas, a ressurreição será para vida na terra. Ela se dará depois de Deus pôr fim ao atual sistema iníquo. A doença, o sofrimento, até mesmo a necessidade de morrer, se tornarão coisas do passado. (Dan. 2:44; Rev. 21:3, 4) Parece-lhe tal esperança algo sobre o qual gostaria de aprender mais, de examinar as razões para nela confiar?
Comunicação com o mundo espiritual
Não indica a Bíblia que o Rei Saul se comunicou com o profeta Samuel depois da morte de Samuel?
O relato acha-se em 1 Samuel 28:3-20. Os versículos 13 e 14 mostram que o próprio Saul não viu Samuel, mas apenas deduziu da descrição fornecida pela médium espírita que ela havia visto Samuel. Saul desesperadamente queria acreditar que se tratava de Samuel e assim deixou-se enganar. O versículo 3 diz que Samuel estava morto e enterrado. Os textos citados debaixo do subtítulo precedente tornam claro que não havia parte alguma de Samuel que estivesse viva em outro domínio e que fosse capaz de comunicar-se com Saul. A voz que fingia ser de Samuel era a de um impostor.
Com quem realmente se comunicam os que procuram falar com os mortos?
A verdade sobre a condição dos mortos é claramente expressa na Bíblia. Mas, quem procurou enganar o primeiro casal humano acerca da morte? Satanás contradisse o aviso de Deus de que a desobediência resultaria em morte. (Gên. 3:4; Rev. 12:9) Com o tempo, naturalmente, tornou-se óbvio que os humanos realmente morrem assim como Deus disse que se daria. Razoavelmente, pois, quem foi responsável por inventar a idéia de que os humanos não morrem realmente, mas que alguma parte espiritual do homem sobrevive à morte do corpo? Tal fraude ajusta-se a Satanás, o Diabo, a quem Jesus descreveu como o “pai da mentira”. (João 8:44; veja também 2 Tessalonicenses 2:9, 10.) Crer que os mortos estão realmente vivos em outro domínio e que podemos comunicar-nos com eles não tem trazido proveito para a humanidade. Ao contrário, Revelação 18:23 diz que, por meio das práticas espíritas de Babilônia, a Grande, “todas as nações foram desencaminhadas”. A prática espírita de ‘falar com os mortos’ é realmente uma fraude que pode colocar as pessoas em contato com os demônios (anjos que se tornaram rebeldes egoístas contra Deus) e amiúde leva a pessoa a ouvir vozes indesejadas e a ser molestada por tais espíritos iníquos.
Há algum mal em se procurar cura ou proteção por meios espíritas?
Gál. 5:19-21: “As obras da carne são manifestas, as quais são fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo . . . Quanto a tais coisas, aviso-vos de antemão, do mesmo modo como já vos avisei de antemão, de que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Recorrer alguém ao espiritismo em busca de ajuda significa que crê nas mentiras de Satanás acerca da morte; está buscando o conselho de pessoas que se esforçam a obter poder de Satanás e seus demônios. Tal pessoa identifica-se assim com os que são inimigos declarados de Jeová Deus. Em vez de ser realmente ajudado, qualquer um que persiste em tal proceder sofre danos duradouros.)
Luc. 9:24: “Todo aquele que quiser salvar a sua alma [ou, vida], perdê-la-á; mas todo aquele que perder a sua alma por minha causa [por ser seguidor de Jesus Cristo] é o que a salvará.” (Se a pessoa violar deliberadamente os mandamentos claramente delineados na Palavra de Deus, num esforço de resguardar ou preservar sua vida atual, perderá a perspectiva de vida eterna. Quão tolo isso seria!)
2 Cor. 11:14, 15: “O próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz. Portanto, não é grande coisa se os ministros dele também persistem em transformar-se em ministros da justiça.” (Assim, não devemos ser desencaminhados quando algumas das coisas realizadas por meios espíritas parecem trazer proveito temporário.)
Praticar o espiritismo pode consistir em consultar um médium, indagar os mortos ou buscar presságios. Uma forma popular de espiritismo é a adivinhação — tentar conhecer o futuro ou o desconhecido com a ajuda de espíritos. Entre as formas de adivinhação incluem-se a astrologia, a consulta a bolas de cristal, a interpretação de sonhos, a quiromancia e a leitura da sorte com as cartas do tarô.
Os demônios existem. De que outra forma se poderia explicar a sede insaciável de sangue e destruição tão evidente entre as pessoas hoje? Os humanos têm o desejo natural de viver em paz e felicidade. Mas os demônios promovem a maldade e têm o poder de influenciar e corromper a mente humana.
Mas Jeová, sendo o Deus todo-poderoso, tem mais poder do que os demônios. Ele fornece sua força e proteção contra “as maquinações do Diabo”. (Efésios 6:11-18) Não precisamos ter medo mórbido dos demônios, pois Deus promete: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.” — Tiago 4:7.
2007-01-16 12:02:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
O que você chama de "dogma espírita", na verdade são verdades que o Cristianismo rejeitou depois do Conselho de Nicéia, na época do imperador Constantino, a saber:
a) A imortalidade da alma humana.
b) A reencarnação da alma.
c) A possibilidade da comunicação entre o Mundo Material e o Plano Astral.
Na verdade, essas crenças são a base da maior parte das religiões orientais e só foram banidas do Cristianismo por insistência de um imperador romano, mais interessado em manter seu domínio sobre o povo do imperio do que realmente preservar as Verdades Imutáveis do Espírito.
2007-01-16 11:29:52
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
5⤊
2⤋
oi..
vc faz uma colocação inadequada acerca da palavra dogma.
vc partiu de uma fonte e desta já as fez como sua realidade
cientificar-se é abranger assuntos prós e contras, e não assumir
uma unica fonte como uma verdade.
na codificação espirita de Allan Kardec e nos estudos que seus adeptos os fazem até com muita profundidade, a palavra dogma
esta não existe.
lhe falta muitos esclarecimentos mas seus comentários ora citados acima não deixam de ser bons.
um abraço
2007-01-16 11:42:08
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
2⤋
Saiu da boca de algum demônio, talvez do próprio Diabo.
2007-01-16 13:27:50
·
answer #4
·
answered by Kevin 1
·
1⤊
1⤋
Existem mais mistérios entre o Céu e a Terra que você possa imaginar.
Eu fico com o que a bíblia diz em Deuteronômio 29:29.
!!!
2007-01-16 11:41:43
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Religião do futuro
Toda expressão de fé religiosa que prescreve o amor a Deus e ao próximo é credora de respeito e simpatia. O Espiritismo, porém, comprova a excelência do ensinamento de Jesus, a tal respeito, através de uma atitude para com a vida, em espírito e verdade.
Todas as correntes espiritualistas são convergentes nos seus pontos fundamentais: a crença em Deus, na Sua justiça e na imortalidade da alma.
O Espiritismo, entretanto, aprofunda as suas pesquisas e demonstra, mediante a reencarnação e a comunicabilidade dos Espíritos, a grandeza desses postulados.
Todas as escolas de fé trabalham o homem ensinando-lhe a renovação interior. O Espiritismo, sem embargo, amplia esse comportamento, estabelecendo na caridade o ponto fundamental para a salvação da criatura.
Todas as manifestações de crença consideram a vida sob dois aspectos: natural e sobrenatural. O Espiritismo, todavia, revelou que o sobrenatural, o oculto aos homens, é prosseguimento natural da vida em si mesma, que foi desvelado pelos imortais.
Todas as formas de identificação religiosa promovem uma fé que deve ser acatada sem discussão. O Espiritismo, no entanto, considera como legítima somente a fé que pode "enfrentar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade".
Todas as doutrinas religiosas estabelecem um campo no qual domina o mistério, o dogmático, o oculto, sem fundamento científico. O Espiritismo, apesar disso, fez a aliança da religião com a Ciência, desta se utilizando para demonstrar através dos fatos a força dos seus axiomas.
Todas as religiões prometem a salvação dos seus fiéis, mediante sacrifícios e arrependimentos, liturgias ou crença pura e simples. O Espiritismo, embora valorize a fé, concorda com o apóstolo Tiago quando este afirma que aquela "sem obras é morta".
Todas as formas de religião se utilizam de técnicas de indulgências humanas para liberar os seus profitentes dos delitos perpetrados. O Espiritismo, evoluindo com o progresso, estabelece: "Nascer, viver, morrer, renascer ainda, tal é a lei", até a perfeição relativa que todos devem alcançar.
Todas as linhas religiosas se firmam em cerimônias, sacramentos, símbolos exotéricos ou esotéricos, apresentando as duas faces da sua estrutura: a externa e a interna.
O Espiritismo é a revivescência do Cristianismo ensinado e vivido por Jesus e Seus apóstolos, prescindindo de toda exterioridade ou fórmula.
Todas as metas religiosas são alcançadas através de intermediários: sacerdotes, pastores, mestres, guias... O Espiritismo promove a religação direta da criatura com o Criador, capacitando-a pela educação psíquica à sintonia com o Pai, tendo como método o Evangelho de Jesus desvelado pelos Espíritos Superiores.
Certamente, todas as religiões ensinam o melhor, de acordo com o grau evolutivo dos seus adeptos, sendo credoras de consideração e apreço.
O Espiritismo dá-lhes o fundamento da imortalidade demonstrada pelas comunicações mediúnicas e as ilumina com a sua lógica libertadora, sendo a doutrina religiosa por excelência, na atualidade, com estrutura e ética para ser a religião do futuro, unindo todos os homens num só rebanho sob a égide do Cristo, o único Pastor.
2007-01-16 11:35:48
·
answer #6
·
answered by Brasil 2
·
3⤊
3⤋
Olá. Peço o favor de não falar assim do espíritismo se voce não o conhece ou leu sobre as obras de Kardec. O Espiritismo não tem nenhum tipo de dogma. É a doutrina do cristianismo redivivo, onde os ensinamentos de Jesus, são explicados pelos espíritos superiores, entre eles, Jesus. Por isso " espiritismo" pois é a doutrina dos ESPÍRITOS' se você acha o espiritismo, pagão, não posso fazer nada. Leia antes, mas leia mesmo para depois comentar alguma coisa sobre ele.abraços Nando.
2007-01-16 11:32:09
·
answer #7
·
answered by nando 5
·
3⤊
3⤋
Boa noite!!! Que o Espirito Santo tire a venda dos vossos olhos, para que voces conheçam a verdade e a verdade ira vos libertar.
infelizmente voces ate que escrevem bem a respeito do assun
to, mas, (religiao do futuro?) estao perdidos e envolvidos com tanta direçao errada, porque nao conhecem a palavra de
Deus. 1- A verdade sobre o espiritismo; veja: O Espiritismo esta ligado à origem da humanidade. O movimento moderno, porem, propagou-se a partir de 30 de Abril de 1856, na França, com Hippoliyte Léon Denizard Rivail 1804 - 1869. Ele ficou popular-
ente conhecido pelo pseudonimo de Allan Kardec, pois acreditava ser a encarnaçao de um poeta celta com esse nome.
Hippolyte Léon Denizard Rivail escreveu posteriormente o Evangelho segundo o Espiritismo, O livro dos Mediuns, o Ceu e o inferno e Genesis. Antes de sua morte, porem, tentou alertar de sua discordancia ao proprio Evangelho segundo o espiritismo. Analise: Como o espiritismo poderia ser de Deus, se o seu maior propagador condenou-o no final de sua vida?
As americanas Magie e Katie Fox deram inicio definitivo ao Espiritismo moderno em Hydesville no estado de Nova York em 1848. Morreram Alcoolizadas.
Sobre a mediunidade e a feitiçaria:
Tanto a mediunidade como a feitiçaria estao presentes no espiritismo em toda a sua extensao. Analise o que a Biblia diz:
1- Deus condena a mediunidade e a feitiçaria
Ex.22:18; lV. 19:31; 20:6, 27; 1Sm 28:3; 28:6-7: 1Cr 10:13; IICr 33:6; Is 8:19-20; At 13:19:19 Gl 5: 19-21,
2- Deus abomina a cartomancia, a necromancia, as praticas de adivinhaçao e a para-normalidade, Dt. 18: 9-12.
3- É impossivel haver comunicaçao entre vivos e mortos. Ec. 9:4-5; IISm 12:22-23; Kc 16:19-31.
Sobre a reencarnaçao
O Espiritismo acredita na sucessao de vidas passadas para a evoluçao do espirito humano. Por isso, a pessoa devera nascer em corpos diferentes até que cumpra o Karma. O Karma é o peso da culpa dos erros da vida passada que deve ser expiada atraves das obras e do sofrimento. Veja o que a Biblia diz:
1- Esta vida é suficiente para que a pessoa se responsabilize por suas açoes. Ec 9: 4; Sl 90; Hb 4: 7; Lc 23: 42-43.
Agora veja: por que o ladrao da cruz nao precisou se reencarnar para ser salvo? Se houvesse reencarnaçao, para que existiria a necessidade do perdao? O perdao tira a condenaçao do pecado, I Jo 1:7, 9; Rm 8:1; Lc 23:39 - 44. Por que deveriamos pagar com sofrimento aquilo que ja foi perdoado, Mq 7:18-20, Hb 10:17? Se Deus se esqueceu dos nossos pecados do passado
com o arrependimento, no minimo seria tolice pagar por eles em reencarnaçoes sucessivas; Mq 7:18-19 e Is 43:25.
Ao homemm esta ordenado morrer apenas uma vez, vindo depois disto o juizo e só ha 2 lugares apos a morte, Hb 9:27, Lc 16:19-31; Jo 3:17-18. Quem partiu nao retorna à vida, Ec. 9:4-5; II Sm 12:22-23. E para finalizar veja: como a evoluçao do espirito pode ser verdade, se a humanidade esta cada vez pior, e se desde o inicio ela tem crescido assustadoramente que tem dobrado o numero de pessoas em pouco tempo? II Pd 3:5-13;. I Jo 5:19 , II Tm 3:1-4.
Deus, a suprema perfeiçao, nao poderia criar nunca espiritos imperfeitos e submete-los ao sofrimento. Onde ficaria o livre arbitrio? Alem disso , a crença na reencarnaçao produz uma atitude comoda diante das maldades: posso fazer porque vou pagar na proxima encarnaçao.! .....
2007-01-16 13:36:06
·
answer #8
·
answered by tonusa2002 2
·
1⤊
2⤋
Cassiano!
Erras, quando diz dogma: Um dogma, no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação. No campo religioso é uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis.
A Religião Espírita Kardecista, nada nos impõe, não Somos Senhores e Nem Servos, quanto ao link fiquei admirado, por nada vir coincidir com a Doutrina Kadekiana.
Caso conheça o supervisor do Site, solicite que aprofunde-se um pouco mais a quem quer criticar, pois escorregou na maionese, e despertou em fantasias tortuosas, embaraçado em textos caóticos num caos labirínticos, para que não seja racionalizado em analogia ao ridículo.
Um forte abraço.
2007-01-16 12:26:12
·
answer #9
·
answered by RuyLFreitas 7
·
1⤊
2⤋
Olha vou te responder a sua pergunta de forma imparcial e verdadeira, sem ser levado pela paixão de alguns. Se tu deseja saber mesmo, seguinte: O Espiritismo, foi uma escola (corrente) antes do pós modernismo, quase em oposição ao positivismo de Augusto Conte, digamos uma escola mais pro lado do Renascimento, o Espiritismo nasceu na França em meados do século XV, e lá na Europa como em qualquer outro lugar do mundo é estudado em universidades somente como corrente de pensamento tal qual o Positivismo, ou Renascimento e ou Pós Modernismo, e SOMENTE aqui no Brasil ele é considerado religião ou dogma ou seja lá qual definição os espíritas dão para tal Escola da idade média. Favor não se ofendam os demais, minha intenção não foi ofender ou diminuir as crenças de ninguém, eu só respondi.
2007-01-16 11:47:04
·
answer #10
·
answered by Alexandre B 2
·
1⤊
2⤋
não sei
2007-01-16 11:38:53
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋