RESUMO
O abuso de álcool é um dos mais sérios problemas de saúde pública e a síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma das mais graves conseqüências do alcoolismo. Esta patologia é infreqüentemente diagnosticada nas suas apresentações menos evidentes, razão pela qual uma abordagem diagnóstica apropriada é importante passo para seu tratamento. Entre as novas propostas farmacológicas, está a reposição dos níveis de tiamina, embora isto seja insuficiente para prevenir o declínio psicológico de um grande número de pacientes. O impacto cognitivo da patologia é derivado da interação entre neurotoxicidade alcóolica, deficiência de tiamina e suscetibilidade pessoal. São descritos, a história, a epidemiologia e os achados clínicos e neuropatológicos, bem como alguns aspectos de tratamento e prognóstico da síndrome de Wernicke-Korsakoff.
2007-01-14 09:56:34
·
answer #1
·
answered by MariaCrissssss 7
·
1⤊
1⤋
resposta
Wernicke-Korsakov:A Demência de Wernicke-Korsakov é relacionada ao alcoolismo e deve-se ao baixo consumo de Vitamina B1 (Tiamina), cursando com amnésia grave e confabulação.
Condição extremamente grave, pode ser fatal. Pode ser desencadeada subtamente pela administração de glicose hipertônica endovenosa em pacientes alcoolistas crônicos com deficit de B1. Para evitar este problema, ao atender este tipo de paciente o médico prescreve também a tiamina junto a glicose.
2007-01-14 23:54:43
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
1⤊
0⤋
A síndrome de Wernicke ocorre pela deficiência de tiamina associada ao uso crônico de álcool, e é transtorno neurológico agudo caracterizado por ataxia, disfunção vestibular, delírio e pela variedade de anormalidades da motricidade ocular (nistagmo, paralisia dos retos laterais e paralisia da fixação). Se não tratada adequadamente pode evoluir para síndrome amnéstica crônica conhecida com síndrome de Korsakoff, onde os aspectos essenciais são o prejuízo grave de memória recente e aprendizado (amnésia anterógrada) e confabulações, com pobre resposta ao tratamento.
2007-01-14 10:08:37
·
answer #3
·
answered by Drupe 2
·
1⤊
0⤋
SÃndrome de Wernicke Korsakoff (SWK)
A SWK é uma complicação potencialmente fatal associada à deficiência de vitamina B1 ou tiamina. Foi descrita como duas entidades distintas – encefalopatia de Wernicke e psicose de Korsakoff.
A sÃndrome é composta por uma trÃade de anormalidades clÃnicas descritas por Wernicke – oftalmoplegia, ataxia e confusão mental. Esses seriam os pilares no diagnóstico da sÃndrome; porém, a presença de todos esses sintomas não é necessária para o diagnóstico de SWK, sendo mais rotineiramente encontrados sinais isolados (de oftalmoplegia e/ou desorientação e/ou estupor e/ou coma). Os movimentos oculares podem consistir em nistagmo horizontal e vertical, fraqueza ou paralisia do músculo reto lateral e do olhar conjugado. Em casos avançados, pode-se encontrar oftalmoplegia completa. A confusão mental é caracterizada por diminuição do estado de alerta e atenção e alteração senso-perceptual e da memória. Quadros de confabulação são comuns nesse grupo de pacientes.
2007-01-14 09:55:19
·
answer #4
·
answered by Marivaldo L 6
·
1⤊
0⤋
é caracterizado pela confusão, amnesia severo podendo levar a morte.deficiência aguda severa do thiamine (a vitamina B1) sobrepôs em uma deficiência crônica. O thiamine é um cofactor no metabolismo do glucose, e assim qualquer coisa que incentiva o metabolismo do glucose sem reabastecer lojas do thiamine pode resultar no syndrome de Wernicke-Korsakoff, que é encontrado geralmente em alcoólicos crônicos , embora se encontra também nos pacientes que se submetem à terapia prolongada do intravenosas gastrites ou a unidade de cuidado intensive (ICU) permanece. Os danos neurológico causados pelo syndrome de Wernicke-Korsakoff nos alcoholicos foram encontrados em diversas áreas do cérebro, a saber a região anterior do thalamus (contabilidade para sintomas amnesico), do thalamus dorsal medial, do forebrain basal, de corpos mamillary, e de núcleos medianos e dorsais do raphe
2007-01-14 09:56:11
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Sempre consulte o Google antes de perguntar:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=com.ubuntu%3Apt-BR%3Aofficial&hs=MYY&q=%22s%C3%ADndrome+de+wernicke%22&btnG=Pesquisar&meta=lr%3D
Existem 9.540 páginas sobre o assunto.
2007-01-14 09:51:55
·
answer #6
·
answered by Kurt Kraut 3
·
0⤊
2⤋