English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

por obséquio, cite sua fonte ou diga se é apenas um palpite.

2007-01-14 15:50:10 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Batismo:
"Eu na verdade, vos batizo com água para o Arrependimento; mas aquele que há de vir depois de mim, é mais poderoso do que eu, e não sou digno de levar-lhes as sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo"
(Mateus, III, 11.).

Ritual e Formalismo Através dos Tempos e das Gerações:
Nos livros sagrados das igrejas que se agrupam sob o nome de ritual, existem formulas especiais para as orações e administração dos sacramentos, fórmulas essas elaboradas com o fim de exaltar o sentimento religioso nas criaturas.

Vem de tempos tão remotos o uso do culto exterior... Que a Religião do Espírito quase desapareceu do coração humano, vem abafada pelo joio que os homens semearam na Seara do Senhor.

Por toda parte vemos pompas aparatos, Igrejas plenas de altares, altares repletos de imagens e imagens vestidas de fina roupa e reluzentes de pedras preciosas, ao mesmo tempo em que deparamos indigentes, famintos, nus, enfermos do corpo e da alma, vítimas de uma civilização decrépita.
Por ventura será o cerimonial, o culto exterior, nuvem espessa que impede o brilho da Verdade em todas as almas em que reside a verdadeira religião.

Não será o culto exterior, que substitui a religião íntima das virtudes ativas, a causa principal da decadência da moral, da depressão do caráter que se nota em toda parte?

Se o batismo consiste na fórmula sacramental, se o casamento, para ser verdadeiro não pode dispensar o ritual, se a confissão, a comunhão, a extrema-unção e a prece pelos mortos são atos alheios ao próprio indivíduo e só merece valor quando administrado por terceiros, e, ainda mais, por pessoa privilegiada de uma seita constituídas em hierarquias...

Sem a menor dúvida, o ritual e formalismo não resistem a menor análise da razão facilmente se conclui que foram introduzidos, nos vários cultos, com segundas intenções.

Origem do Batismo Pagão:
O culto exterior é uma prática que assinala períodos milenários .
Parece ter nascido na Grécia Antiga.
Seita que cultuava a Deusa da Torpeza, a quem denominavam Cotito e a quem os atenienses rendiam os seus Louvores.
Esta seita, constituída de sacerdotes que tinham recebido o nome de Baptas.

Porque se banhavam e purificavam com perfumes antes da celebração da cerimônia, deixou saliente, nas páginas da História, esse ato como símbolo da purificação do Espírito.
O povo hebreu: não adotou esse ato religioso, exaltado pelos gregos.

Usavam como característica da sua fé, a circuncisão, a prática que consistia numa operação cruenta que Moisés havia decretado, levando em conta, sobre tudo, uma necessidade higiênica, ditada pelo clima daquelas paragens.

Passou o tempo:
Nasceu João Batista: "O maior de todos os profetas nascido de mulher". Segundo a Expressão de Jesus.
João profundo conhecedor dos mistérios e da ciência da Grécia, tratou logo de por fim à circuncisão.
Difícil, porém, é extinguir uma idéia enraizada, de há longo tempo pela autoridade avoenga.

Como conhecia a cerimônia religiosa e destinada a purificar o Espírito, fazia parte do Ritual dos Sacerdotes Baptas, os sacerdotes de Cotito, a cuja deusa os atenienses rendiam culto.
Deliberou substituir aquela prática cruenta da Igreja Hebraica circuncisão pela imersão no Rio Jordão.

Obs: O filho de Zacarias que recebera o nome de João pela intercessão do Espírito Gabriel em comunicação com o seu pai, que era sacerdote do templo, não era conhecido por Batista.
Este nome lhe foi dado posteriormente.

Batista – é originário de Baptas, qualificativo dos sacerdotes da Grécia, que se banhavam antes de oferecerem Sacrifícios à sua Deusa e antes da celebração dos seus ritos.
Deusa da Torpeza de nome Cotito, a quem os Atenienses rendiam seus louvores.

O Significado e a Finalidade do Batismo:
O Evangelista Mateus abre o capítulo III do seu livro dizendo:
"Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no Deserto da Judéia:
Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus.

Pois é a João que se refere o que foi dito pelo profeta Isaias:
"Voz que clama no Deserto; preparei o caminho de Senhor endireitai as suas veredas".
Ora, o mesmo João usava uma veste de pelo de camelo e uma correia em volta da cintura; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre...
João pregava o Batismo do Arrependimento para Remissão dos Pecados. (As substâncias salinas e oleosas, vestes especiais; sal, óleo, água não exercem influência no Espírito).

Voltemos novamente ao Evangelho de Mateus, versículos subseqüentes aos que estudamos, 11 e 12. Diz o Batista:
"Eu, na verdade, vos batizo com água, para o Arrependimento, mas aquele que há de vir depois de mim é mais poderoso do que eu, e não sou digno de levar-lhe as sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo; sua pá Ele a tem na sua mão, e limpará bem a sua eira, e recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimara a palha em fogo inextinguível.

O trigo: representa aqueles que ouvem a palavra do Senhor e praticam a virtude, que se resume no amor a Deus e ao próximo.
A palha: representa os amigos do culto, das exterioridades das cerimônias vãs, que terão de desaparecer da maneira como desaparece a palha sob a ação do fogo.
Batismo de fogo: é a destruição dos dogmas e cultos exteriores, que se tornaram árvores infrutíferas e à raiz das quais esta posta o machado a fim de serem cortados e lançados ao fogo.
O batismo do Espírito Santo arrebata as almas para os Céus, mas o batismo de fogo pulveriza, calcina, destrói tudo aquilo que é da Terra.

"Os homens batizam com água; Jesus com fogo; os homens na carne. Jesus, no Espírito".

Diz Mateus, cap III vs.13 a 17: Depois veio Jesus da Galiléia ao Jordão ter com João, para ser batizado por Ele.
Mas João objetava-lhe: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?
Respondeu-lhe Jesus: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.

Então ele anuiu. E batizado que foi Jesus, saiu logo da água, e eis que se abriram os Céus; e viu (João) o Espírito de Deus descer sobre Ele, como (desce) uma pomba e vir sobre Ele, e uma voz dos Céus disse: Este é meu filho dileto, em que me agrado. (Fala também Marcos cap. I vs. 9 a 11 e Lucas cap. III 21 e 22).
Obs: João o Evangelista nenhuma referência faz ao Batismo de Jesus.

Porque João batizava no Jordão?
Por que atraia a si as multidões e por que Jesus foi a Ele.

João Batista:
"O meu único escopo, colocando-me às margens do Jordão e atraindo a mim as multidões, era ver, no meio destas, aquele sobre que pousasse o Espírito Santo, porque foi este o sinal que o Espírito que me assiste, deu-me para eu reconhecer o Filho Amado de Deus e apresenta-lo às multidões. Além disso, batizando com água, eu tinha por tarefa preparar o ânimo do povo, convidando ao Arrependimento, de maneira a poder receber o Batismo do Espírito Santo e do Fogo".

2007-01-14 15:59:52 · answer #1 · answered by ? 7 · 5 0

A igreja católica recomenda batizar as crianças dentro do primeiro mês, após o nascimento.
Mesmo que as seitas não dêem valor à Tradição Apostólica, cada homem honesto reconhece que os cristãos dos primeiros séculos conheciam muito bem e observavam zelosamente a doutrina e as práticas religiosas recebidas dos Apóstolos.

fonte(s) conhecimento próprio, um beijo no coração...

2007-01-14 16:03:14 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 1

Veja esse estudo completo sobre o batismo nas águas e o batismo do Espírito Santo:

Acesse: http://mensagemdefe.org/estudo-biblico-sobre-batismo-nas-aguas-e-do-espirito-santo/

2015-10-27 15:25:58 · answer #3 · answered by Gabriel Marmitt 1 · 1 0

O batismo na sua essência é uma resposta concreta embora seja feito atraves de uma cerimonia para mostrar ao ser humano que ele continua
com direito ao paraiso. Pois segundo a biblia o homem foi expulso de la por ter desobedecido uma ordem divina. na verdade esta é uma alegoria
criada para condenar a sexualidade (Adão e Eva cobriram-se de folhas pois perceberam que estavam nus) Sendo assim aquele Deus aproveitou para condenar a ambos a perda do paraiso (pois teriam que aceitar todas as imposições religiosas para se redimirem) e se resignarem com suas penalidades tais como: A mulher perderia o direito de ter seu desejo sobrepujando ao da vontade do homem. Pariria com dores. O homem comeria o pão com suor do seu rosto. Paralelamente o sexo passa ser considerado uma transgressão biblica não divina (até hoje ainda o é) Só sendo permitido (abençoado) atraves dos sacramentos religiosos...Quantas estrategias não? Quantos proveitos foram usados em função desta alegoria pensem... Alguns dirão porque Cristo então se dispos a ser batizado? Porque era uma figura que queria confirmar a intensão de que o seu verdadeiro e bondoso Pai mantinha a porta do paraiso aberta... Ele deu muitos exemplos desta verdade mas foi silenciado em grande parte de sua missão, pois acima de tudo era um ser ético.

2015-03-12 10:24:44 · answer #4 · answered by Osvaldo 1 · 0 0

A origem do Batismo está na Bíblia quando João batizava com água e dizia abertamente que ele não era o Messias. Deveria vir alguém , maior que ele que batizaria no Espírito Santo. Tem também a passagem do batismo de Jesus nas água do rio Jordão.

2007-01-16 08:50:22 · answer #5 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

Cristo, atraves de seu exemplo, demonstrou como as pessoas deveriam ser batizadas, e o exemplo Dele deveria ser seguido por todos os que se professam Cristãos até hoje.
Porem, com o passar do tempo, aguns costumes pagãos foram introduzidos na igreja primitiva, fazendo com que as pessoas se esquecessem do ritual e seu significado.
Ao longo do Tempo, muitos homens foram usados por Deus para resgatar algumas verdades que haviam sido negligenciadas pelo povo de Deus.
Dentre eles temos (Wyclif, Gerônimo, John Us, Calvino, Lutero, Guilherme Miller, Roger wylliams) e tantos outros aos quais eu não me recordo o nome.
Estes homen e entre eles algumas mulheres tambem foram inspirados por Deus para trazer algumas verdades negligenciadas, que haviam então se perdido devido a imposições e deturpações provocadas pela "igreja apostata" ao longo dos tempos.
Acontece que cada um destes homens e mulheres, não traziam absolutamente todas as verdades negligenciadas.
Veja o Exemplo: Lutero, trouxe até o conhecimento do mundo que a salvação é gratuita, e somente pela graça de Deus somos salvos, sem a necessidade de nenhuma penitencia, indulgencia ou pagamento para que isto ocorra. É engraçado ver-mos até os dias de hoje, as pessoas se penitenciando, fisica, moral ou espiritualmente, em troca dos 'favores de Deus" Lutero descobriu isto estudando o livro de Romanos na Biblia, desencadeando assim talves o maior movimento protestante da época.
Isto porque todos os outros movimentos protestantes ocorridos, foram aniquilados, torturados, jogados as feras ou queimados vivos em praça publica...
Acontece que após a chamada "reforma" de Lutero, era de se esperar que outros movimentos ocorressem, dando continuidade a este processo, visto que o trabalho era longo e arduo, na construção da nova igreja Cristã.
Surge então, atraves de estudos Biblicos uma nova verdade negligenciada ao longo do tempo dentre tantas outras; e esta se referia ao batismo.
Será que o batismo deveria permanecer como era (aspergindo agua na cabeça da criança), ou deveria ser feito como Jesus nos mostrou..????. No rio Jordão com João Batista ???
Claro que os "Luteranos" da época não aceitaram a ideia, fazendo com que eles se dividissem e formassem uma nova ordem, sendo a principio chamados de "ANABATISTAS" que significa "batizado pela segunda vez" !!!
Desde então, muitas outras verdades foram sendo reveladas ao povo de Deus de tempos em tempos, como a organização da igreja, a regulação dos dizimos e ofertas, sendo todas estas reformas baseadas em estudos Biblicos, sem contradição as escrituras...
As ultimas reformas que temos noticia, são duas:
A refoma de saúde, pois se o Cristão crê que seu corpo é o templo do Espirito Santo de Deus, é dever dele cuidar de seu corpo, se abstendo de tudo o que possa lhe prejudicar, como alcool, fumo, drogas, e alimentos impuros, devendo então ter uma vida saudável, com clareza de mente e corpo, permitindo assim que o Espirito Santo de Deus o use como um bom instrumento em suas mãos...
A segunda é a guarda do Sabado, como dia santificado por Deus desde a criação, sendo observado por Jesus e seus apostolos, sendo mudado por decreto atraves de um imperador romano pagão chamado Constantino, como nos mostra a historia.
Veja que todas estas coisas, tem respaldo Biblico, não sendo portanto, ilusões jogadas ao vento sem sentido. Nos dias de hoje, precisamos estar atentos a saber qual é a vontade de Deus em nossa vida, para que não sejamos enganados por satanas, que tem a intenção de somente nos destruir, e impedir nossa salvação...
Que Deus o abençoe !!!
Um abraço !!!

Fonte; Palestra de George Wandeman, um dos orientadores religiosos do Presidente Ronald Regan (USA) e orador do programa Está Escrito (USA e Brasil)

2007-01-14 23:29:26 · answer #6 · answered by Mark2 3 · 0 0

O batismo foi uma alternativa barata, viável e popular, dos que não conseguiam arcar com os custos de ter que oferecer algum sacrifício, para poder se purificar.

Sendo que o batismo cristão foi copiado das antigas religiões pagãs.

Pois séculos antes de Jesus ter nascido, os HINDUS, os EGÍPCIOS e os GREGOS já batizavam.

2007-01-14 23:10:57 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O batismo foi instituido por DEUS é um mandamento. O primeiro a Batizar foi João Batisto no Rio Jordão, onde ele foi escolhido para preparar o caminho do Mestre Jesus. O Batismo Significa arrependimento e é um sinal de Aceitação ao Evangelho de Cristo. Infelizmente a Igreja Católica Deturpa o Batismo, Batizando CRIANÇAS. Mas eu pergunto? se batismo é arrependimento, que conciência tem uma Criança de 1 ano de pecado?

2007-01-14 20:31:51 · answer #8 · answered by FRANÇA - mais que vencedor 4 · 0 0

Segundo consta foi propagado como cerimônia entre os judeus quando João Batista molhou a cabeça de Jesus. Ao que parece os católicos, absorveram esse ritual, depois também adotado por outros seguidores de Jesus. O termo batismo passou então a ser usado como metáfora, indicaria a introdução de alguém em uma religião.

A história é um tanto confusa uma vez que os judeus, como Jesus, um Rabino Essênio, e não um Cristão, possuem uma cerimônia própria para essa introdução do jovem na vida religiosa. É feita por volta dos 14 anos, e chama-se barmitzva, ou algo semelhante.

PS - O catolicismo, origem do cristianismo surgiu somente um século após a morte de Jesus. Já o protestantismo quatorze séculos depois com Martinho Lutero.

2007-01-14 16:26:10 · answer #9 · answered by Terapeuta 6 · 0 0

Batizar vem da palavra grega βαπτίζω, q significa "mergulhar na água". Tem uma conotação de purificação, já q a água "tudo lava".

a origem do batismo como o usamos hoje é q o judeus usavam esse ritual de purificação, e Jesus era um garoto judeu, lembra? Foi batizado por seu primo João, q, depois de fazer o batismo de Jesus, passou a ser chamado de João "Batista", ou seja, "João, o q batiza".

2007-01-14 16:04:19 · answer #10 · answered by Betinha 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers