Utilizaram a Cruz os Cristãos do Primeiro Século?
Mostrando que a cruz não era um símbolo utilizado pelo cristianismo primitivo, o livro Records of Christianity (Registros do Cristianismo) declara: “Até ;mesmo a Cruz não era empregada diretamente na decoração das igrejas . . . O símbolo mais primitivo de Cristo era um peixe (século II); nos túmulos esculpidos mais antigos, ele é representado como o Bom Pastor (século III).” Também, J. Hall, em seu Dictionary of Subjects & Symbols in Art (Dicionário de Assuntos & Símbolos na Arte), escreve: “Após o reconhecimento do Cristianismo por parte de Constantino Magno, e ainda mais a partir do 5.° séc., a cruz começou a ser representada ern sarcófagos [caixões de pedra], lamparinas, caixões e outros objetos.” (O grifo é nosso.) Acrescenta Sir E. A. Wallis Budge na obra Amnlets and Talismans (Amuletos e Talismãs): “A cruz não se tornou o supremo emblema e símbolo do Cristianismo senão no século IV.” Não, não existe registro do emprego da cruz por parte dos cristãos do primeiro século.
É interessante que a cruz que Constantino reputadamente viu no céu, e que então utilizou como lábaro militar, não era a cruz latina, mas o signo [Artwork — caractere grego] que alguns relacionam à adoração do sol (o próprio Constantino era um adorador do sol), e outros ao monograma Khi-Rho — as primeiras duas letras de ‘Cristo” em grego. Desde então, a cruz tem sido empregada com freqüência para dar uma aura de justiça a atividades militares anticristãs, tais como as Cruzadas, quando muitas atrocidades vis foram cometidas pelos “soldados da Cruz”.
O Que Mostra a Bíblia?
‘Mas’, talvez diga, ‘minha Bíblia declara mesmo que Jesus morreu na cruz’. E, em realidade muitas traduções da Bíblia usam deveras a palavra “cruz”. Mas, que palavra empregaram os escritores originais da Bíblia? Há duas palavras gregas usadas para o instrumento executor em que Cristo morreu — staurós e xy’lon. A autorizada Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible (Concordância Exaustiva da Bíblia, de Strong) fornece como significado primário de staurós “uma estaca ou poste”, e, para xy’lon, “lenho”, “árvore” ou “madeira”. The New Bible Dictionary (Novo Dicionário Bíblico) afirma: “A palavra gr. para ‘cruz’ (staurós, verbo stauróo) significa primariamente uma estaca ereta ou viga, e, secundariamente, uma estaca, conforme usada qual instrumento de punição e de execução.”
2007-01-15 23:43:53
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
3⤊
1⤋
Os criminosos da época eram colocados em madeiros, onde com os braços presos acima da cabeça dificultava a respiração e a pessoa morria de asfixia. O peso de um homem também não pode ser sustentado apenas pelas mãos, presa com os braços abertos. E a palvra original usada em grego é "madeiro", dando a idéia de um único mastro e não dois cruzados. Sendo assim, chegamos a conclusão que Cristo não foi colocado em uma cruz, como a que conhecemos hj. Este símbolo foi incorporado pela Igreja, como objeto de adorãção e veneração, o que contradiz tbm o claro ensinamento bíblico contra a idolatria ou ter qualquer objeto de adoração. Quando a igreja fez a fusão de costumes pagãos e cristãos no primeiro século, ela trouxe a cruz que era a representação de um deus pagão chamado Tamuz para o cristianismo.
2007-01-16 05:59:29
·
answer #2
·
answered by ? 5
·
4⤊
2⤋
Eu sou TJ não sei dizer se o nosso colega Noronha está certo ou errado mas de uma coisa eu sei, que diferença faz se Jesus morreu num poste reto ou numa cruz, o importante é que ele ofereceu sua vida perfeita como sacrifício para salvar a humanidade da MORTE ETERNA e restaurar no seu tempo devido o paraíso perdido por nossos primeiros pais. Sempre tive um pouco de duvida com relação a isto mas jamais deixaria de ser TJ para seguir doutrinas evidentemente mentirosas como o ensino da imortalidade da alma ou a trindade...
2007-01-16 05:47:06
·
answer #3
·
answered by Bozo 5
·
4⤊
2⤋
Porque são cristãos com um grau de mazoquismo menor. Brincadeira.
E porque vocês aceitam a cruz, só porque Jesus morreu nela ? Então é isso que a torna sagrada ?
Por exemplo, se ele tivesse sido atropelado por uma carroça, deveriam adorar a carroça sagrada e colocar no altar como símbolo máximo do cristianismo, uma carroça ?
E se ele fosse morto amarrado em cima de um formigueiro, deveríamos adorar o santo formigueiro ?
E se ele fosse morto vítima de afogamento, deveríamos adorar a santa piscina do afogamento ?
Vocês adoram ver o deus de vocês se danando não ? Quero distância do amor de vocês. Quem gosta de ver seu Deus morto, quem dirá um mortal então, e olha que exemplos não faltam daqueles que queimavam hereges na fogueira.
2007-01-16 07:28:15
·
answer #4
·
answered by Mister N 6
·
3⤊
2⤋
Se aceitar a cruz fosse uma tarefa simples, JC não teria exemplificado por ela: missão, aprendizado e sofrimento.
Cruz não é "bandeira" para cristãos. É vida.
2007-01-20 05:30:40
·
answer #5
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
3⤋
Pq eles ainda esperam por Jesus, eles acham que Jesus ainda vai vir louco isso né?
2007-01-16 07:12:03
·
answer #6
·
answered by Vani 3
·
0⤊
3⤋
Eu não sou Testemunha de Jesova, mas vou lhe responder o que eu acho da cruz.
Eu particularmente amo a mensagen da cruz, pois foi um ato de amor pela vida da humanidade, mas não uso nenhum ornamento com a cruz pois me lembra de Jesus Cristo morto, mas Jesus não está mais morto, ele ressucitou e está no meio de nós. Se algum familiar seu fosse morto por uma faca, seu filho, ou seu irmão, ou seu pai, você usaria uma miniatura de faca pendurada no pescoço? Eu não!!!
Por Jesus estar vivo, por ele ter ressucitado eu não uso cruz, mas aceito a mensagem da cruz...
Abaços amigo e até mais, tenha um bom dia....
2007-01-16 05:45:21
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
4⤋
Por qué darías uma cruz às "testemunhas de Jeová?
... Qué faríam com ela?
... Caminhar de casa em casa com semelhante peso?
... É muito sacrificio!.... ja tem que andar carregando aqueles livrinhos...
Eles estão em outra coisa!... mas tudo indica que são bem intencionados.
2007-01-16 05:40:23
·
answer #8
·
answered by omeirelles 6
·
2⤊
5⤋
TJ's vivem na Idade Média.
2007-01-16 08:34:18
·
answer #9
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
4⤋
Assim como Lutero se rebelou contra o catolicismo e criou a própiria alternativa religiosa, independente, que lhe tornou rico, não tendo mais que prestar contas ao papa, os TJ querem fazer alguma coisa diferente, para se impor no próspero mercado religioso. Como todo negócio novo, eles abrem cheio de promoções, preços baixos e descontos. Dando vantagens e buscando o seu espaço. Depois de se fortalecerem, como as evangélicas pentecostais, mostram ao que vieram. Apenas fazer concorrência e disputar o mercado (dinheiro mesmo!)
Aí, inventam! Querem ser diferentes! Condenam isso e aquilo. Não passa de mais uma seita, cuja única finalidade, é explorar os pobres coitados, gente boa, gente ingênua, pessoas maravilhosas, sem maldades que acreditam na pureza das intenções desses lobos do mercado. Lamentável isso. Lamentável quando certas regrinhas novas, inventadas arbitrariamente por eles mesmos, impedem a recuperação de uma vida através da transfusão de sangue. Deixe-os pra lá. Nenhum TJ vai morrer só por trabalhar um pouquinho de graça, perdendo o seu dia de descanço para, de porta em porta, encher o saco dos outros. Eles acabam desistindo.
2007-01-16 05:54:18
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
5⤋