English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

23 respostas

Sim, acho. Não diria errados, mas diria equivocados, desinformados. E direi o porquê.
Cada Escritura pode apresentar diversas interpretações, no mesmo trecho. A vantagem disso é que, de acordo com a escala evolutiva em que se acha a criatura que lê, pode a interpretação ser menos ou mais profunda.
Os principiantes compreendem, de modo geral, a “letra” e a ela se apegam. Mas, além do sentido literal. temos o alegórico, o simbólico e o espiritual ou místico.
O sentido alegórico faz extrair numerosas significações de cada representação, compreendendo, por exemplo, a história de Abraão como uma alegoria das relações entre a matéria e o espírito.
A interpretação simbólica é mais elevada: dá-nos a revelação de uma verdade que se torna, digamos assim, “transparente” e visível, através de um texto que a recobre totalmente; basta-nos recordar a CRUZ, para os cristãos: é um símbolo muito mais profundo, que os dois pedaços de madeira superpostos.
A interpretação espiritual é aquela que dificilmente poderá ser expressa em palavras, mas é sentida e vivida em nosso eu mais profundo, levando-nos, através de certas palavras e expressões, à união mística com a Divindade que reside dentro de nós. Quase sempre, a compreensão espiritual ou mística da Escritura leva ao êxtase, e portanto à Convivência com o Todo.

Para interpretar com segurança um trecho da Escritura, é mister:
a) isenção de preconceitos;
b) mente livre, não subordinada a dogmas;
c) inteligência humilde, para entender o que realmente está escrito, e não querer impor ao escrito o que se tem em mente;
d) raciocínio perquiridor e sagaz;
e) cultura ampla e polimorfa mas sobretudo:
f) CORAÇAO DESPRENDIDO (PURO) E UNIDO A DEUS.
Os quatro primeiros itens são pessoais, geralmente inatos, mas podem ser adquiridos por qualquer pessoa. O item e requer conhecimento profundo de hebraico, grego e latim, assim como de idiomas correlatos (árabe, sírio, caldaico, arameu, copto, egípcio, etc.), Contato com obras de autores profanos da literatura greco-latina, dos "Pais" da igreja, etc. Noções seguras de história, geografia, etnografia, ciências naturais, astronomia. cronologias e calendários. assim como de mitologias e obras de outros povos antigos.

Mas há necessidade, ainda, de obedecer a determinadas regras:
1.ª REGRA - estudar o trecho e cada palavra gramaticalmente, dentro das regras léxicas, sintáticas e etimológicas, assim como do uso tradicional dos termos e das expressões.

Por exemplo, a título de ilustração:
a - existem freqüentes hendíades (isto é, emprego de duas palavras unidas pela preposição, em lugar de um substantivo e um adjetivo) , como: “obras de fé” por “obras fiéis”; “trabalho de caridade”, por “trabalho caridoso”; “paciência de esperança” por “paciência esperançosa”; “espírito da promessa” por “espírito prometido”. Ou então, duas palavras unidas pela conjunção “e”, ao invés de o serem pela preposição, como: “ressurreição E vida” por “ressurreição DA vida”; “caminho, verdade e vida”, por “caminho DA verdade e DA vida”., etc. Isto porque, em hebraico, eram colocados dois substantivos, um ao lado do outro, e isto bastava para relacioná-los;
b - a expressão “filho de” exprime o possuidor de uma qualidade (positiva ou negativa) : filho da paz significa “pacífico”; filho da luz quer dizer “iluminado” (cfr. Lc. 10:6 e Ef. 5:8) ;
c - expressões típicas, como “se alguém não aborrecer. . .” (Lc. 14:26) , exprimindo: “se alguém não amar menos. . .”;
d - os números possuem sentido muito simbólico, assim:
10 - diversos
40 - muitos
7 - grande número
70 - todos, sempre
Então, não devem ser tomados à risca.
e - os nomes de cidade e de pessoas precisam ser observados com atenção. Basta recordar que “César”, em Lc. 2:1 refere-se a Tibério, mas em At. 25:21 refere-se a Nero.

2.ª REGRA - Interpretar o texto de acordo com o contexto. Por exemplo, “obras” pode significar “boas ações”, como em Rom. 2:6, em Mt. 16:27; ou pode exprimir apenas “ritos, liturgia”, como em Rom. 3:20, 28, etc.
Neste campo, podemos explicar o texto segundo o contexto, quer por analogia, quer por antítese; ou então, por paralelismo com outros passos.
Não perder de vista, no contexto, que:
a - as palavras podem ser compreendidas em sentido mais, ou menos, amplo, do que o sentido ordinário;
b - as palavras podem exprimir o contrário (por ironia) , como em Jo. 6:68;
c - não havendo sinais diacríticos nem pontuação nos manuscritos e códices, temos que estudar a localização exata das vírgulas e demais sinais, especialmente dos parênteses;
d - podem aparecer diálogos retóricos, como em Rom. cap. 3.

3.ª REGRA - Quando há dificuldade, consideremos o objetivo do livro ou do trecho, e interpretemos o “pequeno” dentro do “grande”, o pormenor dentro do geral, a frase dentro do período. Por exemplo, em Romanos (14:5) Paulo permite aos judeus a observância de datas, enquanto aos Gálatas (4:10-11) proíbe que o façam; isto porque, entre estes, os judeus queriam obrigar os gentios à observância das datas judaicas.

4.ª REGRA - Comparar Escritura com Escritura, é melhor que fazê-lo com obras profanas.
Por exemplo, a expressão “revestir o Cristo” (Gál. 3:27) é explicada em Rom. 13:14 e é descrita em pormenores em Col. 3:10.

2007-01-16 02:50:47 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 9 0

Os extremos sempre são perigosos... a bíblia existe, a ciência tb... talvez tentar chegar ao equilíbrio seja o mais certo, porém impossível. Vamos parar de ser xiitas (em ambos os lados), já que, segundo a bíblia, temos direito de gozar do livre arbítrio, cada um assuma as consequencias de seus atos....

2007-01-16 10:54:01 · answer #2 · answered by carlos_jacon 1 · 2 0

Bom, vou responder de acordo com que eu entendi da sua pergunta. Isto vai me custar "trocentas" negativações mas tudo bem, não ligo mesmo para o que pensam os bibliolatras. Ficou meio longo, mas espero que você leia tudo.

A Biblia é um livro compostos de livros escritos por vários autores que viveram em uma determinada região e que tinham seus costumes e tradições. Muita coisa coisa do que está escrito na Biblia como sendo "verdade divina" pode se muito bem a idéia do próprio autor, que tentava assim, defender suas tradições e seu clã. Então, ficam questionáveis coisas como o corte de cabelo das mulheres: algumas seitas interpretam um trecho onde as mulheres eram proibidas de cortar o cabelo como uma "lei divina", quando na verdade, elas não deviam cortar os cabelos para se diferenciarem das prostitutas da época, que usavam cabelos curtos.

Na própria Biblia diz que nem tudo está escrito:

"Há ainda muitas coisas feitas por Jesus, as quais, se se escrevessem uma por uma, creio que este mundo não poderia conter os livros que se deveriam escrever" (Jo 21,25).

"Irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que aprendestes, quer por palavra, quer por escrita nossa" (2 Tess 2,15).

Só estas palavras derrubam a "Sola Scripta" dos protestantes.

E mais, veja o que a Biblia diz sobre a interpretação das Escrituras:

Livro dos Provérbios: "assim como um espinheiro está na mão de um bêbado, assim está a parábola na boca do ignorante" (Prov. XXVI, 7).

"Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular" (II Pe. I, 20).

Então, ler trechos isolados da Biblia e ficar repetindo-os para induzir os "fiéis" ao temor do fogo do inferno e tirar "contribuições deles é até anti-biblico.

A Biblia também diz que muito do que está escrito é feito através de parabolas e que não são de compreensão de todos:

"Por que razão lhes falas por meio de parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: "Porque a vós é concedido conhecer os mistérios de Reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido. (...) Por isso lhes falo em parábolas, porque, vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem" ( Mt, XIII, 10 e 13).

"O sábio investigará a sabedoria de todos os antigos, e fará o seu estudo nos profetas. Conservará no seu coração as instruções dos homens célebres, e penetrará também nas subtilezas das parábolas. Indagará o sentido oculto dos provérbios, e ocupar-se-á dos enigmas das parábolas (Sir.XXXIX, 1-3).

"Correndo Felipe, ouviu que lia o Profeta Isaías e disse: ‘Compreendes o que lês?’ Ele disse: ‘Como o poderei (eu compreender) se não houver alguém que me explique?" (At. VIII, 30-31).

Estes versículos são contra o que "pregam" os evangélicos, que todos tem que ler a Biblia que a Salvação está na Biblia. Todos podem ler, mas a compreensão do que está escrito, não é acessivel a todos.

Conclusão: não devemos ler a Biblia e levar tudo ao pé da letra, mas podemos tirar alguns ensinamentos que serão muito bons para nós: amor ao próximo, tolerância, respeito e principalmente a caridade.

2007-01-16 11:43:31 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Acho que você está 100% correto. A sua pergunta é ótima.
Como poderíamos nos dias atuais, acreditar em epsódios mal esclarecidos como Gênesis, onde aparecem muito mais dúvidas do que esclarecimentos.
Na passagem da Arca de Noé, você já imaginou o tamanho da embarcação para caber tudo o que foi descrito na Bíblia?
E que volume de água heim, para conseguir erguer a poderosa embarcação até o topo do monte Ararat, (5000mt), isso porque na época não conheciam o Everest!
Não tenho espaço, nem tempo hábil, para narrar mais incoerências.
Com relação a descrer 100% da Bíblia , também não é uma boa medida, pois lá , está escrito, "bem aventurados os pobres de espírito, a eles pertence o reino dos Céus.
Não me recordo de ter lido algo tão profundo, pois se levarem à sério , pressinto que mais cedo do que penso, me livrarei de muitas pessoas indesejáveis.
Um abraço.

2007-01-16 11:15:39 · answer #4 · answered by ygorusan 6 · 1 0

100% para os q acreditam
e
100% os q ñ acreditam

ñ estão errados cada um tem o direito de acreditar em q ou em q quiserem.

2007-01-16 11:02:32 · answer #5 · answered by su -su 5 · 1 0

Acho. Concordo contigo.

2007-01-16 10:54:13 · answer #6 · answered by Verbena 6 · 2 1

Sinceramente,

Não existe nada ... nada no mundo que possa dizer que está certo ou não as pessoas que acreditam 100% ou não na biblía....

Então não se pode julgar...
Só dizer que o extremo é sempre muito ruim!

2007-01-16 10:49:45 · answer #7 · answered by Dan@ 6 · 2 1

Observe: E se eu te disser que a "verdade" vai sendo dosada em seu conhecimento até que ele se solidifique? Quando você troca de emprego você aprende toda a sua tarefa no 1º dia? Portanto está errado quem desacredita na Bíblia e sábio aquele que a cada dia busca as verdades de Deus. ( que não são reveladas de uma só vez ) Lembre-se que Jesus mesmo disse aos seus seguidores que muitas coisas que ele tinha para ensinar não podem ser ensinadas neste mundo porque as pessoas ainda não estão preparadas para ouvir.

2007-01-16 10:51:45 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza essa é a sua opinião!!!!
Eu creio na Bíblia, mas não posso te obrigar a crer tb!!!!
O que você entende em crer na Bíblia???
Qual seria a porcentagem certa????

2007-01-16 10:49:01 · answer #9 · answered by Nine 3 · 0 0

A bíblia é um livro de contos, muitos deles se aplicam, mas a maioria não, nada é 100% bom, ou 100% ruim, mas o certo é que se levada ao pé da letra como verdade absoluta, a bíblia pode ser muito perigosa... leia sobre a inquisição, por exemplo.
Um abraço.

2007-01-16 10:48:14 · answer #10 · answered by Adriano 2 · 2 2

fedest.com, questions and answers