English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se acreditam e pregam Jesus como filho de Deus, então por que a Igreja católica matou tanta gente na Santa Inquisição?

A Igreja do Cristo iria criar uma Santa Inquisição para torturar e queimar pessoas???!!

Contradição, não?

Comentem.

2007-01-16 04:12:52 · 30 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

É... parece que quase ninguém aki entendeu a minha pergunta..... rsrsrs.....

Só um comentário ao Bento: não julgue as pessoas, vai contra qualquer crença. Não estou julgando nada aqui, apenas comentando um fato histórico curioso.... Para quem entende a bíblia, sabe que Jesus jamais permitiria matanças em seu nome. Assim como nenhuma outra crença deveria fazer...

2007-01-16 05:05:48 · update #1

30 respostas

A Inquisição foi realmente um período muito difícil da história. Mas, é necessário entender o contexto histórico em que está inserido e seu real objetivo. Matar as heresias que ameaçavam a continuidade e a "pureza" do cristianismo. Era isso que os incorruptíveis inquisidores (todos haviam feito voto de pobreza)julgavam estar fazendo a bem da sociedade cristã.
Evidentemente, o fim não justifica os meios.

Felicidades.

2007-01-16 04:48:07 · answer #1 · answered by Chester 6 · 1 2

olha, naquela época a igreja parou de ser perseguida e começou a perseguir, que estava no alto clero quis se vingar e abusar do poder, de mostrar quem manda, eles diziam que matavam em nome de deus, mas ainda bem que hoje em dia a igreja mudou, a igreja moderna aceita tudo, não critica a maioria da outras religiões, apenas aceita, há, também acabou as torturas!

2007-01-16 12:19:28 · answer #2 · answered by Sayuri 3 · 7 0

Não era uma questão de fé e sim política pois nesse período os líderes da igreja também eram líderes políticos muito importantes.Muitos dos que queimaram na fogueira eram pessoas com poder de influenciar o povo contra o atual governo da era medieval ,totalmente desumano e cruel, pessoas eram quase escravas de ricos proprietários de terra e os líderes religiosos geralmente se ligavam a eles por poder e dinheiro.Foi um período de trevas.Hoje a igreja católica não comete mais esse erro de se ligar diretamente a política,mas outras religiões são totalmente vinculadas a guerras e mortes, exploração dos humildes etc.Muitos erros da humanidade hoje se repetem como no Iraque e Israel, e não devemos julgar religião, fé e Deus, pois o problemas é o homem que está por trás delas.

2007-01-16 12:24:51 · answer #3 · answered by topazio 7 · 5 0

Eu também tenho esta dúvida... Quantos inocentes morreram na fogueira da Santa Inquisição e não creio que Jesus gostou de ver aquilo, enfim Ele foi crucificado também sem ter cometido nenhum crime.

Um beijo em seu coração!!!

2007-01-16 12:20:29 · answer #4 · answered by Á amizade é como uma flor 7 · 5 1

Achoo que não vai ser legal discutir isso aqui no YR

2007-01-16 12:32:33 · answer #5 · answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5 · 3 0

Cara colega,

Acho que você não entendeu o questionamento do Bento. O que aconteceu foi que PESSOAS integrantes da Igreja cometeram essas atrocidades, HÁ MAIS DE MIL ANOS.

NAQUELA ÉPOCA, realmente, era uma atitude contraditória.

HOJE EM DIA, porém, não faz sentido a instituição permanecer pagando pelos erros de pessoas que já morreram há tanto tempo.

É o mesmo que dizer que a Alemanha é um país nazista até hoje.

Entendeu onde quero chegar? Foi isso que o Bento quis dizer.

Além disso, como já lembraram, o Papa João Paulo II fez questão de pedir perdão em público, pelos pecados cometidos por aqueles maus membros da Igreja.

Mas você, pelo visto, é uma santa... que não sabe perdoar erros que foram cometidos há mil anos.

Resumo da ópera: vire o disco, por favor.

2007-01-16 13:59:37 · answer #6 · answered by Verbena 6 · 3 1

Jamais esqueça. Duas foram as Inquisições: A da Igreja católica e a Inquisição de Martinho Lutero. Ambas foram devastadoras, covardes, hediondas. Não se esqueça disso...nunca!!!

2007-01-16 13:45:59 · answer #7 · answered by Anonymous · 3 1

Existe uma oração mais ou menos assim, Não olhei os nossos pecados mais a fé que anima a vossa igreja

2007-01-16 13:31:36 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 0

Imagine que voce tivesse um tatatataravô que tenha cometido erros em um passado muito distante.
E aí, um vizinho seu em pleno sec XXI passasse o dia inteirinho falando prã todo o bairro que nao gosta de voce por causa dos erros do seu antepassado.
O que voce faria ? Tentaria falar com ele,dizendo que os erros do passado nao foram cometidos por voce, e que voce nao pode abandonar a sua família por causa de tais erros ?
Ou voce trocaria de família só para que seu vizinho nao te perturbe mais?

2007-01-16 12:47:58 · answer #9 · answered by ROSANA 6 · 2 1

A Igreja Católica fez muita coisa errada em nome de DEUS. Uma delas foi manipular a Bíblia Sagrada por séculos, até que foi denunciada por Martinho Lutero, que hoje é conhecido como ¨O Libertador do Evangelho¨. João Paulo II, na época seu principal representante, pediu perdão à Humanidade por tais crimes, em ato de grande humildade. A Igreja Católica de hoje, não pode ser responsabilizada pelos atos daqueles que usavam a palavra de DEUS em benefício próprio. A Igreja Católica é hoje uma Igreja renovada, modernizada, que evita confrontos por entender que SÓ O AMOR CONSTROI. Ela em ato de humildade pede seu perdão e sua boa fé.

2007-01-16 12:44:55 · answer #10 · answered by mederixjbl 4 · 1 0

A igreja católica se valeu da "santa" inquisição para enriquecer, haja visto que a preocupação maior da mesma não era apenas "eliminar" os hereges ( judeus, muçulmanos, protestantes, etc), uma vez que confessando-se culpado (sob tortura) todos os bens da vítima eram confiscados pela igreja. Engraçado, não é? Os bens dos "hereges" eram puros diante de Deus. Essa CORJA merece a fogueira, a começar por aquêle velhinho com cara de safado chamado Bento XVI.

2007-01-16 12:39:53 · answer #11 · answered by Paco2006 3 · 2 1

fedest.com, questions and answers