“De modo algum seguirão a um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos.” — JOÃO 10:5.
O RESSUSCITADO Jesus notou uma mulher parada ao lado do Seu túmulo vazio. Ele a conhecia muito bem. Era Maria Madalena. Quase dois anos antes, ele havia expulsado vários demônios dela. Desde então, ela acompanhava Jesus e os apóstolos, cuidando das necessidades diárias deles. (Lucas 8:1-3) Nesse dia, porém, Maria estava chorando. Sua tristeza era grande pois presenciara a morte de Jesus, e agora até o seu cadáver tinha desaparecido! De modo que Jesus perguntou: “Mulher, por que estás chorando? A quem estás procurando?” Pensando que fosse o jardineiro, ela respondeu: “Senhor, se tu o levaste embora, dize-me onde o deitaste, e eu o retirarei.” Jesus disse então: “Maria!” Ela logo reconheceu o modo familiar de ele lhe falar. “Instrutor!” exclamou alegremente. E ela o abraçou. — João 20:11-18.
2 Esse relato ilustra de modo comovente o que Jesus declarara algum tempo antes. Comparando a si mesmo a um pastor e seus seguidores a ovelhas, disse que o pastor chama as suas ovelhas por nome e elas reconhecem a sua voz. ( João 10:3, 4, 14, 27, 28) De fato, assim como a ovelha reconhece o seu pastor, Maria reconheceu o Pastor dela, Cristo. Isso se dá também com os seguidores de Jesus hoje em dia. ( João 10:16) Da mesma forma que uma ovelha consegue distinguir a voz do seu pastor e ficar perto dele, o nosso discernimento espiritual nos habilita a seguir de perto os passos de nosso Pastor Excelente, Jesus Cristo. — João 13:15; 1 João 2:6; 5:20.
3 No entanto, segundo essa mesma ilustração, a capacidade de a ovelha distinguir vozes humanas a habilita a reconhecer não só seu amigo, mas também seu inimigo. Isso é de importância vital, porque nós temos opositores astuciosos. Quem são? Como agem? Como podemos nos proteger? Para descobrir, vejamos o que mais Jesus disse na sua ilustração do aprisco.
‘Quem não entra pela porta’
4 Jesus declarou: “Quem entra pela porta é pastor de ovelhas. Para este o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz, e ele chama por nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Tendo retirado todas as suas, vai na frente delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. De modo algum seguirão a um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos.” ( João 10:2-5) Note que Jesus usou três vezes a palavra “voz”. Duas vezes ele falou a respeito da voz do pastor, mas na terceira vez ele se referiu à “voz de estranhos”. A que tipo de estranhos se referiu Jesus?
5 Jesus não falou do tipo de estranhos aos quais queremos demonstrar hospitalidade — ou “amor a estranhos”, segundo a palavra na língua original da Bíblia. (Hebreus 13:2) Na ilustração de Jesus, o estranho não é um hóspede convidado. Ele “não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas galga por outro lugar”. Ele é “ladrão e saqueador”. ( João 10:1) Quem, conforme a Palavra de Deus menciona, se tornou o primeiro ladrão e saqueador? Satanás, o Diabo. Encontramos a evidência disso no livro de Gênesis.
Quando se ouviu pela primeira vez a voz de um estranho
6 Gênesis 3:1-5 descreve como a voz de um estranho foi ouvida pela primeira vez na Terra. O relato conta que Satanás se dirigiu à primeira mulher, Eva, por meio de uma serpente, e falou-lhe de modo enganoso. É verdade que, nesse relato, Satanás não é literalmente chamado de “estranho”. No entanto, as ações dele mostram de muitas maneiras que ele era como o estranho descrito na ilustração de Jesus, registrada no capítulo 10 de João. Considere algumas das similaridades.
7 Jesus declarou que o estranho se chegou às suas vítimas no aprisco de forma sutil. Da mesma maneira, Satanás se dirigiu à sua vítima de modo indireto, usando uma serpente. Esse modo astuto revela o que Satanás realmente é — um intruso astucioso. Além disso, o estranho no aprisco intencionou roubar as ovelhas do seu dono legítimo. Realmente, ele era pior do que um ladrão, porque o seu objetivo era ‘matar e destruir’. ( João 10:10) De modo similar, Satanás era um ladrão, enganou Eva e roubou-lhe a fidelidade que ela devia a Deus. Além disso, Satanás também causou a morte dos humanos. Portanto, ele é um assassino.
8 A desonestidade de Satanás era evidente no modo de ele distorcer as palavras e as motivações de Jeová. “É realmente assim que Deus disse, que não deveis comer de toda árvore do jardim?” perguntou ele a Eva. Satanás fingia estar surpreso, como se estivesse dizendo: ‘Como é que Deus pode ser tão desarrazoado?’ Ele acrescentou: “Deus sabe que, no mesmo dia em que comerdes dele, forçosamente se abrirão os vossos olhos.” Note as palavras dele: “Deus sabe.” Satanás como que disse: ‘Eu sei o que Deus sabe. Conheço a motivação dele, e essa é má.’ (Gênesis 2:16, 17; 3:1, 5) Lamentavelmente, Eva e seu marido Adão em vez de fazerem ouvidos surdos à voz desse estranho, acataram-na e causaram danos a si mesmos e aos seus descendentes. — Romanos 5:12, 14.
9 Satanás usa métodos similares para desencaminhar o povo de Deus hoje em dia. (Revelação [Apocalipse] 12:9) Ele é “o pai da mentira”, e aqueles que, como ele, procuram desencaminhar os servos de Deus são considerados seus filhos. ( João 8:44) Observemos alguns modos como a voz desses estranhos tem soado hoje.
2007-01-15 23:37:46
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
2⤊
0⤋
Jesus é O Bom Pastor, aquele que guia as ovelhas, e as suas ovelhas, os seus chamados, ouvem A Sua Voz (A Sua Palavra) e Ele lhes dá A Vida Eterna (Somente Jesus tem esse Poder). Muitos vieram antes de Jesus e eram ladrões e assassinos - creio se tratar dos judeus e dos povos que viviam na religiosidade e que não conseguiam discernir A Palavra, pois É Deus Quem dá o entendimento. Aqueles que limpam o exterior, mas deixam o interior sujo... A estes as minhas ovelhas de modo algum seguirão mas fugirão deles porquenão conhecem a voz de estranhos - Jesus deixa claro que quem segue A Sua Palavra (pois Ele disse que quem O ama, segue o que Ele fala) não se deixará atrair pelos falasos profetas, falsas religiões, etc.
Somente A Palavra limpa. Jesus disse que "Estais limpos pelA Palavra que vos tenho falado". A Palavra É Espírito e Vida.
Paz.
2007-01-16 00:05:10
·
answer #2
·
answered by Desir D 6
·
1⤊
0⤋
JESUS, AO LONGO DE TODA A SUA TRAJETÓRIA TERRENA BUSCOU, POR MEIO DE EXEMPLOS, MOSTRAR COMO AGIR E VIVER PARA ALCANÇAR A PRÓPRIA RESSURREIÇÃO E REDENÇÃO.DURANTE TODA A HISTÓRIA DO MUNDO SURGIRAM E SURGIRÃO FALSOS PROFETAS PROMETENDO A FELICIDADE E A PAZ....SÓ QUE POR MEIOS ERRÔNEOS...É ISTO QUE JESUS QUER DIZER...É PRECISO QUE OUÇAMOS O QUE JESUS DISSE PARA QUE, DURANTE AS NOSSAS VIDAS, CONSIGAMOS AGIR DE ACORDO COM OS SEUS ENSINAMENTOS E ENCONTREMOS, DESTA FORMA, A TÃO ANSIADA FELICIDADE QUE TODO SER HUMANO BUSCA...
É ISTO MEU CARO,,,,NÃO ACREDITEMOS EM NADA QUE NÃO CONDIZ COM OS ENSINAMENTOS DO GRANDE MESTRE QUE FOI CRISTO...
ABRAÇOS...
2007-01-15 23:05:12
·
answer #3
·
answered by O DRUIDA 3
·
1⤊
0⤋