English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Mal de Parkinson
Sofrer dessa doença não significa perda total da qualidade de vida. O tremor, um dos sintomas, pode ser controlado com sucesso.
O ex-campeão de boxe Cassius Clay - conhecido desde 1964 pelo nome Muhammad Ali - 56 anos, adquiriu o Mal de Parkinson devido a traumas cranianos repetitivos.




O que é?


Doença que provoca a degeneração progressiva de células de uma região do cérebro chamada substância nigra, que controla os movimentos e o equilíbrio. Grande parte dos casos não tem causa definida.




A dopamina


O sistema nervoso é formado por células que constróem uma rede de essencial para o funcionamento do corpo. Os neurotransmissores sãos os encarregados de enviar as mensagens para que o organismo trabalhe direito. A dopamina é o neurotransmissor responsável pelos movimentos.




Incidência


Em cada 1.000 pessoas, cerca de 187 sofrem do mal no DF, a doença atinge 2.000 pessoas.




Tipos


Existem duas formas características de manifestação da doença:

1 - A que provoca rigidez muscular e lentidão dos movimentos. Essa é a mais comum;
2 - A que provoca tremor, principalmente nas extremidades dos membros.




Como a doença afeta a movimentação do corpo



Normal
1 - Acetilcolina;
2 - Célula cerebral;
3 - Dopamina.

Com o equilíbrio entre as duas substâncias neurotransmissoras, a ordem para acontecer o movimento é passada de célula a célula sem problemas.

Para o processo nervoso de movimento do corpo acontecer, existe um outro neurotransmissor que trabalha com a dopamina. É a acetilcolina.





1 - Acetilcolina;
2 - Célula cerebral;
3 - Dopamina. Doente





Quando a doença de Parkinson se instala, o trabalho cerebral é prejudicado, provocando o desequilíbrio entre a dopamina e a acetilcolina. As ordens para o movimento acontecer são passadas de forma distorcida.




A origem do movimento


1 - A dopamina é produzida em uma região do cérebro chamada substância nigra.
2 - Outra região do cérebro, o striatum, acumula funções. Envia mensagens para outras áreas do órgão, inclusive para a substância nigra. É responsável pelos comandos do equilíbrio e da coordenação.
3 - Os neurotransmissores atravessam as células pelas sinapses (ligação entre as células nervosas) até que as mensagens cheguem aos músculos e o movimento aconteça.
4a - É fundamental que a dopamina seja produzida initerruptamente. O balaço exato entre as substâncias que atuam no movimento e no equilíbrio depende da boa saúde das células cerebrais.
4b - O desequilíbrio químico causado pela morte das células que produzem a dopamina afeta os movimentos, provocando os tremores ou a rigidez do corpo.





Causas do Parkinson


A doença, surge na maioria das vezes, sem causa evidente. O fator genético é pouco representativo neste mal. Mas existem fatores que podem desencadear os sintomas e provocar o que se conhece como síndrome parksoniana. Eles são:

Uso exagerado e contínuo de medicamentos . Uma substância usada freqüentemente para aliviar tonturas e melhorar a memória, a cinarizina, pode bloquear o receptor que permite a eficácia da dopamina.

Trauma craniano repetitivo. Os lutadores de boxe, por exemplo, podem desenvolver a doença devido às pancadas que recebem constantemente na cabeça. Isso pode afetar o bom funcionamento cerebral.

Isquemia cerebral. Quando a artéria que leva sangue à região do cérebro responsável pela produção de dopamina entope, as células param de funcionar.

Freqüentar ambientes tóxicos, como indústrias de manganês (de baterias por exemplo), de derivados de petróleo e de inseticidas.




Sintomas



Tremor
Surge repentinamente e se intensifica quando o doente pára. Normalmente, esse sintoma é aliviado quando o indivíduo se movimenta ou quando relaxa, como durante o sono.

Rigidez e lentidão de movimentos
Com o passar do tempo, mudar de posição torna-se um suplício. Este é o sintoma mais freqüente da doença, apesar de as pessoas associarem o mal às mãos instáveis e trêmulas.

Mudança de humor
O parksoniano costuma apresentar quadros de depressão e problemas mentais, como perda de memória e da capacidade de raciocínio. É também um efeito de deficiência de produção de dopamina.

Comprometimento das vísceras
A rigidez, da mesma forma que se apresenta nos músculos, se manifesta no órgãos internos. O intestino, o fígado e o estômago tornam-se mais lentos.



Tratamento


Até agora, não existe tratamento definitivo para a doença de Parkinson. O que se faz é controlar os sintomas para evitar sua rápida evolução. O controle é feito, principalmente, com a reposição da dopamina - o medicamento mais comum é o L-dopa. No entanto, essa substância provoca sérios efeitos colaterais. A fisioterapia, o uso de drogas antidepressivas e a prática de exercícios também ajudam. Veja algumas atividades eficazes:

Corrida;
Caminhada;
Natação.



ok

2007-01-16 05:18:48 · answer #1 · answered by M.M 7 · 1 0

as mãos tremendo...

2007-01-15 06:33:51 · answer #2 · answered by Suellen S. 6 · 0 1

Sintomas e Diagnóstico - Mal de Parkinson

A doença de Parkinson começa de forma sutil e sua evolução é progressiva. Em muitos indivíduos, ela começa com um tremor de uma mão quando esta encontra-se em repouso. O tremor diminui quando a mão movimenta-se voluntariamente e desaparece completamente durante o sono. O estresse emocional ou a fadiga podem aumentar o tremor, que é rítmico e suave. Apesar do tremor começar em uma mão, ele pode terminar progredindo para a outra mão, para os membros superiores e para os membros inferiores. A mandíbula, a língua, a fronte e as pálpebras também podem ser afetadas por um tremor.
Em aproximadamente um terço dos portadores de doença de Parkinson, o tremor não é o primeiro sintoma; em outros, ele torna-se menos evidente à medida que a doença evolui; e outros nunca chegam a apresentá-lo. A dificuldade para iniciar um movimento é particularmente importante e a rigidez muscular compromete ainda mais a mobilidade. Quando o antebraço é flexionado ou estendido por uma outra pessoa, pode-se perceber a rigidez e um movimento tipo “catraca”. A rigidez e a imobilidade podem contribuir para a dor muscular e a fadiga. A combinação da rigidez e da dificuldade para iniciar os movimentos causa muitos problemas.
Como os pequenos músculos das mãos quase sempre encontram-se comprometidos, as atividades diárias como, por exemplo, abotoar uma camisa e dar um laço no cadarço de um sapato, tornam-se cada vez mais difíceis. Para o indivíduo com doença de Parkinson, o ato de dar um passo torna-se um esforço e, freqüentemente, os indivíduos com a doença apresentam uma marcha com passos curtos, arrastando os pés e sem compasso com o balanço dos membros superiores. Alguns indivíduos, ao começarem a andar, apresentam dificuldade para parar ou mudar de direção. Os seus passos podem tornar-se rápidos abruptamente, forçando- os a realizar uma pequena corrida para evitar uma queda.
A postura torna-se inclinada para a frente e a manutenção do equilíbrio é difícil, acarretando uma tendência a quedas para frente ou para trás. A face do indivíduo torna-se menos expressiva, pois os músculos faciais responsáveis pelas expressões não se movem. Algumas vezes, essa falta de expressão é considerada equivocadamente como depressão, apesar de muitos portadores da doença de Parkinson realmente a apresentarem. Finalmente, o indivíduo pode apresentar um olhar vago com a boca aberta e com diminuição do piscar dos olhos. Freqüentemente, o indivíduo baba ou engasga, pois a rigidez muscular da face e da garganta torna a deglutição difícil. Os indivíduos com doença de Parkinson quase sempre falam baixo e de modo monocórdico e podem gaguejar por causa da dificuldade de articulação dos pensamentos. A maioria dos indivíduos mantém uma capacidade intelectual normal, mas muitos desenvolvem demência.

2007-01-16 01:58:57 · answer #3 · answered by carvalhoclinico 5 · 0 2

1-tremor de extremidades,começa de um lado do corpo,depois atinge os dois lados.
2-compromete a musculatura provocando uma face sem mímica,sem expressão e a fala.
3-andar característico do parkinson:braçosdobrados e com tremor e corpo encurvado,andar difícil,mais difícil para iniciar e terminar o andar.
4-pode ter rigidez muscular que costuma evoluir para a forma severa em alguns casos.

2007-01-15 09:38:35 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 2

Os primeiros sintomas da doença de Parkinson têm início de modo quase imperceptível o que faz com que o próprio paciente não consiga identificar o início preciso das primeiras manifestações. Muitas vezes, amigos ou familiares são os primeiros a notar as primeiras mudanças. O primeiro sinal pode ser um ou mais dos seguintes:
sensação de cansaço ou mal-estar no fim do dia
caligrafia menos legível ou com tamanho diminuído
fala monótona e menos articulada,depressão ou isolamento sem motivo aparente lapsos de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade dores musculares, principalmente na região lombar. Um dos braços ou uma perna movimenta-se menos do que a do outro lado,a expressão facial perde a espontaneidade, diminui a freqüência dos piscamentos,os movimentos tornam-se mais vagarosos, a pessoa permanece por mais tempo em uma mesma posição.

2007-01-15 06:38:59 · answer #5 · answered by keki 2 · 0 2

Os primeiros sintomas da doença de Parkinson têm início de modo quase imperceptível o que faz com que o próprio paciente não consiga identificar o início preciso das primeiras manifestações. Muitas vezes, amigos ou familiares são os primeiros a notar as primeiras mudanças. O primeiro sinal pode ser um ou mais dos seguintes:



sensação de cansaço ou mal-estar no fim do dia
caligrafia menos legível ou com tamanho diminuído
fala monótona e menos articulada
depressão ou isolamento sem motivo aparente
lapsos de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade
dores musculares, principalmente na região lombar.
um dos braços ou uma perna movimenta-se menos do que a do outro lado
a expressão facial perde a espontaneidade, diminui a freqüência dos piscamentos
os movimentos tornam-se mais vagarosos, a pessoa permanece por mais tempo em uma mesma posição

Acesse o site: http://www.parkinson.med.br/pagina.php?q=doenca/sintomas

2007-01-15 06:34:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

O que é?
O Mal de Parkinson é uma doença que ocorre quando certos neurônios morrem ou perdem a capacidade de atuar no controle dos movimentos do corpo. Como conseqüência, a pessoa com Parkinson pode apresentar tremores, rigidez dos músculos, dificuldade de caminhar, dificuldade de se equilibrar e de engolir. Como esses neurônios morrem lentamente, esses sintomas são progressivos no decorrer de anos.

Como ocorre?
Os neurônios acometidos na Doença de Parkinson são principalmente os da chamada substantia nigra, uma área do tronco cerebral que atua no controle dos movimentos. Esses neurônios produzem uma substância chamada dopamina. Com a morte dos neurônios, ocorre então uma falta de dopamina naquela região, causando os sintomas da doença.

Não se sabe exatamente por quê essas células morrem. Algumas teorias dizem que isso pode ser provocado por tóxicos com que a pessoa tenha tido contato durante a vida. Outras afirmam que a doença pode ter uma característica hereditária, sendo geneticamente determinada. Existem outras teorias, mas nenhuma foi confirmada.

Quais são os sintomas?
O principal sintomas do Parkinson é o tremor, geralmente um tremor dos membros quando estão parados. Com o movimento, há uma tendência do tremor em diminuir. Da mesma forma, durante o sono, o tremor também pára. Outros sintomas podem se manifestar pela dificuldade em caminhar, se equilibrar, escrever, falar e começar um determinado movimento. O rosto pode ficar rígido, com uma diminuição da expressão facial.

Como se diagnostica?
O diagnóstico é feito principalmente pela história contada pelo paciente e pelo exame clínico. Não existe nenhum exame que mostre que a pessoa tem Parkinson. Em geral, os exames são solicitados quando se desconfia de Parkinson servem para descartar outros problemas.

Como se trata?
Ainda não existe cura definitiva para o Parkinson. Entretanto, existem diversas alternativas de tratamento que buscam atrasar o surgimento dos sintomas. Existem vários tipos de medicamentos e o melhor deles em cada caso deve ser decicido por um médico Neurologista. Alguns casos bem específicos podem também se beneficiar de cirurgia.

Como se previne?
Não existe forma conhecida de prevenção.

2007-01-15 06:34:00 · answer #7 · answered by ? 5 · 0 2

fedest.com, questions and answers