Oi!
Estou a fazer um trabalho sobre os direitos das mulheres.
Para ser mais especifica sobre a discriminaçao das mulheres quanto à religião, sobre todas as partes do mundo.
Alguém aí quer dar a sua opinião quanto a esse tema?
O que vocês acham em relação a mulheres a dirigir a missa?
O que acham das mulheres que não podem ter "cargos" importantes dentro de uma religião?
O que vocês acham da discriminaçao das mulheres face à religião?
Em que religião se nota mais essa discriminação?
Bjs!
2007-01-16
03:42:39
·
24 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Eu apenas quero deixar aqui claro que eu falo de descriminação porque existe sim em ALGUMAS religiões, sei que sim, mas não conheço todas. Posso dar um exemplo no Islamismo, onde encontrei uma noticia por exemplo: "Sara Mustafá - morta pelo pai porque namorava um não-muçulmano". Por exemplo nesta religião as mulheres não têm direitos.
A igreja católica e mesmo o próprio João Paulo II (antigo Papa) ñão aceitam que as mulheres ocupem esses cargos mais importantes nessa Hierarquia. Não ha mulheres "Papas" e não há mulheres "Padres".
Mas tal como sei que na "Fé Bahá'í" (perdoem se escrever mal) existe a necessidade da igualdade de generos em que o homem não é mais que a mulher e os dois juntos tornam o mundo melhor, em que diz que a mulher é um entrave para as guerras e quando a mulher for valorizada como devia não haverão mais guerras.
Sei também que na religião Budista existem "monjas" mas elas têm de aceitar quatro regras que de certa forma as inferiorizam em relaçao aos monjes
2007-01-18
23:51:20 ·
update #1
Desculpem...no Budismo sao 8 regras e não quarto, já fui confirmar.
Apenas falo em discriminação, mesmo que não seja em todas as religiões, ela existe e existe pq no inicio a mulher apenas servia p ter e criar filhos, tratar da casa e pouco mais.
Com esta pergunta, gostava apenas que falassem sobre o que acham e mesmo da vossa religião, ou outra q conheçam..
Bjs e obrigada a todos os que já responderam
2007-01-19
00:38:08 ·
update #2
.
A respeito da discriminação das mulheres dentro da Igreja Católica Apostólica Romana dirija suas dúvidas ao papa, chefe-mor da instituição.
Nas Igrejas Evangélicas as mulheres sempre foram respeitadas, a ponto de compartilhar com os homens os diversos cargos nela existentes.
Leia o artigo "Igrejas e Mulheres" no site http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Cartas&subsecao=Colunas&idjornal=136
.
2007-01-16 03:48:47
·
answer #1
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
6⤋
A história da maçã para mim é a Certidão de Nascimento do Machismo.
Reflita sobre esta história.
2007-01-16 04:07:14
·
answer #2
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
5⤊
1⤋
Eu só reivindico duas funções dentro da igreja :
O silencio da oração
e o bordado das toalhas do altar.
2007-01-16 04:52:32
·
answer #3
·
answered by ROSANA 6
·
2⤊
0⤋
A questão do sacerdocio na Igreja Catolica se vincula estritamente à sucessão dos apostolos.
Vemos nos Evangelhos que Jesus escolhe 12 homens para sereapostolos, os prepara, os instrui, os cumula de benção promessas, ceia com eles e institui na ultma ceia o sacerdocio qdo ordena o sacramento da eucaristia que deveria ser celebrado por eles, para muitos, tambem ao se despedir sopra sobre eles e os manda ir pelo mundo pregar o evangelho, batizar, perdoar e ou reter pecados.
Todos foram homens.
Discipulas houveram, várias, desde a Virgem Maria até Madalena e estas tiveram importancia capital na vida do Senhor, dando à luz a a ele por Maria Santíssima, estando a seu pés como Maria de Betania, testemunhando sua ressureição como Madalena. Mas nenhuma delas o evangelho nomeia como Apóstolas.
Portanto, crendo que o sacerdocio se perpetua pela sucessão apostolica, é assim que a Igreja ensina e ela é mãe e mestra.
Agora, tal como as mulheres no NT, as mulheres cristãs sempre foram as grandes protagonistas do cristianismo, desde a Virgem mãe de Deus, passando pelas mulheres dos evangelhos, continuando nas mártires, Perpétua e Felicidade, Luzia, Eulália, continuando com Helena e testemunhando a graça de Deus, através de nomes como nossa irmã Sta Clara, Catarina de Siena, Rita de Cassia, Tereza de Ávila, Tereza de Jesus, Tereza de Calcutá e tantas outras, que só viveram porEle e Nele, dando testemunho até mesmo com a propria vida do amor do Senhor.
Elas são nossas referências.
Os cargos eclesiasticos são funções humanas, adminitrativas, ou ministerios sacramentais.
A vida cristã, o testemunho de fé e a grandeza da alma, estas não têm sexo e não são privilegio masculino.;
2007-01-16 04:15:02
·
answer #4
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
1⤋
Isto é uma questão histórica minha amiga. Se vc ler com cuidado, verá que a bíblia é um dos livros que mais discrimina a mulher em todos os tempos. Ela dá um perfeito áspecto de inferioridade à mulher.Sobre isto, pesquise na net um texto chamdo "Medo de Mulher" de um colunista da Veja chamdo Tales Alvarenga. Uma das frase dele: " A bíblia , o mais denso repositório cultural da humanidade, é uma coletânia de frases depreciativas sobre o sexo feminino".
2007-01-16 03:57:50
·
answer #5
·
answered by Lady Laura 4
·
3⤊
1⤋
Cara colega,
Acho que existe uma espécie de "norma" que diz que devemos ver discriminação em tudo, né?
Pois eu digo que, apesar das "restrições" da Igreja, não a considero uma instituição discriminadora. Além dos exemplos citados pelo colega Bento, cito ainda Hildegard von Bingen, uma freira que foi uma tremenda líder na Idade Média... ela foi conselheira de reis, uma mulher tremendamente inteligente, cuja inteligência e sabedoria eram reconhecidas pelos homens mais importantes de seu tempo (inclusive o próprio Papa da época).
Quanto às mulheres dirigirem missas, há uma pequena falta de conhecimento da sua parte. Elas podem, sim, celebrar missas, na ausência de um padre. Eu mesma já presenciei uma missa presidida por uma mulher.
Não vejo nada disso que você falou como "discriminação". Acho que a discriminação está na nossa própria mente, sabe?
Abraços, e tenha uma ótima tarde!
2007-01-16 05:20:40
·
answer #6
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
Não é uma questão de discriminação. Acontece que as religiões estão apegadas a tradições que se perdem no tempo, quando a mulher era submissa. Para haver uma revolução de costumes religiosos, são necessários séculos...
2007-01-16 04:15:50
·
answer #7
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
2⤊
1⤋
Olha, como já disse em uma outra resposta, a poucos minutos, a Biblia foi escrita por homens de determinada época e que tinham determinados costumes.
Se eles disseram que o homem é a cabeça e a mulher tem que ser obediente a ele, isto porque era um costume da época e os autores dos livros que compoe a Biblia queriam manter este costume.
Hoje em dia, tal afirmação é uma aberração: as mulheres trabalham, cuidam da familia, estão informadas sobre tudo que acontece, são profissionais incriveis e tremendamente competentes. Se este costume antigo, tivesse caído em desuso a mais tempo, com certeza o mundo seria comandado pelas mulheres.
Algumas seitas ainda levam este costume como "verdade biblica", mas para eles é fácil, levam ao pé da letra somente o que interessa. Já fui a casamentos em seita pentecostal onde o cidadão que estava presidindo a cerimônia disse claramente estas palavras: o homem á a cabeça e a mulher deve viver a sombra do homem. A mulher tem que ser fiel e obediente ao homem(uai, o homem não tem que ser fiel também na "religião" deles?).
Na minha casa, minha mulher não tem que ser obediente a mim, ela tem que me respeitar na mesma proporção em que tenho que respeitar ela. Ela não tem que ser a minha sombra, mas o alicerce que me mantém em pé. Somos, além de marido e mulher, companheiros, confidentes, parceiros e amigos.
Quanto ao papel da mulher na Igreja, não poderia dizer nas outras, mas na religião católica houve uma abertura nos últimos anos e hoje há mulheres ministras que levam a eucaristia, dirigem alguns cultos e fazem coisas que não eram permitidas antes. Acredito que com o passar dos anos, esta abertura irá aumentar.
Acho que o islamismo é onde tem a maior discriminação das mulheres: elas tem que se cobrir, não podem sair sem um homem da familia, não podem se expressar...sei lá, quem sabe um islamico prove que eu estou errado.
Abraço.
2007-01-16 04:12:19
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
TALVEZ FALTA DE ESCLARECIMENTO E LEITURA.
INUMEROS EXEMPLOS DE LIDERES FEMININOS TANTO NAS ANTIGAS TRIBOS PAGÃS QUANTO NAS CRISTAS.
NÃO É A TOA QUE O NOME DE UMA MULHER IMPERA NA IGREJA ROMANA ATÉ NOSSOS DIAS: M A R I A , ERA JUDIA E DE UMA RAINHA QUE INVADIU ROMA ANTIGA: CLEOPATRA EOUTRA QUE DESAFIOU OS FARAOS DO EGITO: NEFERTITE E OUTRAS QUE SE FEZERAM PRESENTES NO MUNDO MODERNO: MADRE TERESA DE CALCUTÁ, IRMA DULCE, ENTRE VÁRIAS OUTRAS FIGURAS HUMANAS QUE ALCANÇARAM TAMNHA IMPORTANCIA HISTORICA PELO MUNDO DA RELIGIÃO QUE DEIXAM NAS SOMBRAS MUITOS MILHARES DE NOMES MASCULINOS.
2007-01-18 11:13:24
·
answer #9
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
Acho que mulher tem e deve assumir seus direitos e deveres religiosos, embora eu saiba que isso não e muito praticado, mas saiba você que Jesus quando ressuscitou apareceu primeiro a uma mulher e a incumbi de contar aos demais discípulos, freqüento uma igreja que é liderada por uma mulher e trabalho para o senhor de igual ou mais que os homens e sei que Deus se agrada disso, acho que as mulheres devem correr mais atras, por que no mundo espiritual não falta seviço, as veses falta é trabalhadores.
2007-01-16 06:46:28
·
answer #10
·
answered by Edna M 2
·
0⤊
0⤋
Agradeça mocinha por voce não morar no Iran, no Afeganistão ou no Iraque! Aí vc iria ficar a saber o que é discriminação! Já usou "burKa?"
2007-01-16 05:46:28
·
answer #11
·
answered by SATELLITE 7
·
0⤊
0⤋