Tomar muita vitamina (hipervitaminose) pode fazer mal à saúde sim.
vitamina C: Manifestações de excesso: formação de cálculos nos rins.
"O excesso de vitamina A, uma situação freqüente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, pode causar manifestações clinicas desagradáveis e até perigosas.
A intoxicação por vitamina A poder ser aguda ou crônica. A ingestão prolongada de 30 mg/dia de retinol, durante 6 meses ou mais, provoca intoxicações. Algumas pessoas mesmo com 10 mg/dia já apresentam sintomas. Em crianças, 7,5 a 15 mg/dia durante um mês já produz manifestações de toxicidade. Para acontecer uma intoxicação aguda são necessários, para um adulto, 500 mg; para um jovem, 100 mg; e para uma criança, 30 mg.
Pela ingestão exagerada podem surgir manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, cãibras, lesões hepáticas e paradas do crescimento além de dores ósseas. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumentos do baço e fígado, alterações de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol também podem ocorrer. Já foram observados casos de envenenamento fatais pela ingestão de fígado de urso polar. Grande cuidado deve ser dado a produtos que contenham o ácido retinóico usado no tratamento do acne."
"Manifestações de excesso: a vitamina E mesmo em altas doses não é tida como tóxica, mas, se ingerida em excesso, pode, eventualmente, competir na absorção e reduzir a disponibilidade das outras vitaminas lipossolúveis, além do ferro dos alimentos, e, assim, colaborar para o desencadeamento de anemias. Observou-se ainda que altas doses de Vitamina E aceleram a progressão de retinite pigmentosa."
"Manifestações de excesso : as vitaminas K1 e K2 não são tóxicas, mesmo em altas doses. Já a vitamina K3 em altas doses pode provocar anemia e lesões no fígado."
Manifestações de excesso: doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) o que favorece o depósito de cálcio nos vasos (arteriosclerose) e ainda a eliminação aumentada de cálcio na urina o que por sua vez favorece a formação de cálculos urinários. Altos teores de cálcio no sangue alteram as funções do coração e dos nervos.
Tanto o excesso como a carência de vitamina D altera a formação dos ossos.
2007-01-16 06:49:54
·
answer #1
·
answered by fabi 4
·
1⤊
0⤋
Siga o atalho abaixo e veja a resposta que dei para "Luciana A" sobre este assunto: está bem dentro do que pergunta.
2007-01-16 23:14:42
·
answer #2
·
answered by carvalhoclinico 5
·
2⤊
0⤋
sim, principalmente as lipossolúveis, que são as vit. A, D, E, K.Elas em excesso, ficam estocadas no organismo.
2007-01-16 07:21:51
·
answer #3
·
answered by JAS 7
·
1⤊
0⤋
Sim, porque todas as vitaminas já estão nos alimentos do dia a dia, e visando que tudo que é em excesso prejudica o corpo.
Se você tiver uma alimentação saudável e balanceada não haverá a necessidade de tomar vitaminas fora do que você já consome.
2007-01-16 06:42:18
·
answer #4
·
answered by Felipe Augusto d 1
·
1⤊
0⤋
Tudo em excesso faz mal. Algumas vitaminas, como a C, são hidrossolúveis e são eliminadas nas secreções. Mas outras se acumulam no organismo e podem provocar efeitos colaterais
2007-01-16 06:38:38
·
answer #5
·
answered by cidadão alagoano 7
·
1⤊
0⤋