Excluíram minha pergunta, então vou perguntar de novo:
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
Nenhum sistema religioso é baseado em provas concretas, a tentativa de validar uma religião é baseada geralmente em revelação ou obtenção de sabedoria por parte de um fundador, então vamos partir do princípio que Deus não existe (já que isso não pode ser provado) e que as religiões não têm bases concretas.
Mesmo assim em muitas religiões seus seguidores se tornam pessoas melhores, baseados em códigos morais, abandonam vicíos, reestruturam suas vidas, conviem com mais harmonia com familiares e outras pessoas, se empenham no emprego, etc.
2007-01-16
07:03:46
·
13 respostas
·
perguntado por
Marcelo
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Então não seria benéfico o papel das religiões no mundo moderno e a influência delas na vida do indivíduo e da comunidade? As religiões não têm sua "utilidade" para a nossa sociedade? Nesse sentido não seria prejudicial a sociedade o esforço dos ateus em tentar provar a inexistência de Deus? Será que TODOS os homens têm condição de por si só (sem Deus) de viverem em paz e harmonia?
Essa questão não pode ser analisada com base em experiências individuais, sei que existem pessoas que tiveram decepções e péssimas experiências com suas crenças, como o caso do tio Alfredo, também peço que desconsiderem as seitas neopentecostais onde os seus "fiéis" são explorados e extorquidos até o último centavo.
2007-01-16
07:04:53 ·
update #1
Para quem não entendeu: A pergunta é se vcs concordam que os ateus não deveriam tentar convencer as pessoas de que Deus não existe, só que eu estou tentando argumentar sob o ponto de vista dos ateus.
2007-01-16
07:37:44 ·
update #2
Serve sim Marcelo, serve para ensinar a Lei do Amor.
Se a religião ensina e tem sucesso então ela cumpre o seu papel.
2007-01-16 07:09:43
·
answer #1
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
3⤊
0⤋
Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à igreja toda semana.
“Tenho ido à igreja por 30 anos”, ele escreveu, “e durante esse tempo ouvi uns 3 mil sermões. Mas não consigo lembrar de nenhum sequer... Assim, penso que estou perdendo meu tempo e os padres e pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões.”
Esta carta iniciou grande controvérsia na coluna “Cartas ao Editor”, para alegria do editor chefe do jornal. Isso aconteceu durante semanas. O jornal recebendo e publicando cartas sobre o assunto, até que alguém escreveu o seguinte:
“Estou casado há 30 anos. Durante esse tempo, minha esposa deve ter cozinhado umas 32 mil refeições. Mas não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma dessas 32 mil refeições. Mas de uma coisa eu sei: todas elas me nutriram e me deram a força de que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado essas refeições, eu estaria morto. Da mesma maneira, se não tivesse ido à igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria morto espiritualmente.”
2007-01-16 11:05:44
·
answer #2
·
answered by fabiossantos_am 2
·
0⤊
0⤋
Para mim, não. Mas há quem goste.
2007-01-16 09:11:08
·
answer #3
·
answered by Charles F 2
·
0⤊
0⤋
Pra mim religião leva ao fanatismo so serve pra provocar guerras entre os homens, a prova está aí na própria terra Santa ninguém tem paz, os evangélicos atacando os católicos e vice versa, cada um achando que sua religião é a certa.
2007-01-16 07:57:05
·
answer #4
·
answered by Washington 3
·
0⤊
0⤋
Na sua origem, serve para religar, reatar os laços entre o homem e Deus.
2007-01-16 07:42:23
·
answer #5
·
answered by Lady*Bia 6
·
0⤊
0⤋
Como vc mesmo afirma a religiao serve para tornar as pessoas melhores . Eu penso que so existe uma religiao. Acreditar em Deus. Esta e a verdadeira religiao. Partindo deste principio quem faz a religiao e vc. Se vc acredita em Deus segue os dez mandamentos esta e a sua religiao. Se vc sonsegue ser uma pessoa honesta, uma pessoa que ama seu proximo, que nao deseja mal a ninguem, que nao tem inveja, que trata bem um idoso, que ajuda alguem necessitado ate mesmo com palavras, entao vc je e um religioso e nao precisa de cultos para se tornar esta pessoa. So que muitas vezes a pessoa precisa de uma ajuda de uma orientacao e sai em busca de uma religiao, dai encontra religioes que usa o nome de Deus para lubridiar as pessoas que estao carentes de uma ajuda espiritual. No mundo existe as coisas boas e as coisas ruins o que precisamos e ficar atentos nao permitindo que as coisas ruins atrapalhe nossa caminhada para o bem . Para mim esta e a verdadeira e unica religiao.
2007-01-16 07:41:49
·
answer #6
·
answered by assissonialima 3
·
0⤊
0⤋
O estudo filosófico dos conceitos e afirmações religiosas. Apesar da multiplicidade de religiões com diferentes cultos, mitos e práticas, os filósofos têm-se tradicionalmente centrado nas religiões dominantes no ocidente — o judaÃsmo, o cristianismo e o islamismo. Uma das razões deve-se ao facto de estas religiões fornecerem visões complexas acerca do modo como o mundo e o universo se comportam, ao contrário do que se passa com as religiões orientais — como o hinduÃsmo, o budismo e o confucionismo — que se preocupam mais em propor formas de conduta e de viver. O que interessa em geral aos filósofos é saber se a visão religiosa do universo é ou não verdadeira. Comum à s religiões ocidentais é a crença na existência de Deus. Deus é caracterizado como uma pessoa incorpórea e eterna, que criou o universo, que é sumamente boa (moralmente perfeita), que é toda-poderosa (omnipotente), que sabe tudo (omnisciente), que está em todo o lado (omnipresente), etc. Diz-se que este deus é o Deus teÃsta, e chama-se teÃsmo à crença na sua existência, de modo que não é de estranhar que os problemas que mais têm atraÃdo a atenção dos filósofos sejam o da coerência do conceito de Deus e o da existência de Deus. Outro problema é o de saber se a existência de Deus é compatÃvel com a liberdade humana: se Deus sabe tudo, então sabe o que vamos fazer; mas, se sabe o que vamos fazer, então o que vamos fazer já está determinado; logo, não pode haver livre-arbÃtrio. Muitos filósofos fideÃstas defendem que a questão de saber se Deus existe não é susceptÃvel de discussão racional: é uma questão fé.
2007-01-16 07:41:01
·
answer #7
·
answered by OAS46 5
·
0⤊
0⤋
Amei a pergunta e tudo que foi exposto ... analise historicamente: desde que se tem conhecimento da humanidade sabemos que se apegam ao abstrato para explicar eventos que, por alguma razão, não teria explicação lógica. No princípio os Deuses eram fenômenos naturais como trovão, descargas elétricas, chuva ... depois os astros, Lua, Sol, estrelas ... depois pessoas incorporavam divindades e se diziam Deuses para serem adoradas e veneradas na vida e após a morte. Assim atravessamos os anos ... adorando o abstrato. A Fé é cega e é isso que faz dela algo especial: acreditar no que não se vê. Por amor à Deus mataram, mutilaram, condenaram ao fogo literaturas e pessoas, apoiaram tiranias e rebeldias. Mas temem ser castigados por seus pecados ... isso no século 21 ! Tem noção do poder da religião a séculos atrás ? Para mim esse era seu principal papel: inibir e alienar. Porém, algumas vertentes conseguem libertar amarras e mostrar que "Deus" é algo mais que um dedo impiedoso apontado para nossas cabeças pronto a nós castigar ...
2007-01-16 07:40:47
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em nome de religião hoje em dia se mata, e prefiro dizer que CRISTO me tornou uma pessoa melhor, portanto, ELE jamais vai decepcionar quem o buscar. jamais a minha fé foi abalada pelos escândalos que observamos nas igrejas, pois ela está fundamentada NELE. sou cristã convicta, creio profundamente na Bíblia, tenho meus problemas como todo mundo tem, mas sou feliz porque ELE me preenche.
2007-01-16 07:25:58
·
answer #9
·
answered by helena r 1
·
0⤊
0⤋
Por que perguntas?
Tu o dissestes!
2007-01-16 07:19:32
·
answer #10
·
answered by Khallil 4
·
0⤊
0⤋